Menu

COMO SERÁ 2010?

Atualizado dia 12/14/2009 11:09:08 AM em Espiritualidade
por Ivete Costa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estamos na reta final de 2009 e já começamos a planejar 2010: lista de “pedidos”, sonhos, projeções, planos, metas...

Você realizou e conquistou o que planejou para 2009?

Quem já não passou pela situação de querer algo, ter objetivos e não conquistá-los?

Quem já não se pegou com pensamentos do tipo: “- Eu não consigo”, “- Eu não sou capaz”, “- Eu não posso fazer isso”?

Estes pensamentos, também conhecidos como crenças limitantes, são mais comuns do que se imagina. Em algum momento de sua vida, você já deve ter se deparado com estes pensamentos, que são, na realidade, mais desgastantes que os problemas. Tais pensamentos nos impedem de encontrar soluções, trazem sofrimento e desespero.

Vamos, antes de qualquer coisa, entender o porquê destas crenças, e como elas se instalam em nós.

O sistema de crenças é muito importante ao indivíduo; se ele acredita que pode fazer, que realmente é capaz de fazer, ele faz; e se acredita que não pode, é enviada uma mensagem ao seu inconsciente formando a crença limitante que o impede de fazer e de desenvolver determinada habilidade. Essas crenças são formadas na infância e na adolescência, a partir de como codificamos as experiências vividas e na educação.

Quando se quer algo, mas não se acredita que o objetivo pode ser atendido, ficamos frustrados, sem esperança e com baixa autoestima.

Você acredita que o objetivo é possível, porém acredita que só é possível para o outro e não para si mesmo? Esta crença desencadeia o sentimento de desamparado. Desesperança e desamparo levam a apatia, ao desânimo e à desistência. Você nem se permite dar o primeiro passo e já prevê que não conseguirá. Então desiste, sem nem ao menos tentar.

“Eles podem porque pensam que podem.” Virgílio (poeta romano).

O que fazer?

É fundamental identificar onde, como, quando, por que esta crença limitante ressurge, e o que dispara toda a seqüência de ações e atitudes a partir desta crença.

Depois de identificada a crença e seu mecanismo, é momento de dar os passos seguintes:

1 - é preciso querer mudar;
2 - saber como mudar e se dar a chance de mudar;
3 - sendo que, antes de qualquer coisa é preciso que você acredite que pode mudar;
4 - substituir as cognições e crenças negativas por outras mais orientadas para a realidade.

Para alcançar seus objetivos

Depois de fixado o objetivo, o próximo passo é detectar o estado atual, realizar a comparação entre o estado atual e o estado desejado, e somar os recursos necessários para a mudança.

1 – Defina seus objetivos para 2010. Cuidado para não compor objetivos muito além do possível para o momento. Podemos sonhar alto, mas é preciso manter os pés no chão para dar um passo de cada vez. Estipular metas muito além pode ser um sinal de auto-sabotagem.

2 – Detectar o estado atual, realizar a comparação entre o estado atual e o estado desejado. Onde estou e para onde quero ir?

3 – O que preciso para mudar e alcançar meus objetivos? Fazer um levantamento e buscar os recursos necessários para a mudança. Inicialmente, faça esta busca internamente. Quais os recursos internos você precisa para alcançar seus objetivos? Perseverança? Determinação? Coragem? Confiança? Saber realmente o que quer?

4 – Planejar: estabelecer as metas e as estratégias. Descrever o passo a passo de como chegar aos seus objetivos.

5 – Mensurar: avaliar a trajetória ao longo do percurso e verificar se há necessidade de fazer alguma alteração no plano inicial.

6 – Vigiar. As crenças limitantes não desaparecem por completo, elas se enfraquecem à medida que a nova crença se instala. Mas é preciso vigilância para que a nova crença ganhe força e a velha crença deixe de te jogar para baixo.

Como será 2010 para você?

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." Charles Chaplin

Abraço fraterno

Ivete Costa
Life Coaching e Mentoring - Sistema ISOR
Terapia Transpessoal
Terapia Cognitiva Comportamental
Atendimentos individuais, grupos e in company
Site: link
Rua Itapura, 300 - conj. 602 - Metrô Carrão
11 2046-7227
11 8803-4140

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ivete Costa   
Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa