Menu

O sistema e você: desligando o botão

Atualizado dia 12/6/2013 12:00:07 AM em Espiritualidade
por Fernanda Luongo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Este é um artigo para falar especialmente com aqueles que criticam o sistema em demasia, os nomeados chorões sociais. Quero chacoalhar os que muito falam e pouco fazem, os que são rápidos para condenar e lentos no perdão, e que são peritos na detecção dos problemas e deficiências e alheios às suas soluções.

O conflito está no homem, e estando no homem, em seu interior, só pode ser resolvido ali dentro. O que está fora é um reflexo perfeito do que está dentro.

O sistema que tanto o incomoda, desde a manipulação até o domínio em massa, só existe fora porque também existe um sistema operando no íntimo: O EGO.

Esta dualidade, este conflito, esta guerra existe dentro de você neste exato momento. Existe um ditador aí que quer lhe manter ignorante, e completamente cego para a verdadeira realidade. Este ditador lhe conta mentiras todos os dias, lhe maltrata, lhe faz sofrer, lhe faz identificar-se com isso e com aquilo, e lhe confunde o tempo todo.

Você tem vontade de libertar-se dele, e às vezes até consegue vislumbrar ou vivenciar algum momento fora das grades, mas eis que mais do que gostaria se vê preso novamente: por seus preconceitos, medos, culpas, glórias, ambições, necessidades...

A partir de sucessivas tentativas (falhas) você se projeta para o exterior e começa a enfatizar tudo de ruim que o cerca, mas isso não resolve e nem muda a questão central. O sistema funciona como funciona, pois o homem é como é. O mundo está sendo conduzido, controlado, influenciado, modificado, pois os seres humanos estão operando a partir do EGO e não da essência. Portanto, para mudar o mundo o ponto de origem do trabalho deve ser interno e não externo. Só vamos ter um mundo melhor quando existirem seres humanos melhores, e para isso é necessário que se desligue o sistema de controle chamado EGO.

A sombra que enxergamos e chamamos de “sistema” nada mais é do que a sombra daquilo que Jung chamou de Inconsciente Coletivo. Sombras somadas e projetadas de todos os seres humanos que habitam essa enorme casa chamada Planeta Terra.

Quando cessar o conflito interno no homem, ele cessará também externamente. Quando cessar a hipocrisia, o preconceito, e o medo interiores, aí sim o mundo exterior terá mais transparência, aceitação e confiabilidade. Se as pessoas resolvem lutar contra as pessoas a guerra continuará. Se as pessoas optarem por resolverem seus próprios conflitos internos, se escolherem limpar suas próprias casas, aí sim a paz poderá ser alcançada.

Antes de ficar apenas criticando o modo como o “sistema” funciona, preste mais atenção ao funcionamento de seu próprio sistema pessoal. Entenda seus mecanismos íntimos, suas programações, suas motivações, suas reações, e renuncie a tudo aquilo que não partir de um local genuíno de amor, pureza e paz. Quanto mais você lapidar a si mesmo, menor será a influência que o “sistema” exercerá sobre você. E se todos nós vasculharmos e nos dedicarmos a conhecer os mais recônditos espaços de nosso Ego, um dia esse “sistema” externo de domínio e manipulação deixará de existir por completo.

“Enquanto eu caminhava em direção ao portão que me conduziria à liberdade, eu soube que se eu não abrisse mão da amargura e do ódio por trás, eu ainda estaria na prisão”.
Nelson Mandela

Precisamos dar o primeiro passo para que tudo aquilo que almejamos se concretize e o primeiro passo nesse caso é olhar para o sistema que opera dentro de nós e nos libertarmos dele!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernanda Luongo   
Cantora, escritora, autora de três obras literárias já publicadas no país, terapeuta holística, registrada no Conselho Nacional de Terapia Holística CRT: 46.801 e originadora do Método Akhenaton®.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa