Menu

Espiritualidade - benefícios do desenvolvimento espiritual

Atualizado dia 1/13/2013 11:35:41 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Desenvolvimento espiritual é um processo interior importante para nós que buscamos o despertar espiritual para uma vida mais alegre, feliz, harmoniosa, livre de tensões, medos e ansiedades.

Desenvolvimento espiritual é o processo de nos livrarmos de conceitos errados, pensamentos e crenças sobre quem somos e sobre o mundo em que vivemos.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Através do processo de desenvolvimento espiritual, iremos elevar os níveis das nossas consciências.

É um processo de olharmos para dentro de nós, desarmando ilusões, descobrindo nossa verdadeira essência, que está sempre presente, mas muitas vezes escondida sob nosso ego.

Quando inspirados no nosso desenvolvimento espiritual, estaremos encontrando respostas para perguntas como: “Por que estou interessado no desenvolvimento espiritual?” “Quais são os sinais de que estou crescendo espiritualmente?” “Quais serão os benefícios?”

As possíveis respostas que encontraremos dos benefícios do nosso desenvolvimento espiritual poderão ser: Desenvolvimento do desapego, o que nos levará à paz interior; Aprendermos a não deixar circunstâncias de fora afetarem nossos humores e estados de espírito; Tornar-nos-emos mais pacientes e tolerantes; Aprenderemos a superar sentimentos de decepção e frustração; Poder interior e sensação de aumento da felicidade; Nossa intuição ficará mais nítida; Tornar-nos-emos melhores cidadãos do mundo; Adquiriremos melhor entendimento de nossa essência interior, quem somos, e por que estamos aqui.

Como poderemos nos desenvolver espiritualmente?

Estabelecermos prazo para o desenvolvimento espiritual não é realmente a opção correta, porque o Espírito já é perfeito e não precisa desenvolver.

O pensamento que possivelmente descreve nosso processo de nos tornarmos mais conscientes de quem somos nós, será enxergarmos nossa vida e suas circunstâncias em ângulos diferentes, colocando os fatos na perspectiva correta e não subjulgados pela emoção.

Marianne Williamson escritora e ativista espiritual norte-americana, fundadora do movimento Aliança da Paz, nos diz: “Desenvolvimento espiritual envolve a desistência das histórias do seu passado, porque assim o Universo poderá escrever uma nova história”.

É um processo de autotransformação dos hábitos nocivos ou negativos, os quais limitam os pensamentos não deixando nosso interior brilhar.

Por exemplo: imaginemos uma lâmpada radiante de luz, escondida sob camadas de vários materiais. Para deixarmos a luz da lâmpada brilhar, iluminando o ambiente, não temos que trocar a lâmpada. Tudo que devemos fazer é remover as camadas que a estão cobrindo.

Quando removermos camada após camada, a luz brilhará mais radiante e forte. Faz sentido?

Como removeremos as camadas que estão cobrindo a luz do nosso interior?

Como estamos no início de 2013, com nossas esperanças de autotransformação renovadas, será oportuno relembrarmos algumas ações da nossa jornada no caminho do desenvolvimento espiritual:

Reconhecer o fato de que somos Espírito em um corpo físico, não um corpo físico com um Espírito.
Caso aceitemos esta ideia, isto mudará nossa atitude em relação a muitos aspectos em nossa vida.

Alguns exemplos: olhemos para dentro de nós, tentando descobrir o que é que nos faz nos sentir vivos; Caso nosso hábito seja sempre pensar negativamente, ou seja, que o pior sempre irá acontecer, nos habituemos a direcionar nossa mente para pensar de forma positiva. Correto?
Olhar sempre o lado bom da vida! Nosso interior é mais forte do que quaisquer que sejam as circunstâncias adversas. Não deixemos que as circunstâncias e situações ditem o que devemos sentir, pensar e agir. Agradecermos ao Universo por tudo o que recebemos.

Nosso desenvolvimento espiritual depende, em primeiro lugar, da manutenção de uma conexão espiritual viva com as forças espirituais, e em segundo da produção contínua de ações espirituais – transmitindo aos nossos semelhantes o que recebemos dos benfeitores espirituais. Está claro?

O progresso espiritual é fundamentado no reconhecimento da nossa autoconsciência de intimidade com o Ser Maior Criador Deus.

A evidência do nosso desenvolvimento espiritual consistirá na manifestação de uma personalidade humana motivada pelo amor, pela atitude altruísta, e dominada pela reverência aos ideais de perfeição da divindade.

E toda essa experiência constitui a realidade da espiritualidade, em contraste com meras crenças teológicas.

Nossa espiritualidade poderá evoluir para esse nível de experiência, tornando-se uma atitude esclarecida e sábia de resposta espiritual ao Universo.

O exercício da espiritualidade poderá apresentar resultados em dois níveis da nossa personalidade: o intelectual e o espiritual, ou seja, mente e Alma em evolução.

Espiritualidade torna-se uma vez mais a indicadora de nossa proximidade com o Ser Maior Criador Deus e medida de unidade no relacionamento com todos os seres vivos e nossos semelhantes.

O grau do nosso desenvolvimento espiritual é proporcional à nossa capacidade de eliminação das atitudes egoístas no amor.

Nós seres humanos espirituais mortais, embora usufruindo os prazeres dos objetos e afetos humanos, deveremos estar conscientes que estes não são os fundamentos eternos sobre os quais construiremos nossa imortalidade de Alma pois esta transcende espaço e tempo, alcançando o destino eterno como Seres Divinos.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 35


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 22 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 19 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa