Menu

Saúde e bem estar, metas para 2011

Atualizado dia 10/21/2021 5:28:14 PM em Corpo e Mente
por Roberto Debski


Facebook   E-mail   Whatsapp

Devemos perceber e entender que não há separação entre corpo e mente. Esta "separação" é fruto do paradigma cartesiano ocidental, modelo teórico criado há alguns séculos para evitar que a religião influenciasse e impedisse o progresso das ciências naturais. Assim, o corpo ficaria sob o domínio da ciência que faria suas pesquisas livremente, e a psique ou a alma ficaria sob o domínio das religiões. Tanto é assim que no oriente, as medicinas tradicionais mais antigas do mundo, como a Medicina Chinesa, a Acupuntura e a medicina Ayurvédica, tem o ser humano como um todo indivisível, corpo, mente, energia e espírito.  

Nosso emocional afeta diretamente nosso físico. Para perceber este fato, lembre-se de uma ocasião em que "levou" um grande susto. Imediatamente, seu coração disparou, você sentiu tremores no corpo, pode ter começado a suar, sentido a visão turva, enfim, um fator inicialmente mental desencadeou uma série de reações orgânicas simultaneamente. Já numa experiência inversa, lembre-se de uma ocasião em que se sentia em paz, tranquilo, otimista, suas sensações físicas eram harmoniosas, todo seu organismo parecia sentir-se bem e funcionando adequadamente.

 A Mente não se encontra somente no encéfalo ou no cérebro, e sim em todo o corpo, e se alguém está depressivo, não é somente nas emoções, mas todas as células de seu organismo também encontram-se depressivas, inclusive o sistema imunológico, o que acarreta queda da imunidade e resistência,   levando a doenças diversas. 

O estresse crônico assim debilita as funções psicológicas, neurológicas, imunes e endócrinas e pode desencadear e perpetuar as doenças crônico-degenerativas que acometem o ser humano na atualidade, trazendo grandes limitações e sofrimento. 

Quando trabalhamos a elaboração e o planejamento de metas, isto aumenta a sensação de "controle" que todos precisamos ter para nos sentirmos bem. Este controle nunca será dos resultados, e sim de nossa postura, foco de atenção, comprometimento e principalmente, de nossa ação.

O setor da indústria, comércio e serviços trabalha com metas, imagine o caos que seria se não fosse desta maneira, esperando para "ver o que acontece". Ainda mais empresas quebrariam e passariam por dificuldades do que ocorre na atualidade. 

Se transferirmos isto para as pessoas, os projetos, metas e ideais norteiam nosso caminho na vida. O problema é quando há um apego rígido àquela meta, sem flexibilidade ou alternativas, o que pode trazer decepções e perda de motivação durante o trajeto. 

A época de final de ano é um símbolo de mudança, de novas possibilidades de transformação, um período no qual antigos ideais de crescimento, prosperidade, saúde e evolução, como num passe de mágica voltam a parecer viáveis e possíveis. Sendo assim, esta época deve ser adequadamente aproveitada, com o aprendizado de como realizar efetivamente tais promessas, ou seja, com a elaboração das metas para o ano novo seguindo parâmetros efetivos, através da mudança de crenças pessoais limitantes e padrões de comportamento repetitivos, por exemplo, através da Programação Neurolinguística (PNL). 

Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR) entre outubro e dezembro de 2009 mostrou que menos de 30% das pessoas cumprem as promessas feitas na empolgação da virada de ano. Cerca de 26% esquecem da lista após sete dias e, até seis semanas depois, 44% voltam aos hábitos de sempre. Conforme o tempo vai passando, se as metas não foram criadas com método adequado que altere o sistema de hábitos e crenças pessoais, terão grandes chances de não serem cumpridas.

O gerenciamento do estresse, ainda mais no mundo de hoje, deve ser objeto de cuidado constante e passa pela tomada de atitude em diversas áreas de nossas vidas. Ter em mente sempre o sentido de nossas vidas, mudar a maneira como a encaramos, buscando o otimismo, o bom humor, a flexibilidade física e mental, os relacionamentos afetivos que proporcionem crescimento para todos os envolvidos. 

Investir em bons hábitos e num estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, atividade física regular e prazerosa, evitando drogas que interferem no equilíbrio corpo-mente, sejam ilícitas ou lícitas, enfim, a conquista da saúde e da qualidade de vida dependem diretamente das escolhas que fazemos. 

Além das escolhas e atitudes colocadas acima, procure criar e ater-se às suas metas. Escrevê-las em um lugar e periodicamente lê-las faz com que elas se mantenham no foco de sua atenção, o que aumenta a probabilidade de efetivá-las. 

Modificar seus hábitos e crenças pessoais limitantes é um passo fundamental e se consegue através de insights, transformações de compreensão a respeito de sua própria vida, que podem ocorrer espontaneamente, despertados pela leitura, pelo aprendizado e experiências de vida ou através da ajuda de um profissional, como por exemplo um psicólogo ou coach. 

A acomodação, a permissividade, as desculpas, o responsabilizar os outros por nossas vidas, por nosso sofrimento e fracassos, a falta de atitude e de se responsabilizar por sua própria existência são grandes inimigos de uma vida saudável, plena e feliz. Assumir sua existência através de suas escolhas e atitudes pode dar trabalho, mas creia, vale muito à pena. A vida passa muito rapidamente, e só temos o Hoje para mudar. Faça sua parte, e seja feliz. 
 
Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Roberto Debski   
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Master Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Formador e facilitador em Constelações Familiares Sistêmicas Acompanhe nossos próximos eventos! https://www.facebook.com/debskiroberto/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa