Menu

COMO EVITAR A MEDIUNIDADE E SEUS PERIGOS - Por: O Teosofista

Atualizado dia 3/29/2013 6:45:26 PM em Corpo e Mente
por Amigos da Teosofia


Facebook   E-mail   Whatsapp

:: Busca Espiritual Requer Ação Definida e Plena Atenção ::

O Teosofista

000

O breve artigo a seguir foi publicado inicialmente na edição de abril de 2008 do boletim eletrônico "O Teosofista".

000

Segundo a filosofia esotérica, a mediunidade e a perda da independência devem ser evitadas a todo custo, mas elas não ocorrem apenas em sessões espíritas. Os perigos da passividade psíquica diante de forças sutis pouco recomendáveis são enormes em qualquer ambiente "espiritual" que estimule nas pessoas uma obediência cega.

Para evitar esta dominação paralisante, uma pedagogia espiritual eficaz deve estimular o desenvolvimento de uma vontade individual ativa, unida a um desejo de agir corretamente, e a uma decisão de ser individualmente responsável pelo que se faz e pelo que se deixa de fazer.

Em 1885, Helena Blavatsky publicou e respondeu três perguntas de um leitor, no periódico "The Theosophist", que ela publicava mensalmente na Índia:

1) Quais são os sintomas, tanto externos como internos, que permitem detectar se estamos tornando-nos, ou se já nos tornamos de fato, um médium "espírita"?

2) Serão parte dos sintomas a má saúde, a perda da vitalidade, e a consequente perda de força-de-vontade, assim como a distração mental?

3) Quais são os meios para defender-nos eficientemente de tal processo? E se o processo já se completou, quais são os meios para dissipar os seus efeitos?

H. P. Blavatsky respondeu da seguinte maneira:

1) Perda de vitalidade e seus resultados.

2) Sim.

3) Vontade positiva, estudo, atividade, trabalho. [1]

A prática da teosofia clássica nada tem a ver com passividade. Ela inclui elementos de Raja Ioga (a sabedoria pelo auto-controle e autoconhecimento), de Carma Ioga (a sabedoria pela ação correta) e de Jnana Ioga (a sabedoria pela contemplação das verdades universais).

Nestas três linhas de ação, uma vontade ativa, unida à ética, é um elemento central e indispensável.


NOTA:

[1] "The Theosophist", Adyar, India, February 1885, p. 119.

000

Visite sempre link , link e link .

Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a [email protected] e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.

000

Artigo originalmente publicado em link link

Leia também a seção "Espiritismo e Uso de Poderes Psíquicos"
link
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Amigos da Teosofia   
-- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa