Menu

Coaching - Decisão que modifica posturas. Ou posturas que modificam decisões?

Atualizado dia 10/11/2013 8:53:00 AM em Corpo e Mente
por Alzira Caetana Nogueira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Se colocarmos em uma tabela, veremos que entre DECIDIR e AGIR tem uma coluna, a qual chamaremos TEMPO.

Na maioria das vezes, apresentamos nossa decisão através da nossa postura. Pode ter faltado AÇÃO da nossa parte, mas, os que convivem conosco, já diagnosticaram como "veríamos" aquela situação. E, todo diagnóstico requer tratamento para com ele. 

Através da nossa aparência, transmitimos impressões. As pessoas analisam como é nossa postura perante os fatos. Quem já ouviu ou falou algo parecido com: "Nossa, mas ela parecia tão certinha!" ou "Não posso acreditar que ele conseguiu aquela vaga, parecia ser tão...!"

PARECEMOS SER - Mostramos algo com nosso olhar, nosso andar, nosso vestir, nosso falar...

Então:

- Como mostrarmos o que verdadeiramente queremos mostrar?

- Devemos ou podemos mostrar TUDO, da forma como queremos?

- Quais as consequências que poderão ocorrer se mostrarmos este nosso lado que decidimos ser conveniente ocultar?

O Coaching trabalha a PERCEPÇÃO. "Ver"o problema como parte de um todo. Aquela situação ou aquela opinião representa uma pequena semente. Sabemos o poder que tem dentro de uma semente. Pode ser um grão de mostarda ou qualquer uma outra árvore imensa.

Gosto muito de exemplos, então, vejamos um problema específico de um dos meus clientes: desejava mudar de carreira, já estava com 49 anos de idade, sempre trabalhou na área administrativa, não possuía reservas financeiras e pretendia trabalhar "o resto dos seus dias" com terapias alternativas, mais precisamente, cura por imposição de mãos.

A decisão já estava tomada. Mas como resolver os problemas decorrentes? Como FAZER ACONTECER de forma prazerosa, harmoniosa?

NÃO EXISTE MAGIA NO COACHING. Soluções satisfatórias ocorrerão quando o coachee (cliente) DECIDE e AGE conscientemente e com responsabilidade.

É preciso assumir, comprometer-se e agir com determinação. O profissional Coach atua como um cérebro auxiliar, alguém que ajuda a pensar nas diversas possibilidades existentes para resolvermos as questões que se apresentam.

O objetivo é encontrar soluções que transmitam paz, realização pessoal, afetiva, profissional...

Um coach não cuida do modo de percepção dos que convivem com seu cliente (coachee).

Sabemos que a grande maioria dos nossos conviventes julgam que será um fracasso ou um sucesso o nosso projeto de vida.

Um coach cuida de desenvolver a capacidade inata que todos nós temos de tomar decisões com vistas à nossa realização.

Com menos medo, com mais ousadia, faremos mais tentativas, com coragem e responsabilidade.

Então, começamos a conversa falando sobre a origem do desejo da mudança de profissão. Fui informada por ele que foi acometido de uma crise de estresse decorrente do excesso de trabalho feito dentro de quatro paredes com foco na aquisição de bens materiais e segurança para a família.

Negritei para que percebam onde estava o foco dele. Ele percebia a situação como sendo o único responsável pela comodidade e segurança dos seus familiares. Também observei o fato de se sentir preso por tempo demais em um espaço que impedia seu contato com a natureza, a terra, o sol, o ar puro...

Contou-me ainda que foi submetido a tratamento clínico, tendo ficado seis meses isolado em casa e fazendo uso de medicamentos fortes, quando um amigo sugeriu terapias alternativas. Aceitou a sugestão porque sua mente estava confusa devido aos efeitos colaterais dos medicamentos e porque desejava "ver" - (leia-se perceber) onde havia errado, já que tinha se esforçado para agir com retidão, idoneidade e muito trabalho.

O Coach não é um terapeuta, não é psicólogo, não é guru, não se envolve nos tratamentos terapêuticos quando necessários, assim como é necessário respirar ar puro.

Apenas, mostrei-lhe que os seus próximos tinham uma visão diferente da situação provocada por ele mesmo. Descobrimos juntos que poderia ver diferente. Que poderia DECIDIR mostrar aos seus como estava caminhando além do seu limite, como estava necessitado de fazer uma pausa e principalmente, que desejava agora seguir AGINDO de uma outra forma, que lhe fosse mais coerente.

Descobriu, através de nossas conversas,  que ele é uma pessoa que aprecia ser tocado mais vezes,  recarrega suas forças com abraços, afagos... A PNL- Programação Neurolinguística explica que todos temos uma forma particular, mais acentuada de sentir, perceber, entender as situações.

Ele decidiu EXTERIORIZAR suas descobertas, começando por sua esposa, a quem entendia estar poupando deixando de falar-lhe sobre seus sentimentos mais autênticos. Decidiu falar sobre sua decisão aos amigos e propor parcerias para realizar seus objetivos.

Descobriu que o caminho que tinha pela frente, não passava de um caminho como qualquer outro, como os de todo mundo, não tinha mais a força e o vigor da juventude, mas tem agora a sabedoria da maturidade, que lhe trouxe conhecimentos que somente as experiências podem somar.

Melhor ainda, descobriu que seguir junto é mais leve e prazeroso. Delegar tarefas e partilhar conhecimentos só podem trazer paz e realizações.

Alzira Caetana Nogueira

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alzira Caetana Nogueira   
Coach Life e Professional. Escritora do livro COACHING E MENTORING-Foco na Excelência-www.editorasermais.com. Me sinto plenamente realizada quando escrevo. Sei que os textos chegarão a todos que deles necessitam conhecer. Agradeço muito por todas as portas que a cada dia se abrem para mim. PENSAMENTO SEM AÇÃO NÃO GERA RESULTADO. UNIDOS SOMOS MAIS.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa