Menu

A mente travada

Atualizado dia 3/28/2012 1:25:55 PM em Espiritualidade
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pelas experiências negativas em nossas vidas passadas, encarnamos com uma carga de crenças negativas abrigadas em nosso inconsciente. Nossas experiências na vida presente iniciam-se a partir dessas crenças e de nossas observações sobre o mundo que nos rodeia, fazendo com que tiremos conclusões distorcidas acerca da realidade. Desde a infância, a realidade nos parece assustadora, sentimo-nos sempre ameaçados por perigos ilusórios, porém, "reais" em certa medida, pois as tais ameaças são provenientes das energias das pessoas que nos rodeiam, as quais têm questões de vidas passadas relacionadas conosco ou contém apenas a mesma qualidade energética de pessoas com as quais temos questões de vidas passadas a serem resgatadas. Diante dessas sensações, inevitavelmente, criamos um comportamento "persecutório".

A partir dessas condições e percepções distorcidas, criamos nossas estratégias de sobrevivência. A mente só pensa em uma coisa: sobreviver! Ela acredita que enquanto "souber de tudo", mantendo-se no controle, ela estará a salvo. Isso cria em nós a necessidade de pensar, planejar e calcular, incessantemente, para que tudo esteja "sob controle". Só acreditamos que coisas ruins irão acontecer e, se e quando, por algum motivo, conseguimos acreditar em um Universo benigno, a mente entra em pânico e reverte essa percepção divina levando-nos novamente a acreditar no pior. Conscientes ou não desse processo interno, ele está sempre nos (des)orientando.

Se pararmos para "escutar" a voz negativa interior, por trás de toda essa estratégia, perceberemos este tipo de pensamento: "Não adianta, você nunca vai conseguir se superar e, caso consiga, eu sempre vou te perseguir e te destruir".

Com esse tipo de percepção distorcida a mente se sente ainda mais em aflição e busca mais desesperadamente pelo controle da situação e entra em um processo obsessivo-compulsivo e se torna prisioneira dele. A mente simplesmente trava em determinadas situações em que são disparados esses mecanismos persecutórios criados pela crença no mal e fica prisioneira dentro de um lugar viscoso, como se fosse um limbo, um lugar que não conseguimos acessar, mas que nos traz sensações muito reais de estarmos perdidos e anestesiados nesse lugar sombrio e deserto. Apesar de essa clausura nos trazer extrema agonia, fazendo com que desejemos sair dali desesperadamente, não conseguimos, pois a mente se sente segura nesse limbo, ela acredita que ali ninguém poderá nos ferir, acredita que nada de mal possa nos atingir.

Nosso desespero aumenta e travamos uma luta interna. Nosso lado que nos mantém prisioneiros luta desesperadamente contra o lado que quer nos libertar. Um conflito intenso nos acomete nos levando para um processo de mais desorientação. Somos prisioneiros de nossa própria mente.

A mente teimosa, orgulhosa e medrosa, não tem o mínimo desejo de abrir mão desse "lugar seguro", ela se mostra sofredora e desejosa em fazer de tudo para nos libertar, mas desde que seja através de um recurso que não a tire do poder e não a faça perder a razão, a mente sempre quer estar certa. Ela acredita piamente que está sendo injustiçada, agredida ou ameaçada, portanto, ela só sai do limbo quando tiver certeza de que todo o mal externo foi resolvido, à maneira dela.

Nesse limbo, nossas crenças negativas ficam ainda mais potencializadas e a mente, obsecada em provar que "sabe o jeito certo" de resolver as coisas, debate-se cada vez mais, levando-nos, muitas vezes, a sentir "que estamos ficando loucos", com total descontrole e desequilíbrio, o que nos atormenta de forma assustadora.

Para essa condição, como sempre, o primeiro recurso de poder que temos à nossa disposição, é tomarmos consciência desse mecanismo persecutório e obsessivo da mente. Isso se faz com a vontade consciente de ativarmos o observador interno. A parte de nós que se conscientiza é o nosso Eu Superior e, quando permitimos que ele se manifeste com esta percepção da incoerência e do descontrole criado pela necessidade de controle, naturalmente somos levados a um melhor estado interno, que nos relaxa, fazendo com que possamos perceber a obsessão da mente, com mais clareza ainda. Quanto mais somos capazes de perceber essas atitudes de nossa mente e de nos mantermos apenas como observadores - sem julgamentos, críticas ou resistência -, e com uma profunda aceitação de toda a realidade interna, mais conseguimos resgatar, pouco a pouco, o equilíbrio e a sabedoria interior.

Porém, como esse limbo é um lugar muito viscoso, mesmo que consigamos ter essa consciência e certo equilíbrio, compreendendo que tudo é pura ilusão criada pela mente, ainda assim nos sentiremos presos. A diferença, é que o desespero diminui e começamos a nos desidentificar com aquela "falsa realidade", o que nos leva à sensação em nosso coração de que "está tudo certo", que tudo isso logo passará. Dessa forma, a aceitação vai se instalando mais e mais, fazendo com que consigamos elevar nossa consciência com o desejo de encontrarmos uma "nova forma de viver as mesmas experiências". Nós trouxemos conosco, ao encarnar, todos os planejamentos do "jeito certo de vivermos a vida", porém, por conta de nossas crenças negativas trazidas e potencializadas com nossas percepções distorcidas, entendemos que esse "jeito certo do Espírito" era o "jeito errado que nos levava à dor". Assim, deixamos de lado, lá na infância, o "pacote do jeito certo", desaprendendo-o e quase o desativando - se não usamos perdemos - e acabamos criando o "jeito certo (errado) da mente" e nos acostumamos a ele e o "aperfeiçoamos". E deu nisso... nossa mente prisioneira do seu esquema, levada ao limbo infinitas vezes, passando a aceitar esse limbo como um lugar "seguro", o que sempre a leva novamente a ele.

Quando tomamos consciência dessa realidade oculta, assustadora e sabotadora que ocorre dentro de nós, somos então capazes de superar esse padrão de comportamento. A partir disto, basta que desejemos acessar o "jeito certo impresso em nosso ser", para que possamos reativá-lo. Com isso podemos, pouco a pouco, resgatar nossa "sanidade" e nossos recursos divinos de cura, que carregamos em nosso ser. Não deveremos pensar sobre isso, mas sim "sentir essa verdade", nos entregando ao fluxo divino, com a certeza de que nossa intenção, esforço e vontade nos levarão à cura.

Esse é um processo, não adianta termos pressa em corrigir aquilo que durante anos foi construído e reforçado negativamente. A pressa só nos destruirá. A vida em si é um processo, basta aceitarmos e nos entregarmos a ele e tudo se resolve de forma divina.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 165


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa