Menu

Avatar - um grande filme

Atualizado dia 2/8/2010 5:59:03 PM em Espiritualidade
por Adriana Borges


Facebook   E-mail   Whatsapp

O poder das imagens no mundo mobiliza pessoas, grupos, empresas e nações. E a magia do cinema que andava em baixa voltou impossível. Sua capacidade de reinvenção e de encantamento vem sendo demonstrada com toda força em "Avatar".
O filme tem vários méritos, desde a escolha da temática até o seu lançamento. A crítica ao imperialismo e a política belicista americana é mostrada através da ocupação e exploração de um outro planeta, Pandora, que poderia ser o Iraque ou a floresta Amazônica. O filme foi lançado em um momento de muita luta entre ambientalistas e políticos, em meio à fracassada Conferência de Copenhague. E o mundo todo está discutindo a questão do meio ambiente. É muito claro que o nosso modelo de exploração está mais do que esgotado, mas falta vontade política.

Outro ponto importante e sensível abordado pelo filme é a questão da importância da cultura e da espiritualidade de um povo. Pandora não era uma terra de incultos, primitivos ou bárbaros, mas sim de guerreiros, que tinham tradição, valores e história. A princesa de Pandora, Neytiri, também demonstra em suas falas e ações muita força, inteligência e coragem. Ela guarda e defende as tradições do seu povo que tem uma relação espiritual intensa com a natureza e os animais, principalmente, com as árvores.
A relação entre os homens e os animais é carregada ou religada através de uma energia superior que libera a raiva, acalma e coloca em harmonia todas as espécies. A história de amor entre o protagonista humano Jake e a princesa Neytiri também é bem real e humana, muito romântica, mas não é boba. A guerreira de Pandora é decidida, mas sabe perdoar, sabe brigar e proteger ao mesmo tempo. Ela ama seu povo e suas origens acima de tudo. Tem valores e é verdadeira.
E o protagonista, a princípio, um mercenário, sabe reconhecer esses valores e se investe deles para lutar por Pandora.
Avatar também é uma experiência mística. Uma experiência de redenção, de transformação espiritual e física. Quem assistiu e não se deteve apenas nas cenas de ação e aventura, que são sensacionais, percebeu que a história trata da força da espiritualidade de um povo, de uma energia muito forte e presente também em nossas vidas.

Avatar consegue comover as pessoas pela história, pelo visual e pela emoção que causa. Você de alguma maneira entra no filme  e tanto quanto Jake se identifica com aquele povo. Torna-se um Avatar também. Talvez seja esse o fascínio que os jogos eletrônicos causam em seus jogadores. Há mais que uma integração com o protagonista. Há uma formação de identidade, desenvolvimento de valores e de crenças que no filme formam a cultura dos Navi, o povo de Pandora. E  isso não é uma experiência tão sutil. Você lutaria por aquele povo com todas as forças do universo. Por isso, ver Avatar é tão forte, uma experiência arrebatadora.

Outro ponto é a estética do filme, que é inovadora, surreal. A criatividade empregada ali foi tamanha. Uma mistura de muita imaginação e tecnologia fizeram do filme um épico magnífico visualmente, deslumbrante pela beleza e poesia, e uma grande experiência sensorial. Mas o que fez toda a mágica da história do filme não foram as cenas sensacionais produzidas por uma tecnologia revolucionária. Elas ajudaram, claro, e muito. Colocaram, por exemplo, mais realidade nos olhares apaixonados trocados entre o protagonista Jake e a princesa Neytiri. Mas, sem dúvida, o grande motor dessa história foi a força do amor que cresceu entre eles e que percorreu toda a evolução do filme e acabou mudando o destino do povo de Pandora. Foram as capacidades humanas de um ‘outro, considerado alienígena e primitivo, que salvou o povo e o próprio protagonista. A experiência de Jake poderia se reduzir a uma palavra - alteridade. A palavra possui o significado de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e capacidade de dialogar com o outro. Jake foi o escolhido, mas ele também escolheu o amor. Uma escolha muito difícil para os homens do passado e ainda dos nossos dias. O europeu que chegou aqui nos idos de 1500 não percebeu a riqueza real do nosso povo. Agora, por força da dor, todos estão percebendo. Avatar é um grande filme, por isso.  Além de entreter e emocionar, ele é capaz de fazer pensar e impactar a opinião pública. Ele traz questionamentos e incita à esperança.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Adriana Borges   
Jornalista Especialista em História da Cultura e da Arte Formação em Pathwork e Terapia floral
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa