Menu

Ansiedade e Alívio - A Vida Já Começou

Atualizado dia 10/28/2012 11:14:30 AM em Corpo e Mente
por Marcelo Hindi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há momentos nos quais uma pessoa se sente tensionada, cansada, ansiosa, com a impressão de que carrega um peso enorme, e seu sofrimento, obviamente indesejável, parece ser tão costumeiro que agir com relativa acomodação à dor psicológica pode parecer algo maduro e sensato. Digamos "não", nesse caso, à maturidade. A aceitação é essencial para o autoconhecimento e a autossuperação, contudo, não implica em conformismo, ou mesmo em uma espécie de alienação, por meio dos quais ocorre a validação de uma ideia no mínimo inadequada: "o sofrimento é condição básica e inerente ao fato de estarmos vivos".

Talvez seja exatamente o contrário, examinemos essa possibilidade.Além do uso equivocado da ideia de relação entre vida e sofrimento, há também uma percepção indevida de que um indivíduo ansioso é um indivíduo fraco. Nada mais absurdo: é preciso muita força para tensionar a energia psíquica de modo à experienciar o sofrimento causado pela ansiedade e pelo estresse. Consideremos um cabo de guerra antes dos times que estão em cada uma das extremidades da corda puxá-la para vencer o jogo, e imediatamente após o início da partida. No início, sem nenhuma força sendo aplicada, a corda repousa relaxada, solta, flexibilizada, e tão logo começa a partida, conforme a força é aplicada por cada time, a corda é tensionada, ficando esticada de modo que cada fibra de sua composição sofre o estresse da intensa ação a que foi submetida.

Você se sente cansado, tenso, ansioso? Considere a força que está sendo aplicada nas cordas do pensamento e da emoção. O sofrimento requer muita resistência, aplicação de força, atividade psíquica. É necessário que o sujeito tente controlar bastante, prever, modificar, temer, considerar hipóteses, sustentar papeis, para chegar ao sofrimento do excesso de atividade mental e ao desgaste que esse excesso causa no mundo emocional.

Porém, quando há sofrimento por ansiedade desmedida, embora possamos verificar a intensa força aplicada nas cordas psíquicas, verificamos ao mesmo tempo um estado de relativa fragilidade. Não há fraqueza alguma, há, sim, força e fragilidade. Nesse momento, vale lembrar que o que restaura a harmonia integral do indivíduo é o conjunto de ações favoráveis à validação da ideia de integração entre o sujeito e o Todo, e a compreensão da vida como fantástica viagem da percepção por um espaço e um intervalo de tempo que valem muito a pena.

Se a ansiedade está causando sofrimento, considere a força que está sendo aplicada na tentativa de controle e resistência a ideias, fatos, possibilidades e desejos, e escolha a soltura, ou seja, diminua a força aplicada- respire fundo e relaxe (mas relaxe mesmo!). A vida segue maravilhosamente em um fluxo que no mais das vezes, independe de nossa vontade e, por isso, basta que estejamos dispostos a agir conforme nossos mais profundos e autênticos valores, e confiar na própria vida. Desse modo a força aplicada diminui, e a soltura escolhida proporciona a redução da ansiedade e do sofrimento: a mente se aquieta um bom tanto, e a emoção recupera o fôlego.

Pode surgir uma questão: "mas e as garantias de que tanto necessito?". É simples e praticável a qualquer tempo: no exato momento da indagação, sua escolha pode ser o alívio e o milagre da vida ou a tentativa de garantir e controlar o transitório. Leve em conta que a vida já está em curso, acontecendo, fluindo; o espetáculo já começou com toda a sua magia e beleza. Não espere satisfazer condições ou garantir o que quer que seja para começar a apreciar o espetáculo. Comece já -sem lamentar o tempo consumido até agora- e viva o milagre da vida com todas as suas incertezas e surpresas, pois a você cabe a tarefa de ser a pessoa que é, e sua ação resulta disso. Sente-se frágil ao se soltar e diminuir a força aplicada para tentar controlar a vida? Isso é ótimo.

Aceitar a própria fragilidade pode ser muito útil, à medida que a atenção se volta mais para a importância de viver o momento em harmonia, do que para a tentativa de garantir e controlar eventos, ao preço do sofrimento psíquico. Faz todo o sentido zelar pelo bem estar e a serenidade, que podem ser deliciosamente experimentados, na medida em que o sujeito se entrega ao fluir da vida e reduz a força aplicada nas cordas do pensamento e da emoção. A vida já começou, vale repetir, então escolha vivê-la com soltura, fé, confiança em uma Força Maior que a tudo Rege, como Divina e Majestosa orquestra - não precisamos compreender todas as coisas para apreciá-las - e sinta-se carinhosamente acolhido em um abraço afetuoso, caloroso, seguro, por parte dessa Força Regente.

Não tardará e você perceberá que está tudo bem: basta seguir passo a passo a própria existência, conservando os pensamentos tranquilos e confiantes, que cada peça do aparente quebra-cabeças se encaixará em seu lugar adequado. Siga seu coração e "seja seus mais elevados valores"; viva e escolha o "agora" sem adiar sua realização mediante condições. Estar vivo não implica em sofrimento, pelo contrário, a vida traz em si a bem aventurança que pode ser aprendida e experienciada à medida que aceitamos que ela se revele. Para isso, ao contrário do que treinamos até então - fazer força nas cordas, como no cabo de guerra - vivamos a soltura e a confiança. Que tal experimentar nesse exato momento? Soltura, respiração profunda, sentimento de integração com o Todo, delicioso acolhimento, e a vida... Mágica, bela, integral.

Um forte abraço e votos de uma semana realizadora.

Marcelo Hindi - Psicoterapeuta Holístico




Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 45


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcelo Hindi   
www.colegiomistico.com.br www.zerandokarma.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa