Menu

Autoestima e o julgamento - fazendo as pazes com você

Atualizado dia 1/30/2012 12:34:18 PM em Corpo e Mente
por Marcelo Hindi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sabe aquela história de "não julgar para não ser julgado"? É facilmente comprovável, vejamos: se você observar algo em alguém, as roupas, o peso, o corte de cabelo, a comunicação, o poder aquisitivo, as companhias, enfim, qualquer coisa, e criticar com freqüência, julgar várias pessoas pelo mesmo critério, você terá um hábito desenvolvido que fará você, sem que ao menos perceba, repita este padrão não só para perceber as pessoas, mas também para perceber-se a si mesmo.Antes mesmo de reparar nas pessoas a roupa, o penteado, o status, é bem provável que você já tenha feito o mesmo com você, afinal, o julgamento começa em algum lugar. Por exemplo, se você julga o tipo de roupas que as pessoas vestem, se preocupará com as roupas que você veste e como as pessoas estão te vendo. Ou seja, não só sua energia psíquica será dirigida a julgar o outro, mas também será consumida se julgando e temendo o julgamento alheio. É uma grande armadilha na qual o indivíduo se posiciona sem perceber, pois podemos, com toda certeza, afirmar que ninguém te julga mais do que você.

É natural que você tente fugir do julgamento, da culpa, da rejeição, da censura e da punição, mas como é possível fugir dos próprios pensamentos? Desse modo, repetindo o padrão o incômodo fica, é obvio, afinal se você não gosta de alguém, você afasta. Mas o que fazer quando você não gosta de si próprio? Onde quer que você esteja você estará lá! É possível se afastar das pessoas, se isso convier, mas se afastar de si mesmo é impossível. E é habitual se achar uma boa companhia se a idéia for considerar o que o outro deve pensar, mas se a referência for a percepção de si próprio, o resultado pode ser negativo: não sentir que é uma boa companhia e não sentir a segurança de ser. Totalmente contraproducente para quem quer ser feliz, não é mesmo?

Julgar o outro gera o próprio julgamento e vice e versa. Quer uma demonstração? Imagine uma pessoa que tem medo que reparem em sua aparência. Facilmente você encontrará uma pessoa que, além de reparar na aparência das pessoas, repara em sua própria aparência, de modo bem crítico. O fator "aparência" precisa receber muita atenção para virar uma preocupação, compreende?

Assim, é preciso ter em destaque o que supostamente deveria ser reprovado, como o peso, o penteado, os amigos, o status, para poder reparar tanto no outro e temer que o outro repare em você. No espelho da vida, o seu reflexo precisa ser apreciado por você para que você possa se sentir adequado e sentir o mundo de modo positivo. O que pode haver de errado ou reprovável nas pessoas? O peso?As roupas? O que está em destaque e é alvo das críticas e julgamentos? Reflita sobre isso, que como resultado você terá as dicas de onde esta ferida sua autoestima.

Relaxe. Aceite as pessoas, estime-as por quem elas são e se estime por quem você é. Julgar é um hábito e pode ser substituído por outro, o de não julgar. E o segundo é tão agradável e leve, que á medida que o desenvolvemos, ficamos cada vez mais motivados a desaprender o antigo e fortalecer o novo hábito. Agir gera motivação.

Seja a sua melhor companhia e se curta; e aceite com carinho e benevolência o que o rodeia, e quem o rodeia, afinal, como você se vê é o modo como você vê o mundo, da mesma forma que o modo como você percebe o mundo é o modo como você se percebe. Somos seres integrais, sem separação do todo. Nossa realidade interior dá significado ao mundo exterior e a nossa percepção de mundo define e valida a auto percepção. É um caminho de duas vias que de negativo e destrutivo pode passar a ser nutritivo, realizador e edificante.

A vida é uma viagem maravilhosa, e quem se senta mais próximo a você no trem da vida, bem do ladinho, é você! Sendo assim, mãos a obra! E lembre-se de entrar em contato se precisar de uma mãozinha extra. Abraços.

 Marcelo Hindi - Psicoterapeuta Holístico

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 33


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcelo Hindi   
www.colegiomistico.com.br www.zerandokarma.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa