Menu

Espiritualidade - aspiração espiritual

Atualizado dia 9/8/2013 3:27:30 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitas vezes pensamos que a realização dos desejos nos trará felicidade. É fácil pensarmos que, se ganharmos certa quantia de dinheiro, então, teremos segurança e capacidade para realizar o que desejamos.
No entanto, muitas vezes, quando cumprimos certo desejo, na verdade, isto só aumenta nosso desejo de mais posses. A natureza do desejo é que quando um é satisfeito mais deles geramos.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Há grande diferença entre desejo e aspiração. Desejo é imediato e direcionado a realizações concretas. Desejos geralmente envolvem realização de objetivos, a aquisição de bens e objetos ou relacionamento com pessoas.
Desejamos porque sentimos que irão nos trazer prazer e satisfação.
Desejamos muitas coisas. Por exemplo: a criança deseja crescer e se realizar seja como empresário, médico, advogado, engenheiro, atleta profissional, ou prestador de serviços, entre outros todos importantes; a mãe deseja criar seus filhos e que sejam fortes, sadios e membros contribuintes da sociedade; o aluno deseja conseguir melhores notas; a recém-casada deseja ser uma esposa amorosa e solidária; o artista deseja transmitir profunda beleza em suas criações.

Sendo assim, o desejo desempenha papel significativo na vida de cada um de nós seres humanos, independentemente de idade, gênero, raça, religião e educação. Embora nossos desejos possam ser caracterizados como diversos, o ato de desejar em si está associado com uma crença singular: quanto mais nos aproximamos de realizar nossos desejos, mais felizes pensamos que estaremos.

Voltando ao exemplo, a criança crescendo, a mãe alimentando, o estudante diligente, a recém-casada ansiosa, o artista inspirado podem desejar coisas muito diferentes, mas todos estão unidos nas suas expectativas de que a realização de seus desejos irá levá-los a maiores planos de realização e felicidade.

Apesar do fato destas observações não encontrarem definição de época, podemos afirmar que foram e são igualmente pertinentes hoje, de como lutamos em conjunto com as questões do desenvolvimento e progresso pessoal.

Sobre desejo Sri Chinmoy (1931-2007) mestre espiritual hindu nos diz: "O desejo é um fogo que arde e queima e, finalmente, nos consome. A aspiração é um fogo brilhante que secretamente e sagradamente eleva a nossa consciência e, finalmente, nos liberta".

Esta diferença de compreensão entre desejo e aspiração é muito oportuna, levando-nos a refletir sobre a importância da nossa autopercepção, ou seja, de como percebemos a nós mesmos.
Aqueles entre nós que se enxergam de forma mais elevada, têm em conta que aspiração deve estar acima disso, e precisamos sempre nos olhar no sentido mais elevado, para cima e para frente.
A fim de evoluirmos no processo do progresso espiritual, é necessário primeiro conscientizar de fato que somos ser humanos espirituais e não tão somente confinados à esfera física. Faz sentido?

Portanto, devemos aprender a contemplar a gloriosa filiação entre nosso espírito e o Ser Maior Criador Deus.

Implícita na palavra "aspiração", é o reconhecimento de que há algo além de nós mesmos que é digno.
Este reconhecimento por si só não será suficiente para assegurarmos que nossas aspirações espirituais nos conduzirão ao progresso, mas deverá ser acompanhado passo a passo nas nossas ações.
Ao reconhecermos nossa espiritualidade, iniciamos uma jornada de observações, avaliando se estamos progredindo no nosso círculo de conhecimento e autotransformação. O Ser Maior Criador Deus não nos deixa sozinhos, pois o poder de nossa inteligência é um dos maiores dons que recebemos Dele.

O desenvolvimento das nossas faculdades se torna mais rápido na medida em que o tempo passa. Através da nossa natureza progressiva de aprendizagem e através do dom da inteligência intuitiva, somos capazes de construir sobre nosso aprendizado.
Estamos constantemente avançando e trabalhando em cooperação para atingirmos graus mais elevados de espiritualidade.
Na realidade, como seres humanos espirituais, embora não realizando, quando vivemos no espírito, é que somos realmente felizes.
A característica marcante deste conceito de felicidade é que ela é de Alma e eterna. Está claro?

Aspiração espiritual é o anseio de elevar nossa consciência Divina.
Quando aspiramos nos importamos pouco com o plano externo. Estaremos procurando encontrar paz e felicidade interior.
É a alegria interior que não depende de circunstâncias externas.
Na aspiração, não há desejo de posse. A natureza da consciência espiritual é a unidade.

O que temos não é apenas para nós mesmos, sentimos que somos parte de um Self maior. Correto?
Através da aspiração seremos capazes de ir além do ego e alcançar nossa verdadeira auto realização.
Sri Aurobindo (1872–1950), filósofo, guru, escritor espiritualista hindu, lutador pela liberdade da Índia, no capítulo "A Aspiração do Ser Humano", no livro “The Divine Life” - A Vida Divina - nos diz que "a mais profunda aspiração do ser humano é para Luz, Liberdade, Imortalidade e Deus”.

Luz, podemos dizer, é a mais elevada possibilidade para percebermos perspectivas infinitas e verdades definitivas da existência.
Liberdade é a possibilidade infinita de Alma que nos permite realizar o que escolhermos.
Imortalidade é o infinito do corpo, o que nos capacita viver fisicamente nesta vida.

Deus, o Ser Maior nosso Criador e sustentador do Universo com infinitos atributos Divinos como conhecimento infinito - poder ilimitado - presença em nós e em todos os lugares - bondade perfeita - simplicidade divina e eterna existência.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 22 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 19 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa