Menu

UM SENTIDO PARA SUA VIDA

Atualizado dia 4/2/2007 11:40:47 AM em Autoconhecimento
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Acredito que em algum momento você já deva ter se perguntado: “Qual o sentido da minha vida?”. Se isso for verdadeiro, saiba que você não está só nessa empreitada, posto que muitas outras pessoas também estão buscando esta resposta.

Embora você não tenha me perguntado, vou lhe dar uma pista desse quebra-cabeça: o sentido da sua vida habita o seu interior e está à espera de que você o descubra. Às vezes ele insinua-se com certa simplicidade, mas é possível que você ainda não o tenha entendido, pois espera algo mais complexo ou, quem sabe, espera uma resposta mais adequada às suas necessidades imediatas e não algo que demande mudar a ótica pela qual vê a sua existência. Pode ser também que você espere uma mágica que a tudo esclareça e transforme sem que tenha que fazer algum esforço, sem que precise despojar-se de alguns vícios, de algumas posturas ilusórias e não saudáveis.

Você pode estar me achando muito severo, já que não o conheço e, portanto, não deveria estar lhe falando assim. Pode ser que você esteja certo, ou não. Tudo pode ser ou vir a ser. Deixo para você essa conclusão, pois não o estou julgando, apenas estimulando a sua reflexão. Antes de descobrir o sentido da minha vida eu andava errante, agarrando-me ao passado como se ele, com toda sua carga de dissabores, justificasse minha passividade e conformismo diante dos desafios que teria que vencer para tornar-me uma pessoa melhor. Deixei, sobretudo, que crenças negativas que prescreviam o sofrimento como única saída para atingir a felicidade, se alojassem em minha mente sem nunca questioná-las. Assumi sentenças e profecias que davam como certo que eu deveria carregar “minha cruz” indefinidamente para que, depois, Deus sabe quando, obtivesse recompensas.

E, assim, essa mesma pergunta que hoje você se faz permanecia ali, irrespondível: “Qual o sentido da minha vida?”.

Por fim, depois de tanta procura, descobri que o propósito de estarmos vivos transcende a todo e qualquer sofrimento ou mal-estar, posto que o “Criador”, na sua magnânima sabedoria e generosidade, concedeu-nos a existência para que, mesmo com algum sofrimento (conseqüência do nosso atraso espiritual) evoluíssemos a ponto de usufruirmos plenamente do melhor que a vida possa nos oferecer. Descobri também que cada um de nós é um ser único, singular, e tem inscrito no mais profundo do seu ser o sentido da sua vida.

Como descobri-lo? Simples: procure conhecer-se cada vez mais, seja honesto consigo mesmo e com os outros, ampare suas escolhas na racionalidade, seja justo e generoso, seja humilde o suficiente para reconhecer seus erros e que seu aprendizado é infinito, seja responsável pela condução da sua vida e pela conquista contínua do seu bem-estar.

Boa reflexão para você.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa