Menu

Uma Família Feliz - Mito ou Realidade? - Parte 1

Atualizado dia 3/1/2007 3:22:32 PM em Autoconhecimento
por Nathalie Favaron


Facebook   E-mail   Whatsapp

As férias finalmente terminaram e, em vários momentos destes últimos meses, você teve a chance de conviver mais de perto com seus familiares próximos ou não tanto, primos, avôs, tios, sogras. E se perguntou várias vezes: será possível conviver em família sem brigar tanto? Por que aquele seu cunhado é sempre tão agressivo? E a tia da sua mãe que tem crises depressivas constantes que deixam todo mundo cansado dela? E o pai da sua esposa que sempre exagera na bebida?

Na verdade, a pergunta é sempre a mesma: é possível estar com sua família em um clima de harmonia e paz? Com certeza, SIM!

O que eu encontrei e que realmente me impressionou foram as Constelações Sistêmicas Familiares. Uma nova abordagem terapêutica que surgiu há pouco mais de 2 décadas na Alemanha, descoberta pelo terapeuta e filósofo Bert Hellinger. Um simpático senhor, hoje com mais de 80 anos, que até os dias de hoje dedica-se a este trabalho para curar as famílias e permitir que o amor possa fluir novamente para todos que pertencem àquele grupo... Realmente todos, sejam os bons, sejam os maus, os esquecidos e os queridos; todos daquele Sistema Familiar.

Bert Hellinger descobriu que alguns comportamentos e acontecimentos da nossa vida atual têm relação direta com destinos de pessoas da nossa família. Nossos antepassados e suas histórias, conhecidas por nós ou não, influenciam a maneira como nos sentimos e agimos em nossas relações familiares, sociais e profissionais.

Para entendermos melhor o Sistema Familiar podemos compará-lo ao corpo humano. Cada órgão do nosso corpo tem um lugar certo e uma função específica e todos estão ligados pelas veias e artérias, por onde o sangue circula, abrange e alimenta todos. Quando um órgão não funciona bem por qualquer motivo, todo o nosso corpo fica em desequilíbrio. E para tentar resolver esse desequilíbrio outro órgão tentará compensar essa falha e poderá ficar sobrecarregado. Isto pode ser tão intenso que às vezes perdemos este órgão. E a perda de uma parte afeta o Sistema todo.

Assim acontece também nas famílias. Quando um membro tem uma doença grave, um destino difícil, um acidente, isso afeta a todos no Sistema e, provavelmente, alguém na geração seguinte, por amor, tentará compensar o desequilíbrio desse Sistema seguindo o mesmo destino dessa pessoa.

Realmente não parece correto, e é difícil de compreender, mas milhares de casos vistos em workshops de Constelações por todo mundo mostram que o Sistema Familiar faz justiça com os antepassados e injustiça com os descendentes. A única forma de trabalharmos essas questões sistêmicas, até o momento, é através da vivência em um workshop de Constelações Sistêmicas. Um encontro em grupo dura de 4 a 8 horas em média e todas as pessoas que comparecem, seja para trabalhar uma questão pessoal ou para conhecer a técnica, saem tocadas de alguma forma. Nestes grupos temos chance de aprender algo sobre nossas famílias através da solução de questões particulares ou com as questões dos outros participantes. O atendimento individual, com duração de cerca de 2 horas, também proporciona uma vivência profunda e eficaz.

O aprendizado é rico e duradouro. E os resultados representam sempre uma boa solução para todos que pertencem àquela família. As relações crescem e um sentimento de paz e leveza é sempre mencionado pelos participantes nos encontros posteriores. Pessoalmente, posso dizer que minha experiência com as Constelações Sistêmicas realmente mudou minha vida, melhorou minha saúde e transformou minhas relações com as pessoas que mais amo!



Parte II

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 181


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nathalie Favaron   
Nathalie Favaron é Coach e Terapeuta Sistêmica especializada em Constelações e Hipnose Ericksoniana. Autora do LIVRO O Reencontro e do CURSO ON LINE - A História da sua Família SAIBA MAIS AQUI www.nathaliefavaron.com.br ou whatsapp 11-950203079
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa