Menu

Ame suas emoções distorcidas, para realizar-se na vida...

Atualizado dia 2/4/2013 1:30:14 PM em Corpo e Mente
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

ame suas emocoes distorcidas
 
Lidei muitos anos com a falta de energia para realizar meus projetos. Trabalhava, usava minha inteligência, criava inúmeros caminhos, mas eles não andavam do jeito que eu queria. Sabe de uma coisa? Não davam dinheiro.
Hoje compreendo que, quando não temos prosperidade, significa que ainda não estamos conectados com nossa essência divina, que também significa sustentabilidade, receber em bens materiais o amor que eu dedico ao próximo através do que eu faço. Bem, então, a história é simples: significa que ainda não estou permitindo que o amor flua totalmente. Amor é a energia divina. Se ela não está fluindo para meu público-alvo, quer dizer que este amor está sendo desviado para outras necessidades.
Estudando e aplicando as descobertas em mim mesmo, descobri através de algumas linhas de trabalho que unem psicologia e espiritualidade, como o Pathwork e o processo Hofmann, que enquanto houvesse uma criança interna querendo ser vista, reconhecida, protegida e sustentada por mamãe e papai, eu não teria energia constante e canalizada para a realização dos meus projetos. Esta "parte" infantil e ferida dentro de mim estava, na realidade, boicotando meu sucesso, para mostrar para mamãe e papai: olha! Eu preciso de vocês! Cuidem de mim, como vocês não cuidaram... Olhem para mim! Eu nunca fui visto nem valorizado por vocês! Sustentem-me! Eu preciso de você, papai! Eu preciso de você, mamãe!
Muitas pessoas empreendedoras, realizadoras, vêm falar comigo. Alguns minutos de conversa bastam para perceber que a pessoa não consegue manter um foco tranquilo, equilibrado, constante, fluindo em direção à realização. Geralmente, perdem-se na confusão mental. Ou se agoniam com as expectativas dos resultados: dinheiro, sucesso, reconhecimento. Ou sentem o corpo não sustentar a energia da ação. Tanto faz. Crescer e se desenvolver não tem nada a ver com o resultado. É um movimento natural, assim como a planta cresce em direção ao sol. O homem, sendo um ser vivo e divino, cresce em direção a Deus. Até reconhecer-se Ele. Deus agindo. Deus trabalhando. Deus criando. Mas sabe o que acontece quando existe uma dor emocional interna, clamando por ser vista, reconhecida, amada e amparada? Esta dor impede o Ser de se ver como ele realmente é. Automaticamente, o foco deve se voltar para a dor, para a cura, pois nenhuma tentativa de sucesso dará certo, enquanto a dor não for vista. Repito: nenhuma tentativa de sucesso dará certo enquanto a dor não for vista.

O caminho do crescimento e do autoconhecimento

Lidar com emoções dolorosas não é difícil. Só é, desculpe-me a piadinha... só é doloroso! E algumas terapias auxiliam a nos integrar com nossas dores. Eu recomendo a constelação familiar sistêmica, um poderoso instrumento terapêutico, que trabalha tanto questões de crenças, como emoções, como também o sistema familiar. Pode, inclusive, abrir sua percepção para algo além disso... Mas existem outras técnicas que lidam bem com o emocional. Como falei, o pathwork, o processo hofmann, bioenergética, renascimento, grito primal, Reich... enfim, algo onde a pessoa tenha que sair da racionalidade, para acessar os bloqueios internos...
Quem verdadeiramente deseja crescer, deve se colocar à disposição de dar este passo. Observar as emoções. Permitir que elas existam, por mais que isso possa ferir sua vaidade, seu ego. Você é uma pessoa que tem raiva, certo? Inveja. Medo. Ódio. Ganância. Ciúme. Vitimismo. Agressividade. Descaso. Isso é absolutamente normal. Somos seres humanos e todos nós possuímos todas as emoções e comportamentos dentro de nós. Como também vibramos amor, compaixão, amizade, clareza, perseverança... Os certos e errados que nos ensinaram para que vivêssemos com menos conflito na sociedade pode também nos bloquear. A questão não é deixar as emoções negativas saírem de qualquer forma. E nem se forçar a ter bons comportamentos, emoções e pensamentos.
 
A questão é: como eu lido internamente com as coisas que eu nego, mas sei que tenho? Isso é o que o bloqueia, entende? Costumo dizer que pessoas que querem uma vida comum e de pouca realização, podem viver com estes bloqueios normalmente. Mesmo que não estejam bem, se contentam em sobreviver. Mas se você não faz parte deste grupo de pessoas, e decidiu fazer algo da própria vida, deixar de querer ser mais um entre tantos, e tornar-se alguém que, naturalmente, demonstrará sua luz, brilho, divindade, deve avançar por este caminho de "amar suas próprias emoções distorcidas", incluí-las, deixar que elas existam, e... partam. Sim, não se apegue a nada! Nem às coisas boas, nem às coisas difíceis. Realizar é fluir. Para fluir, é necessário navegar no mar da incerteza. Estar aberto para descobrir novos horizontes. Criar, construir, estruturar e... deixar. Deixe para o universo, para outras pessoas cuidarem... E crie novamente. Não se apegue a nada. Para realizar-se, o grande truque é continuar no movimento, com suavidade, constância, amorosidade, desapego...
Lógico: se você está acostumado a agir pela carência, medo e necessidade de reconhecimento, deverá ir, aos poucos, também mudando suas crenças internas e seu comportamento. A realização passa por perceber-se como um ser em constante movimento interno, também. Suas ideias não podem estagnar. Seus comportamentos não devem ser os mesmos. Aquilo que você acreditava ontem, talvez não seja verdade amanhã. A forma como você fazia ontem, talvez não seja eficiente hoje.
 
Em suma, querido, empreender a sua vida começa com empreender a si mesmo. Ou talvez seja mais correto dizer: garimpar dentro de si, até descobrir o veio de ouro que á existe em seu interior. E então, manifestá-lo no universo. Vejo, ouço, leio sobre os caminhos de inúmeras outras pessoas que superaram seus problemas e neuras, e hoje estão felizes consigo mesmos. Experimento estas ideias e mudanças comigo, e vejo notáveis avanços. Minha vida mudou de ponta-cabeça. Mas era necessário. Paga-se um preço por buscar a realização. Acredito que vale a pena... Afinal, realizar-se significa colocar-se íntegro e com todas as suas habilidades e capacidades à disposição do universo e das pessoas. O que mais pode trazer tamanho senso de realização pessoal?
 
Alex Possato é terapeuta sistêmico, conduz cursos de formação em constelação familiar, é consultor de imagem profissional e coordenador da Casa Amor em Movimento 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa