Menu

Espiritualidade - dimensões do ser espiritual

Atualizado dia 7/18/2010 12:00:38 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nos nossos temas quinzenais de reflexão, temos compartilhado a busca de respostas para diferentes dúvidas, o que não é surpresa, pois estamos conscientes da oportunidade que nos está sendo oferecida para nosso crescimento pessoal e espiritual, a qual advém da vontade e do interesse em aprofundar os conhecimentos sobre assuntos ainda representando mistérios em nossas existências como seres humanos espirituais, filhas e filhos de Deus.

O primeiro impacto que desperta, até no sentido dramático da palavra, é como nos distinguir entre sermos seres que se julgam somente tendo um corpo (matéria) e seres que estão integrados em Sou uma Alma e tenho um corpo.

Para facilitar nosso diálogo utilizaremos os termos ser espiritual para os que estão conscientes de ambos; corpo físico e dimensão invisível da Alma e ser não-espiritual para os que são só conhecedores dos domínios do corpo físico.

Nenhuma destas categorias, nas formas utilizadas nesta reflexão, implicará em significados de ateísmo ou de quaisquer orientações religiosas. Ainda mais ser não espiritual não significará forma incorreta de ser.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

No sentido de somarmos contribuições de experiências no aprofundamento do tema, em artigo publicado Dr. Wayne Dyer doutor em psicologia e espiritualista, ilustra algumas práticas, facilitando o entendimento e o desenvolvimento de nossas habilidades, em identificar o que ele chama da “manifestação mágica da própria vida”.

Iniciamos afirmando que o ser não-espiritual vive exclusivamente em função dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, ou seja, nada existe além do que pode ser detectado pelos mencionados sentidos.

O ser espiritual está consciente da existência de outras dimensões além dos cinco sentidos, de vivenciar o mundo ao seu redor.

Direcionando nosso crescimento para nos tornarmos seres espirituais além de corpóreos, iremos aprender a vivenciar de forma mais consciente o chamado plano invisível e identificar pela intuição, sentidos além do plano físico, sabendo que somos Alma com um corpo e que a Alma está além dos limites estabelecidos por nascimento e morte, portanto, não sendo controlado por quaisquer das leis do plano físico do Universo.
Ser espiritual significa permitir a si mesmo a opção multi-sensoriais intuitivas e, então, novas dimensões serão descobertas, assim como oportunidades em se evitar dificuldades desnecessárias. Faz sentido?

Segundo, o ser não-espiritual acredita estar sozinho no Universo. O ser espiritual sabe que jamais estará só, podendo usufruir o conforto de ter à sua volta guias amigos orientadores espirituais a qualquer hora e lugar, e que sempre a parte eterna de nós estará à disposição. Correto?

Para o ser não-espiritual, tudo isto é crendice.

O ser espiritual enxerga o mundo físico como o campo onde irá crescer e aprender com propósitos específicos de servir e evoluir para níveis mais altos do amor.

O ser não-espiritual aceita a existência do Ser Supremo Deus, não como força universal, a qual está dentro de nós, mas como um poder separado o qual irá um dia julgar nossas ações.

Não entendem a possibilidade de receber a Divina Assistência, a não ser tendo poderes divinos como Mestre Jesus.

Terceiro, o ser não-espiritual é focado no poder exterior, e o ser espiritual focado no poder interior. O uso do poder exterior está localizado na supremacia e controle do mundo físico, onde guerras, hegemonia militar, leis marciais de repressão à liberdade, disputas, discórdias, são alguns dos elementos de domínio sobre pessoas e territórios.

O ser espiritual está focado em atingir níveis superiores de consciência no desenvolvimento interior de si mesmo e da outra pessoa. O uso da força e manipulação não está entre suas opções.

Não estará interessado em escalar poder material ou político, mas muito mais em ajudar aos outros, experimentando os aspectos mágicos da vida, que o poder do amor sem julgamentos oferece. Não haverá hostilidades nesta forma de poder, somos Almas pacíficas tendo um corpo e viveremos enquanto em trajetória nesta vida em harmonia uns com os outros, que poderão ter opiniões diferentes das nossas, e nem por isso teremos de exercer poder de domínio, tornando-as vítimas de nossas imposições de vontade.

A mente pacífica do ser espiritual, não focada em prejudicar e sacrificar todos e quaisquer seres vivos do planeta, é mais forte do que qualquer outra força física.

O poder do ser espiritual é a alegria interior em saber que a força externa não é necessária para estar em equilíbrio consigo mesmo.

Meu aprendizado como ser humano espiritual está ligado diretamente à intuição. Presto atenção quando ‘sinto algo fortemente’, e procuro, então, abrir espaço para que esta inclinação interior se realize.

Houve períodos em minha vida que, por não saber ‘ler minha intuição’, ignorava-a.

A partir de um processo de identificação dos sentimentos intuitivos, posso expressar confiança, deixando que esta força espiritual me guie em direção ao crescimento pessoal e espiritual.

Na maioria das vezes, a intuição me orienta o que e como escrever e, deixando-me conduzir por ela, a reflexão flui naturalmente.

Acredito que esta seja uma das formas de diálogo com o Universo, o que me faz crer cada vez mais na presença divina universal Eu Sou.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa