Menu

Espiritualidade - Ano Novo e o poder do ato de compartilhar

Atualizado dia 12/31/2020 11:27:00 AM em Autoconhecimento
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

"A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos", Marcel Proust (1871-1922) escritor francês muito conhecido por sua obra: "Em busca do tempo perdido".

Cada novo ano, muitas pessoas fazem resoluções, prometendo fazer as coisas de forma diferente. Isso não é surpreendente? Já que o Ano Novo é uma oportunidade de começar de novo, é o momento perfeito para olharmos para áreas que precisam de ajuste.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

É importante lembrar que temos de refletir de como colocar um ponto final no fim de uma frase, a fim de nos permitir seguir em frente. Caso contrário, estaremos novamente sendo puxados ao mesmo ponto outra vez.

Lembremos que, uma vez que embora nossa psique ainda não identifique a diferença entre um ritual e um evento real, os rituais têm grande poder e influência sobre nossas mentes.

À medida que avançamos para o novo ano, podemos nos concentrar em trazer equilíbrio e harmonia em nossas vidas e em imbuir o próximo ano com as qualidades e virtudes que mais ansiamos.

Também podemos definir a intenção de apreciar o momento presente, o que, por sua vez, traz significado sagrado para o aqui agora de nossas vidas.

Desde há muitos anos, o mestre búlgaro Omraam Mikhael Aivanhov (1900-1986) sempre afirmava que os primeiros 12 dias de janeiro representam todo o ano: 01 de janeiro está para o mês de janeiro; 02 de janeiro está para fevereiro; 03 de janeiro para março, e assim por diante.
Sendo assim, ao praticarmos a bondade amorosa, abertura de coração e generosidade e ao darmos atenção cuidadosa para o significado de cada um dos 12 dias de janeiro, iremos consagrar o ano que se inicia. Faz sentido?

O verdadeiro espírito do Ano Novo - coração e centro da vida interior - é Sabedoria, Paz e Amor! Precisamos celebrar o início de um novo ano através de expressões de amor para nós mesmos, aos outros, e ao Ser Maior Criador Deus.

Para restaurarmos o significado das tradições do nosso Ano Novo, podemos olhar para as nossas próprias raízes, explorando as práticas de nossos antepassados e das culturas antigas.

Vivemos em uma época em que as pessoas estão sentindo a falta de celebrações significativas.

Que este ano seja um ritual de vida para a paz e o entendimento!

À medida que o Ano Novo se aproxima mais uma vez, e o ano atual chega ao fim, muitos de nós refletimos sobre nossas vidas e começamos a pensar sobre o que queremos mudar.

Resoluções de Ano Novo são uma maneira popular para entrar no Ano Novo, com toda a esperança e promessas de dias melhores pela frente. Outros artigos e reflexões provavelmente já fizeram menção dessas intenções.

Não iremos perguntar como isso funcionou, mas como o Ano Novo chega mais uma vez, há sempre um sentido renovado de fé de sempre termos outra chance de colocar as coisas no caminho correto.

No entanto, muitas pessoas esquecem a espiritualidade, quando estão fazendo a lista mental de resoluções.

O que denota graça, é que espiritualidade é o grande trunfo para nos ajudar a alcançar ou lidar com tantas outras coisas em nossas vidas, as quais desejamos alterar.

Talvez seja a hora de limparmos nossa 'lousa' de todas as resoluções antigas, e este ano começar refletindo em um banco de praça, e criar uma fundação com as resoluções de ano novo espiritual tais como:

Determinar nossa direção espiritual, buscando caminhos que nos ajudem a expressar nossa espiritualidade, e aproveitando a oportunidade, torná-la parte integrante em nossas vidas.

O poder do ato de compartilhar irá nos conduzir a incorporar reflexões diárias com mais regularidade.

Procurar nosso próprio equilíbrio é um aspecto importante, sabendo que a fórmula que traria equilíbrio a nós, não seria da mesma importância para outra pessoa.

Por sermos únicos, só cada um de nós poderá saber o equilíbrio ideal entre trabalho e diversão, de interação social e solidão, de contenção e indulgência de material e espiritual, para nós mesmos.

Lembremos isto não é sobre o que queremos. Por exemplo: comer todo o bolo de chocolate implica em possível aumento de peso, ou gastar todo o dinheiro na compra do carro novo, poderá faltar para outras necessidades, não são modelos de equilíbrio. Correto?

Equilíbrio é sobre encontrarmos paz de espírito e paz interior, nos sentirmos produtivos e auto realizados, tanto pessoal como espiritualmente.

Teremos que identificar o que nos irá ajudar a satisfazer tanto as necessidades do dia a dia, como para um nível elevado de consciência espiritual.

Dar mais, recebendo mais, nos revela o verdadeiro poder encontrado no ato de compartilhar.

Compartilhamento de nós mesmos resulta situar nossa vida em nível mais elevado do que apenas a nossa própria existência física; compartilharmos de nós sensibiliza os outros, e acreditemos ou não, poderá mudar o mundo.

Talvez, não mude o mundo inteiro de uma só vez, mas poderemos criar pequenas ondulações, as quais irão crescer, continuando muito além do que poderíamos jamais ter esperado. Está claro?

Da mesma forma, compartilhando, abrindo-nos aos outros, permitindo que outros possam fazer valer e valorizar suas vidas.

Por sermos parte do fluxo do Universo, poderemos aprender uns com os outros.

Só por nos deixar sermos parte do grande esquema do TODO, iremos realmente nos encontrar crescendo e avançando.

Que tenhamos todos no ano de 2014 realizações gratificantes em uma comunidade de amor, justiça e paz, para que possamos elevar nossos níveis de consciência, encontrando o melhor de nós mesmos!

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto - Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal - CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 20 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 17 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa