Menu

Perda dos dentes - 80% dos idosos brasileiros têm menos de 20 dentes

Atualizado dia 5/19/2010 11:42:39 AM em Corpo e Mente
por Gilberto Branco de Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quase 80% dos idosos brasileiros tem menos de 20 dentes

Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP mostrou que metade dos brasileiros entre 35 e 45 anos perdeu ao menos 12 dentes e que cerca de 80% dos idosos no País têm menos de 20 dentes. Segundo o estudo, aproximadamente 35% dos idosos que precisam de dentadura não têm acesso a ela.

A pesquisa analisou dados do levantamento mais recente sobre o assunto, o Projeto Saúde Bucal Brasil 2003, publicado pelo Ministério da Saúde em 2004. O levantamento foi feito em 250 municípios de todos os estados e abrangeu 13.471 adultos entre 35 e 44 anos e 5.349 idosos entre 65 e 74 anos. Com as informações, a tese indicou quais fatores tinham relação com a perda dentária em adultos, com a falta de dentaduras e a presença de menos de 20 dentes na boca (edentulismo funcional) em idosos.

"Quem tem menos de 20 dentes não consegue mastigar ou falar de forma eficiente", explica o dentista Rafael da Silveira Moreira, autor da tese. "E a estética fica comprometida".

A pesquisa aponta que a média de perda dentária e edentulismo funcional foram maiores entre os habitantes de cidades pequenas, estados onde são extraídos mais dentes por habitante e regiões com menor número de dentistas por habitante.  

Condição social

Tem maiores chances de perda dentária pessoas com menos anos de estudo e quem não recebeu informações sobre como prevenir doenças bucais. Outros fatores de risco eram demorar mais de três anos para ir ao dentista ou só ir em situações de emergência.

Faltam dentaduras

O estudo mostrou que há mais idosos precisando de dentadura, e sem acesso a ela, nas cidades com menos de 100 mil habitantes, microrregiões em que muitas pessoas só vão ao dentista em situação de emergência e nos estados onde os adultos têm menor escolaridade.

Reportou: Dr. Gilberto Branco de Souza - acesse nosso site https://gbs-odonto.blogspot.com/

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Gilberto Branco de Souza   
Dr.Gilberto Branco de Souza, formado em 1982 pela Universidade de São Paulo em Odontologia. Especializado em Endodontia pela USP e em Prótese Dental pela Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas. Pós - graduado em Implantes dentais na PROFESSIONAL DENTAL IMPLANT CONTINUING EDUCATION da Escola de Atualização Profissional da PARAGON Implant
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa