Menu

Ervas Medicinais - um benefício saudável - Parte I

Atualizado dia 1/21/2010 6:50:49 PM em Corpo e Mente
por Étis Tânia M. Tonello Martins


Facebook   E-mail   Whatsapp

A maior bênção que Deus nos concede nesse universo é a saúde. Devemos então, cuidar do nosso organismo com muito carinho, para que seja o mais saudável possível.

Com a falta de tempo e diversos compromissos em nosso dia-a-dia, fica difícil, prepararmos nossos alimentos como realmente gostaríamos Devemos, então, buscar alimentos saudáveis em locais saudáveis, para que tenhamos a nossa saúde sempre preservada. Precisamos também, além de buscar alimentos para o nosso corpo, buscar alimentos espirituais para nossa alma, pois ela também precisa de bons fluidos para sobreviver. Se nossa alimentação fica prejudicada e não usarmos corretamente as quantidades de  alimentos necessárias para nosso organismo por vaidades, estresse, ganâncias financeiras, precisamos  entender que estamos  cometendo um crime sobre o nosso próprio bem estar. De nada adianta ter um corpo saudável, sarado se nossa alma está doente. Existem nos dias de hoje, vários tipos de auxílio em busca de uma vida saudável. Mesmo sendo necessário o auxílio médico em caso de distúrbios no nosso organismo, uma alimentação natural à base de chás, ervas, frutas, hortaliças e terapias naturais, resultam em grandes benefícios ao nosso bem estar...

As facilidades em adquirir os chás nos dias de hoje proporcionam um rápido restabelecimento em nosso organismo. Até mesmo o próprio cultivo dos chás em nossas casas ou apartamentos tornou-se acessível, pois qualquer vasilhame furado embaixo, com um prato para segurar a água, local onde tenha raios de sol e um pacote de terra comprado nas feiras ou floriculturas, servem para dar início ao pequeno plantio que muito servirá nos momentos de necessidades.Temos: hortelã para digestão, alfavaca para baixar a febre, a melissa para acalmar o sistema nervoso, a tanchagem para afecções das vias respiratórias,o dente-de-leão para distúrbios no fígado, o manjericão, além de auxiliar em vários tipos de cólicas também serve para o uso na culinária em pitzzas, pães, sopas etc...

Se os governantes dessem mais liberdade de atuação aos profissionais nessa área, regulamentando essa profissão e fortalecendo os postos de saúde, com certeza, muitos hospitais ficariam menos problemáticos com superlotação, pois, muitas vezes no atendimento ao cliente é constatado que a pessoa precisa apenas de um apoio para uma dificuldade que está passando. E um chá, quentinho, tomado na hora de determinado distúrbio no organismo, muito serve para dar um grande alívio nos sintomas do momento.

Como preparar os chás:

Folhas-  Ferver a água e colocar numa xícara ou recipiente adequado sobre uma pequena porção de folhas. Cobrir e deixar em infusão por 5 minutos. Coar e beber em   seguida. Adoçar a gosto.

Raiz-  ferver a raiz por 10 minutos. Coar e beber em seguida.

Não esquentar o chá. Ele Pode ser guardado em garrafa térmica por até 8 horas. As ervas precisam ser bem limpas antes de serem  utilizadas. Os chás devem ser tomados de preferência duas a três vezes ao dia. 

Artigo feito com  base em estudos em  Naturopatia  Aplicada.

Bibliografia:

BALBACH, A. As Plantas Curam. Edições Vida Plena - Itaquaquecetuba - SP.

BALBACH, A.; BOARIM, D. As Frutas na Medicina Natural. Ed. Missionária - 1993. Itaquaquecetuba - SP.

BALBACH, A.; BOARIM, D.  As hortaliças na Medicina Natural. Ed. Missionária,1992.  Itaquaquecetuba - SP.

LEMMO, P. Saúde para Milhões. Edições Vida Plena-1998. Itaquaquecetuba - SP.  

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Étis Tânia M. Tonello Martins   
Terapeuta holístico credenciado para a realização de diversas terapias, tais como, cristais, numerologia, o poder da oração, anjos, salmos, fitoterapia, cromoterapia, florais, aromaterapia, entre outras opções em tratamentos naturais com o objetivo de reequilibrar os corpos físico, mental, energético e espiritual do indivíduo.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa