Menu

Espiritualidade - Devoção espiritual

Atualizado dia 1/26/2014 1:47:55 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Devoção é palavra-chave na busca da plenitude de vida.
Todos nós em grau maior ou menor somos dedicados a algo de acordo com nosso nível de consciência e natureza de nossa mente.
Além disso, a natureza e intensidade dos nossos anseios terão muito a ver com devoção.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Devoção significa nos concentrarmos em algo em esforço específico, seguindo este curso com grande intensidade.

O principal a ser considerado, ou termos consciência, é se o que estamos dedicados é produtivo ou não, de apoio ao suporte à vida, nas nossas intenções para o amor e para o bem.
Devemos sempre dar a devida consideração aos sentimentos que motivam nossa devoção.

Caso, depois de explorar a situação com cuidado, esclarecendo que é bom e que serve ao nosso propósito de vida, então e só então, devemos nos tornar dedicados a essa busca.
Isto é o que é conhecido como existência planejada. Faz sentido?
Em quais critérios podemos medir nosso propósito de vida?
Os critérios variam com base em nossa consciência, pois somos únicos.

O termo ‘devoção’ abrange dois significados, sempre distinguindo de ‘idolatria’, que significa cultuar ídolos com nossa emoção levada a um alto grau de exagero.
Devoção é definida antes de tudo no nível de importância da nossa sinceridade espiritual em relação aos aspectos do mistério Divino.
Engajarmo-nos em devoção a algo é ter um comprometimento especial, cuja marca principal é focagem ou dedicação da nossa própria vida para essa realidade. Devoção é, portanto, "sermos dedicados”.

Tudo que for acrescido e englobado nesse campo de foco com dedicação constitui “devoção".
Devoção tem também um segundo significado. Refere-se ao conjunto de práticas espirituais para darmos manifestação a esse intuito de devotamento. Por vezes, este segundo sentido de devoção também é expresso no uso do termo "dedicação".

Sobre devoção Martin Luther King Jr (1929-1968) pastor protestante e ativista político, um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não-violência e de amor ao próximo, tendo sido assassinado em 4 de abril de 1968 nos diz: “Devoção é a lealdade a uma promessa, voto, pessoa ou missão. Significa estar sempre confiante e leal, disposto a se sacrificar para preservar seu compromisso. Isso implica manter o curso, mesmo que os desafios sejam grandes, e mesmo que sua energia esteja enfraquecendo”.

As principais religiões do mundo nos tutoram em diferentes formas de praticarmos devoção.

Para citar apenas algumas: danças do Sufi; cantos e meditações Budistas; orações e rosários Católicos; hinos Protestantes; hindus se reúnem para receber bênçãos em templos; judeus se envolvem em um xale na oração; índios nativos reverenciam o sol; muçulmanos fazem peregrinação.

No entanto, devoção não é algo que é feito vez ou outra na semana, ou apenas em feriados religiosos, ou ainda em resposta a um determinado evento em nossa vida. Como prática espiritual, a devoção precisa fazer parte de nossa rotina cotidiana.
Devoção, então, nos ajudará a construir a autodisciplina. Sermos constantes em praticar nossa devoção nos disciplinará e preparará para outras atividades necessárias na vida.

Por outro lado, caso não tenhamos comprometimento, não tenderemos seguir adiante, e com o passar do tempo nossa vida devotada declinará também, portanto a prática deverá ser constante.
Através dos tempos, temos sido instruídos que um propósito muito elevado na vida é nossa devoção ao Ser Maior Criador Deus.

O caminho da devoção ao Ser Maior Criador Deus é por amor e intenção para o bem, e ao nos entregarmos, estaremos em devoção máxima a tudo que é bom, porque não apenas nos colocamos sob a vontade da perfeição Divina, como também estaremos auxiliando a humanidade no entendimento e acolhida desta virtude.

Assim, iremos embarcando em uma cruzada altruísta pela humanidade e ao fazê-lo, serviremos ao propósito da Vontade Divina e ao sentido da vida que é evolução e perfeição.

Isso é devoção perfeita! Está claro?

Colocaremos nossas prioridades em ordem, não as posicionando nos valores menores de vida.

Como pessoas devotas, precisamos corrigir nossas prioridades nos mais altos valores da vida, e que está em atingir o ganho máximo espiritual.
Não demonstraremos devoção nos proclamando como devotos, mas no silêncio do exemplo e na expressão em nossas ações.
Até agora, a maioria de nós aprendeu que o caminho da libertação é o caminho mais elevado, porque nos liberta da roda viciante do nascimento, crescimento e morte.

Assim, colocando nossa devoção como prioridade, embarcaremos em nossa jornada para nos tornarmos um com o Ser Maior Criador Deus. Correto?
Devoção significa também que não importa quão difícil o caminho nos parecerá e quão pouco significará o que estamos ganhando, nós apenas seguiremos em frente.
Então, quando menos esperamos, sairemos do sofrimento das dúvidas dualistas e das sombras obcuras da vida, para felicidade, paz interior e luz da eternidade de Alma.
Pela nossa devoção ao Ser Maior Criador Deus, que se funde com a Consciência Divina, entramos na unidade com nosso Ser Divino que tudo sabe e experimenta.
Assim, devoção ao nosso desenvolvimento espiritual é consideração primordial da nossa jornada de vida.
À medida que subimos nos degraus espirituais da vida, gradualmente estaremos entrando no fértil e eterno terreno do ‘aqui agora’.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 64


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa