Menu

Desespere-se menos e aja mais!

Atualizado dia 12/7/2010 10:03:51 AM em Espiritualidade
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Se perdêssemos menos tempo reclamando e nos desesperando diante das vicissitudes da vida e passássemos a agir, em busca de saídas e soluções para resolvermos as dificuldades, seríamos muito mais satisfeitos e felizes.

O problema é que gostamos de ficar presos em situações "sem solução" e desesperadoras. Por mais que isto pareça um absurdo, é uma verdade. Acostumamo-nos tanto com as dificuldades, que aprendemos a gostar delas e atraímos situações difíceis de resolver, só para que possamos ter com o que nos preocupar, sobre o que pensar e sentimentos dolorosos para experimentar. Este é o nosso lado masoquista em ação. Gostamos de sentir dor, aprendemos isso na infância, pois nossas percepções distorcidas da realidade nos fizeram acreditar que só receberíamos dor e, para suportá-la, encontramos meios de torná-la prazerosa, associando uma corrente de prazer à dor.

Outro motivo pelo qual nos mantemos aprisionados no desespero é que isto faz com que acreditemos que somos vítimas da vida e, com isso, nos eximimos de nossa responsabilidade diante de tudo o que nos acontece. Sendo vítimas, poderemos sempre reclamar e lamuriar para os outros, na tentativa de que nos ajudem -ou melhor, nos salvem-, a sair das dificuldades em que nós mesmos nos colocamos.

Obviamente, que agindo desta forma, além de não encontrarmos ajuda adequada, não encontraremos as soluções. Se ficarmos à espera de um milagre, em nossa lamúria desesperada - a Deus e aos outros -, ficaremos cada vez mais atolados em nossos problemas. Quanto mais isto ocorrer, menos possibilidades encontraremos, pois ficaremos tão perdidos de nós mesmos, tão energeticamente densos e negativados que, mesmo que "os Anjos desçam do céu" para nos apoiar e nos revigorar o ânimo e a fé, não estaremos despertos e atentos para percebermos os sinais  e os caminhos que nos serão apontados.

Acostumamos tanto a viver em meio a dificuldades que parecem sem saída e que nos levam ao desespero, que não conseguimos ficar sem passar por situações desse tipo. Mesmo em situações que poderiam ser facilmente resolvidas, muitas vezes, acabamos por complicá-las, só para que tudo fique mais difícil. Se tivermos a coragem de descobrir que gostamos de nos sentir sem saída e desesperados, também descobriremos que não queremos mudar, desta forma, poderemos desistir de tentar mudar, e isto nos ajudará a relaxar, fazendo com que o próprio desespero diminua. Se for disso que gostamos e precisamos, está tudo bem, mas deveremos aceitar, com consciência. Não há problema em gostar de sofrer de desespero e não querer mudar, o problema está em negar que gostamos, ao mesmo tempo em que buscamos meios de sair do desespero. São movimentos contrários que fazemos, agindo assim, e isto gera luta interna, conflito e mais desespero. Com isso, perdemos todas as chances de sairmos do atoleiro.

A descoberta desta realidade interna, acrescida do poder da aceitação, nos ajudará a encontrar meios de vivermos com mais tranqüilidade, mesmo que continuemos a ter grandes dificuldades na vida. A simples conscientização dessa verdade traz a paz interna. Sabendo que gostamos disso, aprenderemos a lidar com a vida de forma mais sábia. O problema está sempre na luta interna que travamos, por conta da inconsciência e da negação.

Porém, esta atitude madura da aceitação, nos fará perceber que não faz sentido vivermos criando dificuldades e desespero. Tudo o que não faz mais sentido em nossa vida, perde a função, até mesmo para o Universo. E aquilo que não tem mais função para o Universo, torna-se desnecessário e poderá deixar de existir. A partir disto, mesmo que desejemos voltar ao velho sabor do desespero, nada conseguiremos, pois isso terá se dissipado, não existirá mais em nós.

Isto promoverá mudanças em nossa vida, tudo será novo. O nosso velho padrão de comportamento que nos aprisionava em nosso círculo vicioso das dificuldades desesperadoras, estará em nossa memória, mas será apenas a nossa base. Até o momento presente, foi assim que agimos e existimos, nossa vida só acontecia a partir disso e, mesmo com as dificuldades geradas, conseguíamos crescer.

Mas, a partir do momento em que descobrimos e buscamos esses meios para nos desprendermos desse padrão, nossa atitude deverá ser de abertura para o novo. Nossa postura interna mudará e é a partir desta mudança de atitude que atrairemos situações - de qualquer tipo, com ou sem dificuldade - para as quais sempre conseguiremos encontrar saídas e soluções com facilidade. Porém, se a situação em si já trouxer as dificuldades pertinentes a ela, teremos uma atitude de confiança e segurança, não precisaremos entrar em desespero, simplesmente olharemos para a questão e a aceitaremos com maturidade e responsabilidade.

Com esta nova postura, diante de qualquer dificuldade, poderemos nos dizer: se esta situação veio a mim, mesmo com a dificuldade que ela traz, é porque tenho recursos internos suficientes para lidar com ela, com discernimento e sabedoria, mesmo que eu sinta medo ou que eu tenha qualquer outro tipo de resistência interna e oculta. Posso perfeitamente aceitar este desafio, porque confio na Vida e em Deus e sei que isto me fortalecerá e me ajudará a crescer, através do aprendizado que colherei. Estou pronto e sou livre de minhas amarras internas, para poder tomar decisões coerentes e focadas. Com esta atitude, me sinto preparado para seguir minha vida, alinhado com minha missão. Aceito tudo o que vier a me acontecer e buscarei a posição mais equilibrada dentro disso. Minhas decisões serão tomadas a partir daquilo que for bom para o Todo!

Se você deseja, de verdade, romper com seu padrão de desespero e infelicidade, sugiro que busque, com coragem e honestidade, se existe essa realidade dentro de você. Siga esses passos e, com certeza, sua vida irá mudar. Tudo está em suas mãos. Seja sábio e peça ajuda a Deus, mas com a atitude de quem é o único responsável por sua própria vida, a ajuda será apenas um apoio para te fortalecer e não para te salvar. Faça sua parte e a vida se encarregará do restante. Confie e vá em frente!

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 35


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa