Menu

Outono-Inverno, cuidar das PELES é preciso

Atualizado dia 4/22/2013 6:43:25 AM em Corpo e Mente
por Conceição Trucom


Facebook   E-mail   Whatsapp

No outono e inverno, mesmo vivendo num país tropical, existem mudanças importantes no clima. As temperaturas caem, transpiramos menos, o ar fica mais seco e aumentam os ventos... E tudo isso afeta muito as nossas peles, externas e internas.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), no OUTONO, os pulmões e as peles ficam BEM fragilizados. No INVERNO, são os rins, bexiga, ossos e dentes.

Lembrar que envelhecimento é o mesmo que ressecamento, portanto, HIDRATAR-SE é hábito de extremo cuidado para com o nosso corpo, saúde e juventude. Principalmente nestas estações do ano, que nos provocam este ressecamento natural.

Porém, aquela dica tão divulgada de tomar 2 litros de água/dia é muito relativa porque há que se ver:

1) Que estação do ano estamos?

Quem tem plantas sabe que se regá-las no outono-inverno com a mesma quantidade de água usada no verão-primavera as raízes irão apodrecer, a planta irá se afogar e até morrer.

Portanto, existe esta necessidade de adequarmos nossa alimentação e hidratação, respeitando os ritmos da natureza. Somos parte da natureza, certo?

O ideal é hidratar-se SIM, mas no outono-inverno precisamos estar antenados, mais do que sempre, com... 

2) Que água você está consumindo?

Teria que ser uma água sagrada, hidratante, redutora, estruturada e rejuvenescedora. Ou seja, nestas estações o mais importante é a QUALIDADE e não a quantidade de água que tomamos. Porque o excesso poderá estressar aqueles sistemas que estão fragilizados segundo a MTC.

As dicas são os SUCOS VERDES, a Vitamina da Lua, a água solarizada, o Rejuvelac, o Kefir (do tipo água, porém alimentado com frutas secas e não açúcar mascavo) e a água que está naturalmente nos alimentos do reino vegetal, crus, frescos, maduros, da estação: frutas, legumes, verduras, as sementes germinadas e os brotos. 

Esqueçam refrigerantes, águas embaladas em garrafas pet e águas industrializadas, que em geral, principalmente com esta MODA NEFASTA de que água tem que ser alcalina e ter pH elevado. Água saudável tem que ser ALCALINIZANTE (não necessariamente alcalina), redutora (jamais oxidante) e principalmente HIDRATANTE.

Os links relacionados para você saber e aprender mais são:

Água solarizada / Avaliações da Água Solarizada 

Rejuvelac e Kefir - saiba mais na página do Assinante Doce Limão

Suco de Luz do Sol - texto / Suco Luz do Sol e BROTOS - vídeos 

Vitamina da Lua - texto / Vitamina da Lua - vídeo

3) Como está sua alimentação?

Porque quanto mais cozida e animal, mais desidratante e acidificante será. Sim, porque a comida cozida (incluso a congelada) é 100% EVAPORADA durante o seu preparo... e os alimentos de origem animal, para serem digeridos, exigem elevada produção de ácido clorídrico (substância altamente acidificante), principalmente na forma de frituras, embutidos ou temperados com monoglutamato sódico (o famoso e nefasto sazon)...

Daí será mesmo preciso tomar muita água, mas o ideal é que seja do tipo exemplificado nos links acima, para ir retomando a hidratação ideal e a vontade de se alimentar mais saudável. Ou seja, mais conectado com a natureza e a sua natureza, que é ser hidratado, mineralizado, portanto, um SER VITAL.

Caso sua alimentação seja bem vegetariana e pouco cozida, talvez nem precise destes 2 litros água/dia (a menos que você seja um atleta ou trabalhe com força física), porque parte desta água já está sendo consumida via alimentos crus, frescos e maduros da estação. No meu caso, por exemplo, acabo tomando os 2 litros/dia pela atividade física que realizo diariamente. Mas, nos dias quando não estou dando palestras, às vezes, acontece de tomar cerca de 1 litro de água, justo porque tenho tempo de tomar mais sucos verdes e comer muitas frutas.

Vamos às receitas de uso tópico? Que chamo de spa caseiro ou lambuzança REAL...

Tratamento facial OU Doril nas rugas

Ingredientes: 30 ml (2 colheres sopa) de óleo de linhaça (antiinflamatório) - 15 ml (1 colher sopa) de óleo de babaçu (agente anti-rugas) - 15 ml (1 colher sopa) de óleo de girassol (emoliente e nutritivo) - 2 ml de óleo de copaíba (bactericida e conservante natural, além de FPS 8) - 14 gotas de óleo essencial de lavanda (relaxante e regenerador celular) e 26 gotas de óleo essencial Tea tree (bactericida de amplo espectro e regenerador celular).

Preparo: Misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro (ideal com tampa gotejadora). Aplique no rosto e pescoço com massagens suaves e delicadas, para aumentar a circulação, portanto, ativar a desintoxicação e desinflamação. Deixe permanecer sobre a pele. Ideal aplicar pela manhã após o banho e à noite antes de deitar. Esta sinergia da aromaterapia é indicada para tratar problemas de pele, micoses, manchas vermelhas, feridas, candidíase, psoríase, rosáceas, displasia mamária, picadas de insetos, rachaduras e até câncer de pele.

Por último, ele mantém a pele protegida do frio e ressecamento.

Para quem desejar adquirir esta sinergia pronta ou as matérias-primas é só entrar em contato com a ViverZen e buscar o REGENERADOR CELULAR E BACTERICIDA.

LEIA TAMBÉM Outono-Inverno, tempo de cuidar das nossas PELES. Texto que escrevi no ano passado e com mais receitas do spa caseiro!!!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 25


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Conceição Trucom   
Conceição Trucom - química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, QV e bem-estar.
Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte.
Site: www.docelimao.com.br
Facebook: Conceição Trucom
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa