Home > Autoconhecimento
A importância do autoconhecimento

A importância do autoconhecimento

por Fátima Cristina dos Santos

Prazer, eu sou Fulano (a): início de uma apresentação, a mais tradicional... mas tirando o nome, sobrenome, realmente nos conhecemos?

Temos o "conhecimento" de nossos limites ou fragilidades? Até onde aguentamos? Fugimos ou enfrentamos os desafios da vida? Pagando para Ver ou nos escondemos, mas a vida em si não nos perdoa.

O próprio amadurecimento de uma personalidade se faz com o tempo com a tal chamada lapidação da alma. Com perdas e ganhos que o próprio destino nos oferece e, é claro, é preferível o aprendizado pela observação, mas nem sempre é por este canal.

Sempre digo que ao iniciar um dia "projeto" determinadas atividades, mas sei que ao longo dele as coisas não serão totalmente do meu jeito, então terei que exercer a tal plasticidade ou jogo de cintura.

Pode ser a demora em uma fila de banco ou mercado, o aguardo para um determinado atendimento e, particularmente, gosto de observar as pessoas, há um descontentamento simultâneo pela demora, pela expressão facial de pouca paciência, e um passo para o início de uma discussão.

Há pouca tolerância em nossa sociedade em todos os setores.

Nesta semana, estava esperando para ser atendida em um determinado banco, assim  como muitas pessoas naquele dia. Uma jovem estava à minha frente, era puro nervosismo, alegou que iria engolir a comida, pois metade do horário do almoço já havia passado, que só no Brasil as coisas eram desde jeito, disse que tinha um irmão que estava em outro país e as coisas lá eram bem diferente. Tudo funcionava, menos aqui.

Aleguei que não trocaria meu país, por outro; ele é abençoado em todos os aspectos e sem concordar me olhou feio. Depois de uns 20 minutos foi atendida e saiu atropelando até o segurança que estava à sua frente.

Fiquei pensando: uma jovem que deveria ter não mais que 20 anos com todo este estresse e, como dizia um querido mestre: jorrando bílis por todos os lados...

Volto ao tema. Conhecemos nossos limites tendo o controle da arte do bom viver e, o principal, exercitando a leveza. Reparem uma criança, sempre rindo de bom humor. Concordo que muitas não possuem "as tais" responsabilidades e nem foram submetidas às durezas da vida, mas reparem, já fomos assim. Leves, de bem com a vida... esta criança está em nós. Faz parte de tudo o que transformamos.

Lembre-se, sempre na vida, no mínimo, teremos duas opções, ou vou para a direita ou esquerda, entro ou saio, vou trabalhar ou não vou.

Estamos no plano da polaridade e possuímos o livre-arbítrio. Emanamos a energia pelo qual pensamos luz ou sombra. Temos a capacidade, independente da idade, de "mudar" a nossa programação mental pelo bem de nosso organismo interno e saúde. 

Deus não está ao nosso lado, esta Dentro de nós. 

Seja feliz sempre! 
Texto revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 12 Atualizado em 22/08/2011

Autor: Fátima Cristina dos Santos   
Bacharel em Biologia com especializações:microbiologia, patologista clínica, Iridologia fitoterapia, acupuntura auricular, drenagem linfática,florais de Bach e Reiki Master . Especialista em programa de reeducação da dislexia e dificuldade de aprendizado para adultos e crianças. Um ser em evolução e transformação. Shalom Pleno 
E-mail: phatyma.santos@uol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
Encontrando a paz no meio do caos
Amar faz bem!
Não espere condições melhores, comece ago
Isto também passará!
Quero ser uma pessoa melhor
Onde existe humildade não há fragilidade

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 22 – PI – BELEZA
Dia favorável para relaxar e contemplar o belo. A beleza estética do mundo proporciona harmonia e alegra a vida.


energia
Runas: Hagalaz
Tranqüilize-se seus obstáculos são temporários.


12
Numerologia: Descontração
Dia propicio ao bom humor, ao lazer e a sociabilidade. Se tem que trabalhar, então ache um modo de fazê-lo de forma prazeirosa. Espalhe alegria à sua volta, a felicidade é contagiante e o sorriso abre portas.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa