Menu

Aceitação - O Caminho do Despertar

Atualizado dia 1/7/2014 2:54:18 PM em Espiritualidade
por Nadya Prado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Remoer o que já passou e criar expectativas exageradas com relação ao outro produzem mágoas e decepções.

Valorizando em demasia o passado e o futuro, acabamos por desprezar o hoje, o aqui e o agora.
Idealizamos um mundo, com pessoas perfeitas e buscamos relacionamentos que preencham o nosso vazio.

Queremos viver em um mundo seguro e controlável, monitorado e previsível. Antecipando possíveis problemas, tragédias e inconvenientes. Escapando da dor e do que desagrada. Mas por mais que se tente, não há como prever e controlar todas as coisas.

A ansiedade e a depressão se tornam patológicas e as crises psicológicas se acentuam na medida em que lutamos contra a nossa impotência diante daquilo que já aconteceu e nos machucou e do que virá inevitavelmente.
Ficamos absorvidos por uma torturante inquietação e revolta contra a natureza que não corresponde às nossas ilusões.

Crescemos em uma cultura que reprime o processo natural de viver e morrer. Alimenta o medo da vida e da morte do corpo físico, comprime e sufoca. Aprisiona e limita. Não há espaço para ser feliz carregando tanto sofrimento como bagagem.

Então, é preciso se libertar desta condição, desapegando-se desses sentimentos apreensivos, transformado a inquietação em paz interior.

Assumir o compromisso de aceitar pessoas, situações, circunstâncias e fatos, da maneira como se apresentam.

Se você está decepcionado, aborrecido e magoado com uma pessoa, uma situação, lembre-se de que não está reagindo à pessoa ou à situação, mas sim aos seus sentimentos pela pessoa ou pela situação.

Buscar se conhecer melhor, parar de julgar e condenar, compreender a grandeza que há além das aparências.

No processo de autoconhecimento somos levados a reconhecer a ilusão e o automatismo que nos guiam e nos cegam, diante da oportunidade diária que a vida nos concede.

Estar atento, acordar para o momento presente e aceitar o que nos é oferecido neste exato instante. Abandonar a Ilusão de poder e controle que, assentados no ego, impedem que vejamos a realidade maior de nós mesmos.

Você é o único responsável pela situação em que se encontra hoje e por tudo que considera problemático.

Esses sentimentos são seus e o que você está sentindo não é culpa de mais ninguém. Quando você reconhecer isso, estará pronto para assumir a responsabilidade pelo que está sentindo e poderá mudar o seu sentimento.  

O ego nos separa do Todo, cria o eu e o tu. Temos dificuldade para entender a dualidade e a polaridade que existe em tudo.

No caminho de transformação interior precisamos aceitar a morte do corpo físico como algo natural e imutável. Aceitar o bem e o mal, a luz e a sombra, eu e você. A unidade que se revelará pelos opostos.

 A aceitação da dualidade faz surgir a unidade.

Tudo o que reprimimos e lutamos contra se fortalece, torna-se maior e mais poderoso. A morte existe para aquele que a teme e que desconhece a sua essência.

Não criar expectativas em relação aos outros e não querer mudá-los. Temos o poder de mudar a nós mesmos e com isso, dissipando a turbulência da mente, somos capazes de enxergar o que há nas profundezas de nosso ser.

Transformar-se através da aceitação. Sair da dimensão ilusória da matéria e expandir a consciência além das limitações do ego.
Compreender que a vida é eterna no momento presente e que temos a oportunidade de vivenciá-lo plenamente.

Pare por um instante, olhe para o céu, fundindo-se a ele e a este momento, que se tornarão eternos. Sinta o seu corpo neste instante e ouça o que ele lhe diz. Perceba a conexão entre você e todo o universo.

Você saberá o que precisa aqui e agora. Seja o que quiser ser. Faça o que tem vontade.
Aceite o mundo como se apresenta e a transformação se fará.
Aceitar e compreender a  natureza é um processo que nos liberta do sofrimento interior.

A visão limitada de quem olha a paisagem de perto se torna apenas um pequeno ponto, diante da visão daquele que se expande e avista todo o universo, tornando-se parte do todo.

Om Shan!

Nadya Prem

Texto revisado 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nadya Prado   
Psicoterapeuta Transpessoal Técnica Naturopata, com extensão em Psicopatologias Psicanalíticas e Psicossomática Contemporânea., estudiosa dos estados alterados da consciência e transtornos psicológicos, inclusive mediunidade transreligiosa. Atendimentos online no skype Informações e agendamento envie email para [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa