Menu

Ervas Medicinais - um benefício saudável - Parte II

Atualizado dia 1/21/2010 7:00:09 PM em Corpo e Mente
por Étis Tânia M. Tonello Martins


Facebook   E-mail   Whatsapp

Principais Aplicações:

Fígado - É o principal órgão que necessita de desintoxicação. Se o seu funcionamento está normal, o sangue que circula por ele se mantém puro. Mas, quando seu funcionamento apresenta distúrbios, é sinal de que impurezas, vírus, bactérias se infiltraram na circulação sanguínea causando irritações no órgão e em seguida doenças. Fazer uma desintoxicação no fígado é uma necessidade urgente.

Terapias indicadas - Suco de limão, suco de dente-de-leão, suco de couve, suco de almeirão, suco de agrião, chá de alfazema, chá de camomila, chá de alfavaca, chá de hortelã, chá de pata-de-vaca, chá de pau-ferro, chá de jurubeba, chá ou café quente com suco de meio limão em jejum.

Caldo revitalizante - Fazer um sopão com vários legumes, temperar a gosto, acrescentar um punhado de salsinha ou salsão e tomar uma xícara do caldo de duas em duas horas durante um dia. É um excelente desintoxicante para o organismo.

Rins - O mau funcionamento dos rins,  prejudica muitos órgãos e é um fator decisivo para o surgimento da pressão alta, arteriosclerose, má circulação do sangue, problemas cardíacos e problemas respiratórios.

Terapias indicadas - Chá de alfavaca, chá de quebra-pedra, chá de abacateiro, chá de angélica, chá de cavalinha, chá de cana- do- brejo, chá de cordão-e-frade, chá de alfavaca, chá de cabelo-de-milho, chá de quebra-pedra. Banho de assento quente com chá de camomila, duas vezes ao dia.  Suco de laranja com mel e água, tomar durante o dia, preparar numa garrafa limpa e conservar na geladeira.

Intestinos - Os intestinos sofrem muito com a alimentação artificial .Tomar bastante água que deve ser ingerida aos poucos, aumenta a limpeza do intestino que é o principal órgão de excreção.
Terapias indicadas:

*Diarréia - Rever a alimentação e a água  consumida nas últimas vinte e quatro horas. Observar qual desses conteúdos não estavam próprios para o consumo e eliminar logo. Fazer repouso e adotar uma dieta leve. Suco de laranja lima, chá de carqueja, chá do broto de goiabeira, chá de manjerona, chá de algodoeiro, chá de pitangueira, chá de artemísia, chá de camomila, sopa de batata com alho, maçã crua raspada, purê de batata, banana assada com canela, caldo de legumes com salsão, alho e torradas.  

*Prisão de ventre - A ansiedade, o estresse, alergia alimentar, refeições gordurosas e condimentadas são as piores causas da prisão de ventre. A falta de fibras na alimentação é uma das maiores causas de doenças no organismo pois  o acúmulo de substâncias nos intestinos facilitam a formação de bactérias , provocando debilitações e mal estar geral.

Terapias indicadas - Suco de beterraba, suco de cenoura, chá de alecrim,  maçã crua, chicória, couve, acelga ,mamão papaia, folhas verdes,legumes  e frutas diversas, azeite de oliva.  

Estômago-azia, má digestão, úlceras-  É o estômago o aparador de nossas emoções. É nele que  descarregamos todas as nossas frustrações de vida. O estresse diário é o maior causador de distúrbios no estõmago. Manter a calma é necessário.

Terapias indicadas - Chá de carqueja, suco de couve manteiga, suco de almeirão, suco de repolho verde, chá de salva, chá de tomilho, chá de louro, chá de maçã, chá de espinheira-santa, chá de anis, chá de hortelã, chá de erva- doce, chá de alecrim, chá de boldo, suco de laranja-lima da Pérsia, chá de camomila. Chá de gengibre ajuda na cicatrização de lesões no estômago.  

Pâncreas - Diabete, Pancreatite - Terapias indicadas -  Eliminar o açúcar e produtos gordurosos, salada de pepino, salada de agrião, chá de alcachofra, salada de chuchu, salada de acelga,salada de couve- flor, salada de cebola com limão, vitamina de abacate,  salada de abacate com gotas de limão, suco de vagem, suco de berinjela, berinjela assada, salada de repolho verde, repolho roxo refogado, chá de jambolão, chá de pau-ferro, chá de  pata-de vaca, chá de alfazema, suco de agrião, suco de laranja lima.  

Artigo feito com base em estudos em Naturopatia Aplicada.

Bibliografia:

BALBACH, A. As Plantas Curam. Edições Vida Plena-Itaquaquecetuba-SP.

BALBACH, A.; BOARIM, D. As Frutas na Medicina Natural. Ed. Missionária- 1993. Itaquaquecetuba-SP.

BALBACH, A.; BOARIM, D.  As hortaliças na Medicina Natural. Ed. Missionária,1992.  Itaquaquecetuba - SP.

LEMMO, P. Saúde para Milhões. Edições Vida Plena-1998. Itaquaquecetuba-SP.  

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Étis Tânia M. Tonello Martins   
Terapeuta holístico credenciado para a realização de diversas terapias, tais como, cristais, numerologia, o poder da oração, anjos, salmos, fitoterapia, cromoterapia, florais, aromaterapia, entre outras opções em tratamentos naturais com o objetivo de reequilibrar os corpos físico, mental, energético e espiritual do indivíduo.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa