Menu

Drogas: quais os efeitos espirituais para quem usa?

Atualizado dia 2/29/2016 3:19:04 AM em Espiritualidade
por Brida Kether


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há poucos dias, a polêmica sobre a liberação do uso da maconha surgiu novamente em uma roda de amigos e depois de uma calorosa discussão política e filosófica sobre o tema, um deles me perguntou:

E espiritualmente? O que acontece quando se usa drogas?

Não é a primeira vez que me pedem alguma explicação nessa área, por isso resolvi escrever este texto. Para facilitar a compreensão, definiremos aqui como drogas as substâncias psicoativas ilícitas ou aquelas cujo uso é regulado por lei por provocarem alterações do estado de consciência do indivíduo, levando-o eventualmente à dependência química. Pela complexidade do tema, prefiro separar as discussões políticas, medicinais e religiosas e me ater às informações espirituais sobre o assunto.

Antes de tudo, é preciso ter consciência de que cada caso é um caso. Na diversidade de perfis, tendências, tempo e intensidade de uso e mesmo a trajetória cármica* de cada um, as consequências também virão em graus diferentes para cada indivíduo. Mas destacamos a princípio 3 grandes efeitos comuns a quem faz uso de drogas:

1) Lesões no corpo físico e no corpo espiritual**
Há diversos estudos comprovando que os vícios químicos, em pequena ou grande escala, geram lesões no corpo físico, desde o sistema nervoso até os demais órgãos. Na medida em que o corpo perispiritual*** modela o corpo físico, este também sofre alterações e lesões de acordo com nossas atitudes e sentimentos. Essas lesões agregam-se ao M O B (Modelo Organizador Biológico) do espírito, transferindo-se para futuras encarnações. Isso significa que numa próxima vida podemos nascer com alguma deficiência ligada ao órgão que lesamos. Se lesamos o cérebro, podemos vir com dificuldade de raciocínio ou transtornos mentais mais graves. Se afetamos o pulmão, doenças respiratórias. E assim por diante. E dependendo do grau da lesão, talvez sejam necessárias várias vidas para corrigi-la.

2) Companhias espirituais prejudiciais
Se na física “os opostos se atraem”, espiritualmente sabemos que “semelhante atrai semelhante”. Diante dessa realidade cósmica, podemos concluir o tipo de presença espiritual que se aproxima de quem faz uso de drogas. Junto daqueles que mantêm qualquer espécie de vício, estarão espíritos que durante a vida física estiveram ligados ao álcool, fumo ou drogas. Além de obsessores que se utilizarão desse “ponto fraco” de suas vítimas para fragilizá-las cada vez mais. E o dependente químico com acentuada mediunidade sentirá com mais intensidade a presença desses espíritos.

Ilusão imaginar que algum mentor ou espírito de luz vá apoiar qualquer tipo de vício, por menor que seja. Não por moralismo, mas porque espíritos elevados não apoiam nada que provoque desequilíbrio. Costumo dizer que para entender a realidade espiritual, basta observarmos mais atentamente a realidade física, que é uma cópia imperfeita da primeira. No caso das drogas, se o cheiro de um simples cigarro ou do álcool que parece evaporar pelos poros já incomoda tanto as pessoas próximas, em especial aquelas que não fumam nem bebem, imagina quão incomodados se sentem os espíritos superiores que têm os sentidos ainda mais aguçados, incluindo a visão da situação espiritual dantesca que permeia os locais onde há o uso recorrente dessas substâncias?! É natural que mantenham distância desse tipo de ambiente.

3) Comprometimento da missão de vida
Sempre que se usa qualquer tipo de droga, incluindo as consideradas “lícitas”, abre-se uma brecha vibracional para eventos adversos ao longo da vida. Há alguns exemplos mais óbvios, como, por exemplo, pessoas que acabam criando em torno de si uma imagem ruim por serem usuárias e com isso fecham portas ou afastam pessoas que estavam programadas para auxiliá-las no decorrer da vida. Ou outras que devido ao uso constante de entorpecentes prejudicam o equilíbrio físico, mental ou emocional, tornando-se instáveis, mais lentas, ou agitadas demais, comprometendo o rendimento no trabalho e nas relações. Há, ainda, aquelas que, em mais ou menos grau, passam a viver em função do vício, gastando dinheiro, tempo e energia que deveriam ser utilizados em projetos mais produtivos. Muitas sem nem se dar conta.
Mas essas brechas também acontecem em um nível mais sutil. Quando estamos encarnados, o corpo físico é uma espécie de couraça, um instrumento de proteção e em alguns momentos serve inclusive como uma “capa de invisibilidade” para inimigos do passado. Mas quando alguma substância altera nosso nível de consciência há uma espécie de afastamento forçado, deslocando nosso perispírito*** do corpo, o que nos deixa mais vulneráveis nesses instantes. Momento propício para sermos “localizados” pelos desafetos, mal intuídos, ou simplesmente tomarmos decisões que não tomaríamos em estado normal de consciência, comprometendo não raras vezes todo um projeto de vida.

Isso sem falar na quantidade de pessoas que interrompem a vida antes da hora em decorrência de acidentes, doenças e outras tragédias causadas pelo uso de alguma substância entorpecente.

Mas como se libertar da dependência?
O primeiro passo é jogar luz sobre o assunto, sem julgamentos ou moralismos que não esclarecem nem conscientizam ninguém. Muitas pessoas utilizam drogas por modismo, frequentemente alimentado pela ignorância ou ilusão de que um uso moderado seria inofensivo. Nesses casos, conversas francas, lógicas e coerentes costumam ser bem produtivas.

Mas nem sempre é tão fácil. Superar qualquer tipo de vício requer grande esforço por parte do dependente e das pessoas mais próximas. O ambiente é muito importante e em muitos casos as companhias e influências (as encarnadas mesmo) contribuem muito para a queda do indivíduo. É importante atentarmos para o a origem do problema e, sempre que possível, cortar o mal pela raiz.

Além da ajuda profissional, é importante ter um acompanhamento espiritual, pois como podemos ver, tudo está interligado.
Em situações mais complexas, costumo sugerir a ajuda da apometria****, pois é uma técnica que atua em níveis mais profundos e quando praticada por grupos sérios tem se mostrado eficiente em episódios extremamente difíceis. Mas, naturalmente, a apometria não faz milagre. Como qualquer tratamento espiritual, é necessário que o consulente queira ser ajudado e faça a sua parte.

Nos casos que necessitam de verdadeiros milagres - e eu já pude presenciar alguns milagres incríveis - meu conselho é sempre mergulhar na fé. Independente de religião, a fé é capaz de mover montanhas de dificuldades e solucionar problemas que estão acima da nossa compreensão. Nas horas mais difíceis - e convenhamos que lidar com qualquer vício e remodelar um estilo de vida não é fácil - é sempre bom nos lembrarmos das palavras do Grande Mestre Jesus: “O que não é possível ao homem, a Deus é sempre possível.” (Marcos, 10:27)

* Trajetória Cármica: Termo presente em diversas doutrinas, no geral "carma" refere-se ao efeito que nossas ações geram em nosso futuro, tanto nesta como em outras vidas. Para efeitos desse estudo, denomino como trajetória cármica a história milenar do espírito. Ao longo do ciclo de encarnações, ou Samsara, passamos por diversas experiências onde criamos laços positivos e negativos, que construíram ou fortaleceram em nós determinadas tendências. Essas tendências se manifestam em maior ou menor intensidade na vida atual dependendo do contexto e principalmente de nossas escolhas.

** Corpo Espiritual: Conjunto de corpos sutis que envolvem o espírito. O corpo espiritual é a matriz do corpo físico, composto de uma matéria mais rarefeita, invisível aos olhos humanos, mas perfeitamente visível aos olhos dos sensitivos ou médiuns, que podem constatar sua existência através da visão espiritual. Ele atende as necessidades do espírito que ora atua no mundo físico, ora no mundo espiritual. A exemplo do corpo físico, que funciona por meio de sistemas como o circulatório, respiratório, digestivo, e outros, o corpo espiritual é dotado de 7 sistemas, ou corpos: O corpo Físico; o Etérico (também chamado de duplo etérico ou corpo vital); o corpo Astral; o corpo Mental Inferior (também chamado de corpo Concreto); o corpo Mental Superior (também chamado de corpo Causal); o corpo Bhudhi e o corpo Átmico. Os corpos físico e etérico somente servem para atuação do espírito na matéria, portanto quando da ocasião da morte, a entidade espiritual passa a atuar no mundo oculto com cinco corpos.

*** Perispírito: Nome dado por Allan Kardec na Codificação Espírita ao corpo espiritual, comparando-o ao perisperma das frutas. Segundo a doutrina espírita, é o elemento intermediário entre o corpo e o espírito. "Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito". Comentário de Kardec no Livro dos Espíritos.

**** Apometria O termo origina-se do grego (apo "além de" e metron "medida") e consiste na dissociação dos múltiplos corpos sutis mediante a uma sequência de pulsos ou comandos energéticos mentais, resultando no afastamento temporário do perispírito do corpo físico (sem romper o cordão de prata), projetando-o no tempo e no espaço para locais de refazimento e socorro espirituais. Para melhor compreensão, sugiro a leitura de uma série de artigos do apometra Tony sobre o tema aqui STUM

Fontes de estudo:
Coleção A Vida no Mundo Espiritual, de Chico Xavier pelo espírito André Luiz
Faz parte do meu show, de Robson Pinheiro pelo espírito Ângelo Inácio
Apostila Obsessão, do Lar Assistencial Rubataiana - Centro de Apoio e Orientação
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec
Fisiologia Transdimensional - do Dr. Décio Iandoli Jr
gruporamatis.org.br
correioespirita.org.br


Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 44


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Brida Kether   
Jornalista, Reikiana, palestrante espiritualista e pesquisadora dos assuntos da alma. Estuda tarô, astrologia, numerologia, cabala e outras ferramentas voltadas para o autoconhecimento. Atende no segredomistico.com.br e pelo email [email protected].
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa