Menu

Auto-estima

Atualizado dia 11/28/2008 2:26:04 PM em Espiritualidade
por Alethea Koumrouyan


Facebook   E-mail   Whatsapp

Auto-estima pode ser alta e pode ser baixa. Eu posso me gostar ou simplesmente não gostar do que sou. Auto-estima, como o próprio nome já diz, é uma coisa só nossa, portanto é nossa responsabilidade elevá-la, cuidando bem de nós mesmos, nos amando, respeitando nossos limites e desenvolvendo a autoconfiança suficiente para nos colocarmos em primeiro lugar. Mesmo assim, muita gente ainda pensa que sua auto-estima depende dos outros. Quando acreditamos nisso colocamos o poder de estarmos bem ou não na mão de outras pessoas. Ficamos vulneráveis!

Se cada vez em que eu receber um elogio me sentir nas nuvens e cada vez que for criticado, me sentir por baixo é porque estou me deixando levar pela opinião dos outros, estou dando minha vida para que os outros cuidem!

Cada um de nós é muito mais e muito menos do que os outros pensam que somos. Ninguém nos conhece assim tão profundamente, sendo assim, como posso me deixar levar por seus elogios e suas críticas? Nada pode ser assim tão verdadeiro! Por que, então, deixar que esses comentários mexam com o meu estado emocional? Por que viver como uma montanha-russa? Ora lá em cima, ora lá embaixo? O melhor elogio é o amor próprio! Elogie-se!

Já ouvi muitas vezes que é impossível ter auto-estima elevada se não temos apoio externo para tal. E eu digo que pode até ser difícil, mas não é impossível. Afinal, para que estamos aqui no Planeta Azul?

Acredito que estamos aqui para aprender a viver melhor conosco mesmos! Sim, porque nossos amigos, nossa família e todas as pessoas que amamos, um dia terão que seguir outros caminhos, assim como nós também teremos que seguir sozinhos pela Eternidade! A vida é eterna! Estamos aqui de passagem! E se não aprendermos a ter autoconfiança, independentemente do que os outros dizem, seremos uma péssima companhia a nós mesmos, não acham?

Não desanime achando que isso é complicado! Aprender é um processo e processos são longos, demorados e complexos, pois há muito vai e vem. Damos um passo adiante e voltamos um pouco, como um desenho em espiral; então, seguimos adiante novamente. O importante é continuar acreditando e seguir em frente.

Comece a perceber no seu dia-a-dia que quando estamos bem conosco mesmos, acabamos encontrando apoio de outras pessoas naturalmente, pois a nossa energia está no bem, nos deixando mais carismáticos porque estamos alegres! Quando estamos bem, os outros têm prazer em ficar ao nosso lado. Perceba também o que acontece quando você não está bem consigo mesmo... Faça esse teste!

O movimento para que os outros sejam bons com você é sempre de DENTRO pra FORA! Se eu me sinto seguro em mim mesmo, se eu gosto de mim como sou, integralmente, com meus defeitos e qualidades, os outros também irão gostar de mim. Mas a ordem é: EU primeiro! Se eu estou de bem comigo os outros REFLETEM esse meu estado de espírito e se estou de mal comigo o mundo também está de mal.

Se você tem ao seu lado pessoas que o põem lá em cima o mérito é todo seu! Foi você quem trabalhou por isso! Você fez por merecer! Você se amou primeiro! Semelhante atrai semelhante! Somos campos vibracionais, energia pura... somos como música! Se a sua música combina com a música do outro, vocês criarão um vínculo e, provavelmente, se darão muito bem porque a vibração é harmônica. Agora, se vibrarmos uma música ruim, atrairemos para nosso campo vibracional pessoas que se afinam com nossa música ruim e nossa relação com essas pessoas será desarmônica. Os outros são nossos espelhos! Se nos tratamos mal os outros nos tratarão mal também! Cada pessoa que conhecemos representa uma das facetas da nossa personalidade materializadas fora de nós; quando você gosta de alguém, perceba como esse alguém é parecido com você em coisas que você admira em si mesmo. Por outro lado, quando você não gosta de uma pessoa saiba que há também nessa pessoa que lhe causa repulsa, características que você não aceita em você! Olhe bem lá dentro, sem julgamentos, e repare como isso é verdadeiro. Por isso seja menos exigente consigo mesmo e com as outras pessoas também. Isso vai fazer com que você se ame mais e, de quebra, ame mais os outros também!

Não precisa acreditar em mim. Quero apenas que você seja mais observador e sinta se isso acontece com você também. Faça o teste. A vida é muito simples, nós é que a complicamos! As respostas estão todas aí, dando sopa para os olhares mais atentos!
 
Fique atento! Abra os olhos! Ame-se!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 33


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alethea Koumrouyan   
Astróloga, taróloga e terapeuta floral. Conheça mais sobre meu trabalho no site: www.decifra-me.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa