Menu

Xamanismo - O Resgate do Homem com o Planeta

Atualizado dia 8/7/2007 12:02:25 PM em Autoconhecimento
por Lyrya Kranti


Facebook   E-mail   Whatsapp

“O Sol, a Luz do mundo, eu o ouço chegando, eu vejo sua face enquanto chega. Ele faz os seres sobre a terra felizes, e eles se alegram. Oh, Wakan Tanka, eu te ofereço este mundo de luz” - Black Elks The Sacred Pipe.

Quando ouvimos a palavra xamanismo, pensamos em culturas indígenas. Porém o Xamanismo não se refere apenas à espiritualidade indígena, apesar de serem os indígenas os grandes responsáveis por manterem tais práticas da “Medicina da Terra” (habilidade de diagnosticar, curar e ter acesso a dimensões paralelas e espíritos da natureza e do cosmos). Mas elas se originaram no homem “primitivo”.

A palavra xamã (shaman ou saman) vem da língua dos Tungus siberianos. Ela significa "aquele (a) que voa”. Acredita-se também que a palavra pode ser derivada do sânscrito devido à relação com a palavra "shramana".
Entretanto, no sânscrito, a palavra "shramana" também existe e significa o ato de acalmar, tranqüilizar, aliviar ou destruir. O termo foi adaptado para o inglês e transformou-se em Shaman (Xamã na língua Portuguesa).
O que hoje denominamos xamanismo foi a essência de onde surgiram várias formas de crenças, religiões, filosofias, terapias e medicinas.
Os antropólogos criaram esse termo para definir um conjunto de crenças ancestrais, obtendo uma forma única para descrever as práticas no mundo todo.
É possível dizer que o xamanismo é a síntese da espiritualidade, da integração e da essência divina.

Praticando o Xamanismo:

As práticas xamanicas possibilitam aos praticantes a aquisição da consciência de que somos apenas um "microcosmo”, de que somos parte de "algo maior", de que somos filho da Mãe Terra, parte de um Organismo Vivo (PachaMama). Permite-nos compreender a conexão Universal entre nós, e os nossos antepassados, que estamos todos ligados, que somos todos irmãos (Mitakue Oiasyn), compreendemos que a história do mundo é a nossa história, e que a história do homem e a história de todos os homens; que fazemos parte de um mesmo Círculo Sagrado. Essa consciência é vital ao aprendizado da convivência mútua. Ninguém é uma ilha, e até mesmo a ilha está conectada ao mar. Todos nós temos a necessidade de nos relacionarmos (Nossas relações são todos os seres de todos os reinos que habitam a Terra e todo o Universo).

O xamã compreende o Círculo Sagrado da vida, esse Círculo que está presente na cultura de todos os povos antigos, lembra-nos de que cada ser depende da vida de outro ser, por isso toda forma de vida deve ser respeitada. Como caminhantes e parte da Grande Teia somos todos chamados a honrar e curar a nossa Mãe Terra e todas as nossas relações. Não é possível praticar o verdadeiro xamanismo, sem incluir os cuidados com a preservação da vida de todos os reinos de nosso planeta e do universo.

O xamanismo aparece como um reflexo de um “Grande Espírito”, que pode ter vários nomes. É honrado o Criador e todas as suas criaturas, sejam quais forem. Procuramos aprender com as vozes dos ancestrais, dos nossos animais de poder, com os quatro elementos (ar, fogo, água e a terra), do povo pedra, do povo em pé (às arvores – os seres vegetais) e etc.. Essa consciência, esse alinhamento com as forças da natureza, transforma-se em poder de cura e expande habilidades psíquicas, através da REconexão com a vida, com o Sagrado, com o mistério da Criação. Esse conhecimento e aprendizado são o inicio para podermos projetar o caminho de nossa estrada.

O foco das práticas do xamanismo centra-se nos ritmos cíclicos da natureza: nascimento, morte e renascimento, as polaridades: masculino e feminino; o contato pessoal individual com ambiente imediato da terra, com as forças da terra do sol, da lua e das estrelas. Um verdadeiro xamã é aquele que enfrentou suas sombras, que enfrentou e venceu seus medos: da insanidade, da solidão, do orgulho, da vaidade e dos vícios; da doença, ao passar por mortes em vida.

Convido você, leitor, para conhecer um pouco do Trabalho Xamânico, através das Rodas de Cura Nativas.

O Elo Sagrado ou Roda Sagrada representa simbolicamente o Universo e a Mente Universal, em que todas as coisas são interligadas e mantidas em sincronia harmoniosa. No nosso Caminho Sagrado, ao redor desta Roda Medicinal contínua, procuramos resgatar nossa conexão com nossos ancestrais, com o Grande Espírito, Mãe Terra e com todos os outros seres. A principal proposta é levarmos a transformação e a cura, através das Cerimônias, do Cachimbo Sagrado, meditações, jornadas, danças, canções e outras práticas do Caminho Vermelho.

Lyryá: Reiki Master-Teacher - Sistema Usui Shiki Ryoho, pesquisadora de culturas nativas, Condutora e Praticante de Cerimônias Xamanicas. Atua com Terapia Psico-Energética (Reiki, Ma-he-a, Xamanismo, Resgate da Alma), Tarot, Astrologia, Radiestesia,
Ministra cursos, Seminários, Work-Shops e Coordena Grupo de Estudos em Xamanismo, Tarot, Radiestesia e Reiki Nível I, II, III e Master.
Desenvolveu sua própria técnica de Terapia, utilizando as ferramentas que adquiriu (e continua adquirindo), através de seus estudos e vivências, visando proporcionar o entendimento das dificuldades e o desenvolvimento dos potenciais positivos de cada individuo, com o intuito de torná-los cada vez mais fortes, seguros, motivados e felizes.

Atende em seu consultório com horário agendado:
Tel.: (11) 8967-9501 ou (11) 3578-6971
e-mail: [email protected]

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lyrya Kranti   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa