Menu

Espiritualidade - elevação dos níveis de consciência.

Atualizado dia 2/13/2011 12:48:38 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Elevação é o processo de nos tornarmos cada vez mais conscientes.

Quando elevamos nossos níveis de consciência, avançamos mais e mais em nossas trajetórias, ao invés de nos escondermos nos subterfúgios das nossas acomodações.

Vamos lá refletir sobre o tema?

Sabemos que corpo, mente, sentimentos, emoções são partes do nosso ser, e claro que espírito, todos concordamos, também é parte dele. O espírito para a maioria de nós, onde eu também me incluo, é o que, nos é menos familiar, mantendo-se invisível, ou podemos dizer no subconsciente da nossa existência do dia-a-dia.

Poucos de nós vivemos esta realidade, ainda que o espírito tenha altíssimo poder de nos propiciar infinitas possibilidades de existência.

É com este plano espiritual que superamos as limitações das emoções, sentimentos e pensamentos, atingindo uma nova e unificada percepção de vida.

O plano espiritual pode refletir em nossas vidas em aspectos como o silêncio, luz, intuição.

Em níveis mais elevados se expressa em unidade de consciência, onde todos os pensamentos conflitantes, idéias e circunstâncias de nossas vidas, são reconciliadas em grande harmonia.

Aprofundando ainda mais poderemos ter experiências de grande força espiritual que podem ser utilizadas em nossas vidas através da livre vontade.

Quando vivenciamos experiências espirituais e de sentimento, observamos em nós qualidades comuns, tais como, profunda paz interior, sentido de unidade com os outros e com os ambientes, profundo amor incondicional, sentido de iluminação diante da vida e autoconhecimento. Faz sentido?

Vamos agora, então, refletir sobre o Espírito como Consciência.

De forma bem simples, entendemos consciência como sendo nosso nível de percepção sobre nós mesmos e do mundo ao nosso redor.

Quanto maior esta percepção, maior o nível de consciência, favorecendo vivenciarmos ávida em unidade com nova perspectiva.

Estamos falando em Unidade – o que vem a ser Unidade?

O sentimento de unidade é uma das experiências mais comuns de nossa consciência espiritual.

Unidade é sempre experimentada como um sentimento de que tudo é parte do Todo, ou de que somos todos oriundos de uma fonte comum e compartilhamos unidade em espírito. Está claro?

Vamos exemplificar situações as quais poderemos vivenciar a unidade.

Para nossa percepção normal, o mundo é uma massa de vidas individuais cada uma buscando a realização de seu próprio plano de futuro.

Por detrás desta aparência, está algo mais significativo, qual seja, a essência da natureza de nossa existência, ou seja, a consciência Una Divina com o Ser Maior Criador Deus.

Em um antigo texto sagrado do Shaivismo, (que é a mais antiga das quatro grandes seitas do Hinduísmo, sendo as outras Vaishnavismo, Shaktismo e Smartismo, onde os seguidores do Shaivismo, chamados Shaivas, reverenciam Shiva como o Ser Supremo) há um aforismo que diz: "Consciência de si, tendo derivado do estado elevado, revela-se na mente, identificado como tudo que é perceptível por qualquer dos sentidos".

Esta máxima contém o ensinamento básico de que todos somos seres humanos espirituais interligados, mas nos sentimos separados, devido à ilusão causada pelo nosso apego ao sentido do ‘eu e minha/meu’.

Esquecemos nossa verdadeira herança da Unidade Espiritual de Consciência e nos perdemos na defesa do nosso individualismo, sendo displicentes em persistirmos na superação do sentimento de perda do poder sobre nós mesmos.

Esta consciência Una Divina se expressa no Universo em muitas e diferentes formas, cada uma revelando em nós sua vontade de ser individual e própria. Correto?

No entanto cada forma é uma expressão da Unidade, buscando sua infinita felicidade de existência.

Toda verdadeira realização espiritual começa com esta nova percepção de Unidade Essencial de todos nós seres vivos e coisas.

Estamos falando de seres vivos o que inclui os reinos: mineral, vegetal, animal e humano.

A experiência espiritual de Unidade sempre se expressa pelo sentimento ou compreensão de que somos essência ou espírito.

Experimentamos que a mesma força de Alma que sentimos em nós, está em cada ser vivo que encontramos. Esta percepção profunda tem o efeito de reduzir as barreiras que sentimos entre nós e nossos semelhantes seres humanos espirituais.

Como resultante isto nos orienta para a realização que as preocupações e interesses dos nossos semelhantes não são menos importantes do que as nossas.

Ao conduzirmos esta vivência para os nossos cotidianos, nossa não atitude será demonstrar profundo respeito a cada pessoa que encontrarmos em nossos caminhos.

Viver nossas vidas desta maneira, inevitavelmente nos conduzirá a tanto aumentarmos nossas energias criativas, como também encontrarmos felicidade no sentido da realização no Aqui Agora, favorecendo a elevação dos nossos níveis de consciência.

A propósito, muitos de nossos valores pessoais comuns que compartilhamos em nossas vidas, podemos dizer que emanam desta experiência interior de Unidade. Exemplos destes valores pessoais são: preocupação com nossos semelhantes, confiança, tolerância, compaixão, respeito, sentido de comunidade – e claro que todos estes aflorando da mesma origem, ou seja, do profundo Amor que aflora do Ser Maior Criador Deus em nossos corações.

Podemos acrescentar que o grande fundamento de qualquer coletividade, incluindo nossa sociedade como um todo, está enraizada nesta experiência e realização do espírito em nós, ou seja, em cada um de nós seres humanos espirituais.

Esta Unidade Espiritual passa, então, a ser o atributo central para o plano de felicidade autêntica de nós seres humanos espirituais.

Pondo em prática – A próxima vez que encontrarmos alguém, lembremos de que o mesmo espírito que está em nós, está também nela, ou seja, em um sentido único, somos nós mesmos.
A próxima vez que falarmos com alguém, concentremos nossa atenção completamente nos interesses, necessidades e opiniões dela, considerando-as como se fossem as nossas próprias.

Diante dessas vivências tiremos, então, nossas conclusões sobre como é nossa perspectiva de vida identificada com a Unidade Espiritual de Consciência. Tudo bem?

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa