Menu

Desesperança - fruto do medo oculto

Atualizado dia 10/26/2010 10:59:39 AM em Espiritualidade
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estou totalmente sem esperança em conseguir atingir meus objetivos. Já tentei de variadas formas, com vários recursos e os resultados são sempre os mesmos: fracasso total, tristeza e desilusão. Não há mais nada que eu possa fazer. Todas as vezes em que tive novas idéias, fiquei entusiasmado, acreditei, fiz tudo o que tinha a fazer, movimentei energias no sentido de atrair os bons resultados, mas é impressionante como nunca consigo obter o que quero. O mais preocupante é que, a cada vez que renovo minha confiança e tento novamente, além de não atingir meu objetivo, muitas vezes até perco aquilo que já havia adquirido. Às vezes, tenho a nítida impressão de que quanto mais me encorajo e dou passos à frente, em seguida me vejo dando muitos passos para trás. O resultado só pode ser a desesperança. Como posso acreditar em mim e na Vida se além de não progredir me pego sempre regredindo? É um sem fim de impulsos criativos, esperança renovada, atitudes pró-ativas e, após esta fase, segue-se sempre o fracasso, a desesperança, a descrença total e a prostração. Só posso concluir que, ou a vida está me punindo, ou sou eu que estou fazendo tudo errado enquanto me engano fazendo parecer que faço tudo certo. Creio que este seja o caso, mas desta forma, me sinto ainda mais impotente, pois só consigo reconhecer e lidar, com aquilo que se mostra a mim de forma que eu perceba racionalmente. Como posso lidar com algo que nem eu mesmo sei o que é e que força é essa?" - Este é o relato de meu cliente.

Este é o relato do que captei em seu inconsciente e das possibilidades que lhe apontei: Tudo está baseado no medo. Ele existe em muitas camadas de consciência. Não é um sem fim de medo, pois por trás de toda essa densa camada, o que há em verdade é o mais puro amor. Portanto, há um fim sim e, para encontrá-lo, temos que nos aprofundar cada vez mais nessas camadas de medo, para poder dissipá-lo a cada vez que o confrontamos.

Não se pode dizer que você fez movimentos e tentativas erradas em suas investidas em busca de seus objetivos. O problema não está na forma como age, nem nas idéias que tem, mas sim, no ponto onde cada investida o leva. Você projeta todos os seus movimentos rumo ao mesmo ponto. Este ponto, que é inconsciente, tem uma representação de perigo para você. Com certeza, você deseja alcançar seus objetivos, porém o que você teme é o significado desse resultado alcançado. Este resultado o levará a aberturas para as quais ainda não se sente pronto, ainda nem sabe que tipos de aberturas são e nem se quer de verdade alcançar pontos mais altos em seu processo evolutivo, no sentido de cumprir sua missão de vida. Ainda está carregado de crenças negativas a esse respeito e estas o fazem temer o que está por vir, caso ultrapasse as barreiras de resistência auto-impostas, ocultas nos tais "pontos".

Assim, por mais que tente, todos os projetos e caminhos que traça, estão sempre direcionados a esses pontos e não há outra maneira de ser, pois por um instinto muito sutil de sua alma, você sente e intui que tem um propósito de vida a alcançar e sempre está se direcionando a ele, mesmo que não saiba conscientemente. Mas apesar de sua alma desejar imensamente que isso aconteça, ao mesmo tempo seu eu-inconsciente tem um medo extremo de alcançar justamente esse mesmo propósito e, portanto, é ele que projeta esses pontos que estão sempre à sua frente, para impedir que atinja seu propósito. Então, por um lado sua alma o impulsiona e o liga ao seu propósito, e o movimenta em sua direção, enquanto o seu eu-inconsciente prepara o ponto de impacto, que contém as tais barreiras que você sempre encontra todas as vezes que se direciona a ele e que o fazem recuar e desistir.

O que é necessário para resolver essa questão, é que descubra o significado dessas barreiras e o que elas contêm. A única coisa que é certeza neste momento, é que elas contêm algo que o leva a sentir muito medo de prosseguir. É este medo que o faz recuar. Na hora que você atinge esses pontos, o conteúdo deles o faz estremecer de medo, porém, você tem tanto medo do medo, que criou um mecanismo interno de "defesa", em que se "anestesia" para não perceber e não sentir o medo quando ele se manifesta. Assim, ao atingir o tal ponto, o medo o invade - reforço que é sem que perceba - e isso faz com que se perca de seus objetivos, fique confuso, ou que tenha qualquer outro tipo de reação negativa, não importa qual seja, mas qualquer delas, sempre te fará sentir-se fracassado, desesperançoso e te fará recuar novamente e desistir.

A saída para isso é buscar uma forma de descobrir o conteúdo dos seus medos que são colocados nesses pontos. Para isso, terá que atuar, daqui pra frente, com muito mais consciência e atenção. Não estou dizendo que deverá fazer novas tentativas de atingir seus intentos já com a crença de que vai encontrar algo que o derrubará. Não é isso. Digo que terá que ativar seu observador interno, para se perceber plenamente, para estar totalmente presente, em si mesmo, enquanto se movimenta. Desta forma, ao atingir os tais pontos de impacto/resistência, não estará anestesiado e isso fará com que consiga perceber que o que o faz recuar é o medo que esse ponto contém. Percebendo o medo, e acolhendo-o e aceitando-o, conseguirá ir mais fundo para conhecer os motivos pelos quais tem medo, quais as crenças que o sustentam. É preciso trabalhar sobre essas crenças para que consiga desativar esses medos.

Ao se encorajar para perceber seus medos no momento em que eles acontecem e buscar descobrir as crenças que os sustentam, descobrirá que será um caminho muito mais fácil do que imagina. Crenças descobertas, trazidas à luz da consciência, carregam a possibilidade de serem substituídas, desativadas e dissolvidas. Crenças ocultas e arraigadas nos aprisionam nos eternos círculos viciosos.

Enquanto quiser fingir que nada teme e virar as costas para seus medos, só o que conseguirá serão sempre esses mesmos resultados. Mesmo que algumas vezes atinja alguns objetivos, como já o fez em várias situações, perceberá que continua se sentindo insatisfeito e frustrado. São avanços sim, porém, estão aquém daquilo que de verdade deseja alcançar.

O medo é só a face oposta do amor. Tudo é amor. "No fundo" do medo, encontrará a Luz, que é o amor mais puro que contém em seu ser divino, seu Eu Real, que é capaz de vencer todas as barreiras.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa