Menu

Reflexões sobre a dificuldade de emagrecer no pós-parto

Atualizado dia 2/8/2010 1:36:41 AM em Corpo e Mente
por Amano Bela (Josie Zecchinelli)


Facebook   E-mail   Whatsapp

 

peso emocional
 

Vejo o quanto é freqüente a queixa sobre a dificuldade de perder peso após a gestação e, mais ainda, a ansiedade em querer voltar logo ao corpo anterior à gravidez. Como psicoterapeuta corporal, decidi compartilhar algumas reflexões sobre estas questões que podem auxiliar às mães ansiosas por soluções. O trabalho físico e a alimentação são componentes essenciais para a perda de peso, mas o fator emocional pode ser algo determinante para o sucesso do trabalho. Se houver uma integração entre todos estes elementos, as possibilidades de um resultado mais duradouro se ampliam.

No campo da psicologia corporal, estudamos a íntima relação entre psiquismo, emoções e corpo. As posturas e formas que adotamos corporalmente estão intimamente relacionadas à nossa percepção do mundo, à forma como nos sentimos em relação à vida e a como nos organizamos psiquicamente. Nossa personalidade não é apenas mental, ela também é corporal.
Quando falamos de maternidade, falamos de um momento sábio da natureza, em que há uma modificação fisiológica, e, conseqüentemente, psíquica. Se o corpo da gestante está sendo alterado em sua organização e forma, isso também afeta sua personalidade. Os hormônios liberados durante a gestação também colaboram para que a estrutura psíquica esteja alterada. Ao mesmo tempo em que podem aflorar questões emocionais, conteúdos inconscientes podem ficar mais acessíveis para a consciência, também há uma capacidade de resolução diferenciada, se a mulher estiver conectada com seu corpo e sua sensibilidade (eis a sabedoria da natureza em ação).
Se a mulher não conseguir lidar com as questões que surgem durante a gestação, o que aflorou pode continuar presente em seu universo emocional e afetar o parto e o pós-parto - esse acúmulo de informações emocionais não resolvidas pode se tornar uma bola de neve, trazendo dificuldades nas vivências relativas a esses períodos.

Diversas terapias podem auxiliar a mulher a ter consciência dos padrões comportamentais/emocionais que estão afetando o corpo.
Recentemente, saiu um artigo no site IG sobre um psiquiatra francês chamado Stéphane Clerget, que escreveu um livro sobre a relação entre o peso corporal e as emoções (relação considerada e pesquisada há muitos anos pela Psicologia Corporal).
A tradução do título do livro para o português é "Os Quilos emocionais - como se liberar sem regime, nem medicamentos", e a proposta é exatamente essa: buscar as bases emocionais que afetam o corpo e a relação que se cria com a comida. O autor diz que cerca de 90% das pessoas que fazem uma dieta para emagrecer, ao final de cinco anos, retorna ao seu peso original ou maior do que tinham.
A investigação dos impulsos inconscientes ou conscientes que nos levam a comer mais, a ganhar peso ou a uma dificuldade em perder peso, independente do quanto se come, pode trazer resultados mais eficientes e duradouros para as mulheres no pós-parto. Há uma questão a ressalvar: para que qualquer processo terapêutico funcione, é preciso que o indivíduo queira assumir o compromisso consigo mesmo e a responsabilidade pela mudança.
Muitos de nós ainda queremos que alguém resolva nosso problema instantaneamente, queremos encontrar um remédio que nos faça emagrecer sem esforço, queremos que alguém nos faça emagrecer, o que dificulta ainda mais a situação. Além disso, pode levar um certo tempo para resolver questões emocionais, que varia de pessoa para pessoa. No entanto, os resultados vão além de apenas emagrecer. Quando buscamos o autoconhecimento, quando resolvemos questões emocionais profundas, isso afeta nossas vidas também profundamente, podemos literalmente mudar nossas vidas em muitos aspectos, além do corpo. Isso é algo mágico, mas também mexe com muitos medos, dos quais muitas vezes não temos consciência e nem sempre queremos enfrentar.

Mudar não é fácil, é mais fácil continuar no mesmo lugar, no que já conhecemos, do que lidar com o desconhecido, o novo. Portanto, observe bem o que acontece com o seu corpo, suas emoções neste momento e veja se realmente está disposta a buscar ajuda.
Se pergunte "Por que não consigo emagrecer?", "Como eu me mantenho nesse estado?", "Como me beneficio com esta situação?", e faça uma profunda avaliação de como você tem agido para se manter nesta forma, talvez as primeiras pistas do que está por trás do seu ganho de peso comecem a aparecer.
Além disso, faça uma investigação de si mesma, de sua história desde que começou a ganhar peso, de como andam suas emoções desde então, de como é a sua relação com a comida e com seu corpo, dos pensamentos que passam por sua cabeça quando olha para a comida e quando olha para si mesma, além da investigação sobre os possíveis traumas a que você possa ter sido submetida recentemente.
E saiba que muitas vezes só mudamos com ajuda, pois assumir a responsabilidade por si, por sua mudança, é mais fácil quando há uma testemunha, quando temos alguém ao nosso lado afirmando o compromisso que fizemos com nós mesmos. Sozinhos, tendemos a nos perder em nossos padrões e desculpas dos quais geralmente não temos consciência, nos tornamos vítimas de nós mesmas. Pense nisso. 

fonte:  https://www.maternidadeconsciente.com/artigos/reflexoes-sobre-a-dificuldade-de-emagrecer-no-pos-parto/ 

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Amano Bela (Josie Zecchinelli)   
Psicoterapeuta Corporal, Doula e Educadora Perinatal; pesquisa e desenvolve atividades, desde 2002, nas áreas de Terapias Integradas de Respiração e de terapias relacionadas ao início da vida. Contato: (11) 9338 4676 - www.escoladerenascimento.com.br - www.maternidadeconsciente.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa