Menu

Distúrbios Emocionais II - A EPILEPSIA

Atualizado dia 8/1/2009 5:24:27 PM em Corpo e Mente
por Carmem Calmon Lacerda


Facebook   E-mail   Whatsapp

A AROMATERAPIA VINCULADA
"EPILEPSIA É UMA ALTERAÇÃO TEMPORÁRIA" dentro da Medicina Tradicional.  
 
Definida como transitória, parte do princípio que se não provocadas por febres, drogas, ou distúrbios metabólicos, é temporária. Presume-se que por alguns minutos, ou mesmo segundos, uma parte do cérebro "erra" e emite sinais que não seriam apropriados ao bom funcionamento do mesmo, levando o indivíduo a diferentes reações que vão de paralisação rápida a crises mais agressivas     que muitas vezes levam a diagnósticos errôneos de problemas mentais.  

Em Psicoterapia Holística, ao observarmos o SER como um todo, nos defrontamos com a tão conhecida causa e efeito.

Pergunto-me: como nossa máquina irreproduzível e perfeita poderia ERRAR?

Estudos comprovam em vários âmbitos, convencionais ou não, que este momento ocorre em meio a um conflito numa realidade não aceitável pelo ser. Alguns chamariam de trauma, projeção, imaturidade em aceitar certos fatos ruins em nossa vida. 

Isso seria como dizer que basta tomar um analgésico e ficar livre de uma dor para ser considerado curado. Vamos falar em CURAS - sempre possíveis. 

Considero que, no momento em que a primeira crise é desencadeada, ao pesquisarmos, encontraremos evidências de que houve mesmo um corte em sua rotina segura ou ao menos já conhecida e confortável: separação dos pais, separação conjugal, descoberta de um mal tido como fatal, doenças em famílias, etc. Isso quer dizer em outras palavras que, nosso cérebro, ao se recusar conviver com uma realidade pior do que  a que  vivencia freqüentemente, sofre uma descarga que ocasiona o choque epiléptico. Vendo por este prisma, todos nós estaríamos sujeitos a tal mazela?

Sim, infelizmente, sim, mas aqueles mais sensíveis e mais felizes, os que estão acima de qualquer suspeita, os que estão confortáveis e felizes em sua realidade estão em maior foco deste mal.

Parece incoerente, deveria ser alvo de todo desequilíbrio emocional as pessoas mais infelizes e desequilibradas? Não, pois estas estão algo "imune", como se não fosse grande surpresa algo ruim acontecer. Uma criança abusada desconfiará de alguém que lhe ofereça carinho, mas não será surpresa alguém tratar-lhe mal, sofrerá, mas o CHOQUE realmente será mais freqüente em uma criança sempre cercada de amor e carinho, ela sentirá a dor, mas será algo familiar, triste mas real.
Em uma crise, o que ocorre é isso: um fato, ou vários acumulados em pouco tempo e relacionados entre si, desencadeia uma reação no indivíduo de não aceitação e ROMPE, como um fio, este vínculo, por proteção.
Ao ser rompido, desencadeia-se um choque e se persiste pode vir a gerar toda a sorte de mazelas emocionais inimagináveis.
Encaremos, logo, a Epilepsia como uma luz vermelha, um SOS, de que algo está mal, de que algo deve ser feito, de que o indivíduo pede socorro.

Não raro, exames laboratoriais e neurológicos apontam para a NORMALIDADE CLÍNICA, exames psiquiátricos apontam para leve exaustão mental.

Pesquisas Holísticas, silenciosas massagens,  terapêuticas que detectam desarmonias profundas, um quadro mais acentuado e menos irrelevante. A Aromaterapia age de forma surpreendente neste estágio inicial, onde tudo que o corpo deseja é ser harmonizado.

A diferença está no olhar do profissional.

Como Terapeuta Holística:

- vejo em meu cliente um ser que sofre, crio empatia;

- energizo-o para levantar seus níveis a ponto de poder detectar o que pode estar acontecendo a nível emocional; em trabalho corporal, o corpo FALA;

- não raro, constato que as crises são desencadeadas por decepções familiares: abusos sexuais e divórcio dos pais, com presença de traição sexual, em maior número, principalmente,  meninas que descobrem, de forma triste, o lado negro das relações.

Vejam: isso não aconteceu nem TEM que acontecer com vocês, a vida despedaçada, que presenciaram não foi a de vocês;
Resta aprender a separar: vou sofrer por alguém que amo, porém, preservando minha sanidade, OU entregando minha auto-estima e sanidade em mãos alheias que feriram alguém que amo? Esta não é uma decisão difícil, difícil pode vir a ser decidir o que fazer.

Entregue-se, aprenda a meditar, entre dentro de si mesmo e se cure, procure auxílio de alguém que possa trabalhar seu corpo emocional de forma a fazer com que você veja que é maravilhosa e digna de amor de alto padrão.
REPITA as boas histórias e deixe as ruins para o seu lado racional lidar com elas.

Eu te amo,
  Krika 

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 33


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Carmem Calmon Lacerda   
Trabalho e estudo Aromaterapia, Florais de Bach e Califórnia, Terapia do Barro (GEOTERAPIA) e Shiatsu Emocional. Sou Reflexoterapeuta e Fitoterapeuta. Muito confiante e feliz com o meu trabalho, faço com estudo e amor.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa