Menu

TOC - TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Atualizado dia 10/9/2006 4:18:06 AM em Corpo e Mente
por Suzana da Silveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um dos mais freqüentes transtornos mentais que atingem a população em geral. É caracterizado por obsessões e/ou compulsões.

As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos desagradáveis e aparentemente sem sentido que surgem de maneira repetitiva e involuntária. As tentativas de rejeitá-los são, na maioria dos casos, sem sucesso.
Obsessões comuns incluem:
- Medo de sujeira ou de se contaminar.
- Preocupação com ordem, simetria e perfeição.
- Idéias constantes de sons, imagens, números ou palavras.
- Medo de machucar um parente ou amigo.
- Medo de ter idéias maldosas/pecaminosas.

As compulsões são comportamentos repetitivos, ritualizados, que têm por objetivo aliviar a ansiedade resultante de uma obsessão.
Compulsões típicas incluem:
- Lavar as mãos repetidamente.
- Checar repetidamente se as portas estão trancadas e se está tudo desligado.
- Arrumar objetos em uma ordem precisa.
- Contar até um mesmo número repetidamente.
- Tocar em certos objetos um número certo de vezes.

Quando você realiza esses rituais sente alívio da ansiedade, mas não por muito tempo. Logo o desconforto retorna e se sente obrigado a repeti-los.

Se você possui um transtorno obsessivo compulsivo, provavelmente, sabe que seus pensamentos e atitudes repetitivas são irracionais e sem sentido, mas não consegue se livrar delas. Você pode até controlar esse comportamento por um tempo, mas seus esforços enfraquecem depois de meses ou anos de luta. Eventualmente, seus rituais consomem seu dia cada vez mais e mais, fazendo com que seja impossível levar uma vida normal.

Há diferença entre ser um perfeccionista e ter o TOC. Talvez você esteja sempre adiantado nos afazeres do trabalho, é tão bom nos esportes como um profissional, e mantém o chão da sua casa tão limpo que poderia comer nele. Mas isso não significa que tenha o transtorno obsessivo compulsivo. Isso quer dizer apenas que você sempre espera o melhor de si mesmo em tudo o que faz. Esse comportamento contribui para sua auto-estima e sucesso; não são observados em pessoas com o TOC.

O comportamento associado ao transtorno interfere com os afazeres do dia-a-dia. Você tem costume de limpar as maçanetas da sua casa depois que alguém as toca? Anda pela calçada evitando as linhas formadas pelas rachaduras? Checa constantemente o fogão para ver se está desligado com medo de um incêndio? A sensação de que você precisa realizar rituais como esses pode ser um indicador de que tenha TOC.

Se você possui esse transtorno, esses rituais repetitivos podem tomar conta da sua vida. Você tem pensamentos estranhos, não desejados ou imagens que não têm sentido.
Pensamentos e imagens que se repetem, por mais que você tente resistir. Você tenta esconder esse problema dos seus amigos e colegas de trabalho para não passar por louco.

O TOC não afeta apenas adultos; normalmente começa na adolescência ou na infância. Cerca de um terço a metade dos casos em adultos foram iniciados na infância. Os médicos não sabem exatamente a causa do transtorno obsessivo compulsivo. Alguns pesquisadores acreditam que a causa seja biológica enquanto outros acham que a desordem tenha origem em comportamento adquirido. Outros acreditam que a causa seja tanto biológica quanto por influência do meio-ambiente. Outros, que um nível insuficiente de serotonina, um mensageiro químico do cérebro, pode contribuir para o TOC.

O primeiro passo para a cura deste ou de qualquer distúrbio é o conhecimento e a aceitação. Agora é a hora de parar de pensar que seus problemas são imensos ou que vêm acompanhando-o por muito tempo. Seja curioso a respeito de como você pode mudar estes velhos moldes. Tenho viabilizado excelente retorno através de técnicas concomitantes:
Terapia de Regressão, Reprogramação Mental, Florais de Bach, Reiki e Radiestesia.

Texto revisado por Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 71


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suzana da Silveira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa