auravide auravide

A beleza que salva é a que destroi também


Facebook   E-mail   Whatsapp

No conto de fadas "Branca de Neve", há um momento crucial e que se resolve em uma frase, quando o caçador está prestes a matá-la, a mando da madrasta. A frase é a seguinte: ..."Branca de Neve era tão bonita que o caçador teve pena dela ..." e a deixa fugir pela floresta, em vez de matá-la. Em seu lugar, mata um javali, retira os pulmões e fígado e leva-os à madrasta, que os come, julgando ser de Branca de Neve. 

Assim é no original da história narrada pelos Irmãos Grimm. Ele não a deixa livre por ser uma criança indefesa, por lealdade ao seu pai, o rei, ou por conflitos de consciência. Ele a deixa livre porque ela é bela. 

Mais chocante do que a versão resumida a que estamos acostumados a ver no cinema, esta história nos remete a uma questão que não é moderna, como às vezes pensamos. É tão importante assim ser bonita? E quais as conseqüências de uma e outra coisa: ser bela ou não? 

A maneira como a pessoa se vê, se percebe, vai refletir na sua forma de estar no mundo. Uma boa auto estima é algo a que todos temos direito - e isto sim é fundamental, mais do que a beleza - porque vai até mesmo deixar a pessoa mais bonita. 

Aí voltamos ao conto de fadas: a madrasta não fazia terapia! 

O conto não diz que ela fosse feia. Pelo contrário, "era a mais bela", até o desabrochar de Branca de Neve. Era bela ainda, segundo O Espelho, apenas menos do que a juventude da enteada. 

Esses personagens poderiam ser ajudados com algumas essências de cristais, reequilibradoras de nossas energias e emoções, como uma "terapia líquida". 

Pensando na madrasta que não se conforma com o fato de que envelhecer é do processo da vida, eu faria uma fórmula que tivesse as seguintes essências de cristais, para ajudá-la a modificar seus comportamentos:

Quartzo Azul, para ela ficar mais tranqüila com relação à sua idade. A essência ajuda a pessoa a se sentir bela, pelo que é.

F-3 Rejuvenescimento, para realmente trazer um novo viço à pele, ajudando na renovação celular e dando um brilho à alma, que se reflete no corpo.

F-10 - Auto-Estima - talvez estivesse se sentindo insegura com relação ao rei, nessa fase de transição para a idade madura. Aliás, a briga oculta na história, devidamente analisada, é pelo amor do rei...

F-5 - Carisma, Sensualidade - um pouco mais de sensualidade pode fazer falta para um relacionamento. Ela poderia se sentir mais atraente...Isto resolvido, poderia parar de se preocupar com o que não é realmente importante.

F-13 - Woman - na menopausa ocorre uma série de modificações no campo hormonal, que as essências podem ajudar a harmonizar. Quem sabe ela tivesse mandado matar a enteada durante uma crise de TPM? Se tomasse esta fórmula, não passaria pelos dissabores desse período, como irritação, inchaço, cólicas, etc.. 

Para Branca de Neve, seria necessário fortalecê-la. Uma fórmula que seria indicada para ela deveria ter, por exemplo:

Fórmula Branca de Neve - do Kit Contos de Fadas - os dois lados da moeda se completam. Ela poderia entender melhor a problemática acontecendo dentro de casa, digo, do castelo. Talvez inconscientemente, ela estivesse disputando o lugar da rainha perante o pai. Às vezes, as enteadas fazem isto...

Pedra da Lua - sempre que há um conflito entre mãe e filha, esta essência ajuda a clarear as questões, harmonizando a relação. Também trabalha o lado sombra, aquilo que o indivíduo não percebe sobre si mesmo, que pode estar lhe causando dificuldades. 

Eu diria que o rei precisaria assumir mais o seu lugar. Me parece um pai bastante ausente. Eu daria Crisocola para ele estar mais presente na relação pai-filha, da maneira correta, Pirita, para enxergar com quem estava lidando e Fuchsita, para colocar limites nas situações com firmeza. Enfim, colocar ordem na casa. Afinal, não é o rei? 

Da disputa para ver quem é a mais bela, surge uma série de questões que estão por baixo do tema. O trabalho da terapia floral é ajudar a clarear o que estava preso no inconsciente, para que possa ser resolvido.

Ainda no aspecto de salvar/destruir relativo à beleza, na nossa social atual, vemos diariamente exemplos de mulheres belíssimas que, em decorrência das próprias circunstâncias de vida que giram em torno de sua aparência, acabam por entrar em um padrão destrutivo.

Vale sempre lembrar que o conceito de beleza é subjetivo: o que eu acho lindo, pode parecer banal para outro e vice-versa. 

Tomar atitudes destrutivas por inveja da beleza pode levar à própria destruição - o que acontece com a rainha no final da história. Melhor seria se ela tivesse tomado a essência de Crisoprásio para superar esse sentimento que faz tão mal. Mas aí, não teria havido a história...



 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Berenice de Lara   
Terapeuta floral com pós graduação pelo IBEHE/UERJ e sintonizadora do sistema de essências de cristais e flores Florais de Lara-Dharma. Autora dos livros Elixires de Cristais Novo Horizonte da Cura Interior, A cura dos chakras com cristais, entre outros. Atendimento online pelo Skype e preparo de sua fórmula pessoa"
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa