Menu

Conhece-te a ti mesmo!

Atualizado dia 10/14/2010 2:55:48 PM em Espiritualidade
por Renato Mayol


Facebook   E-mail   Whatsapp

Mais um dia acabou e logo outro estará nascendo. Levantar-se já preocupado e correndo para chegar a tempo ao serviço, enfrentar o trânsito, a poeira, o calor, o frio, o chefe, os subordinados, o trânsito de volta para casa, o cansaço, a família e novamente o sono, os sonhos e os pesadelos. E amanhã, mais uma vez, tudo igual.
O que você perderia caso morresse? Que falta você faria? Alguma, talvez. Os que ficam vão chorar um pouco e é, principalmente, por eles que vão chorar.
Mas, e você? Quem é você? Antes que mais uma vez seja tarde demais, experimente dedicar a si mesmo uma hora do dia, ou pelo menos trinta minutos. Somente trinta minutos diários dedicados a você para tentar descobrir quem você é. Nada de correrias, de gritarias ou de preocupações. Apenas você, atento, lúcido e a sós para se analisar e tentar se conhecer para se tornar artífice de um você bem melhor.

Para começar, sente-se confortavelmente e relaxe, com os olhos suavemente cerrados. Depois, visualize mentalmente o local onde você se encontra, a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, o seu país, o seu continente, o planeta Terra, a galáxia a qual a Terra pertence e, finalmente, o Universo todo. Tudo isso cabe no seu pensamento e com seu pensamento você é capaz de estar em tudo isso. Preste atenção à entrada de ar na inspiração e à sua saída na expiração, e imagine todo o seu corpo estar respirando energia vital. Inicie então a refletir sobre os seus atos e atitudes, pois pelos efeitos pode-se vir a conhecer a causa. Comece pelos fatos mais recentes que o tenham perturbado e, nesse seu exame de consciência, tente ser o mais honesto possível consigo mesmo.

Na sua introspecção, note que quando você é espectador do que se passa com os outros, com facilidade lastima o fato de alguém se deixar levar a extremos por coisas insignificantes. Porém, quando você é o ator da cena, você é capaz de achar mil e uma justificativas. Exemplos disso são encontrados a cada momento no curso diário da vida. É no relacionamento irritadiço com os outros, é na raiva descarregada numa criança por culpas menores, é na agressão física e verbal entre marido e mulher, é na discussão violenta que termina em morte por pequenos problemas de trânsito, e por aí afora. A cada instante há algum fato que nos põe à prova. E para passar no teste, é só sermos reflexivos ao invés de instintivos.

Na sua introspecção, decida começar a parar de justificar suas atitudes incompreensíveis com a desculpa de que é “humano”. Comece a surpreender-se falhando aos seus propósitos, feitos com determinação até! Se puder ter consciência da sua pequena força de vontade a cada vez que falhar, isso o ajudará a se tornar mais tolerante e compreensivo com os outros e mais diligente consigo mesmo.

Aos poucos, retornando ao estado de vigília, comprometa-se em tornar-se melhor pela prática do autocontrole, ou seja, dizer e fazer as coisas certas no momento certo. Comprometa-se a não barganhar a sua felicidade com terceiros, e empenhe-se em não se perder no emaranhado de emoções que só servem para fortalecer o egoísmo, pois enquanto confusos por dentro e arrogantes e prepotentes por fora, seremos causa de discórdia por não percebermos nos outros a complementaridade da verdade. E é somente pelo autoconhecimento que vivenciaremos a unidade e seremos capazes de transcender a natureza mortal do ser. (Fonte: livro “Fios de Ariadne” -  http://editoraisis.com.br/produto-tag/dr-renato-mayol/)

"Se manténs a tua alma aprisionada no corpo, se a abaixas e dizes: eu não concebo nada, eu não posso, tenho medo, não sei o que sou, não sei o que serei, que queres com Deus? Se não te fazes igual a Deus, não podes compreender a Deus, pois o semelhante só é inteligível ao semelhante”.

(Texto encontrado nos tratados filosóficos e éticos antigos e apreendido de um Ser Infinito por Hermes Trismegistus, ser que possuía a mais alta sabedoria em todas as artes e ciências no Antigo Egito).

Texto revisado





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 301


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Renato Mayol   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa