Menu

Espiritualidade - experiência espiritual da esperança

Atualizado dia 4/4/2015 2:43:06 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pessoa alguma deseja sentir-se desesperançada! Algumas, inclusive, acabam entrando em desesperança, porque não conhecem nada mais além disso. Nas solicitações da vida procuram sempre o caminho mais fácil, os chamados ‘atalhos’, sempre deixando de percorrer a trilha por inteira. A partir de determinada etapa da vida, não há mais como encurtar, enganando a si próprias e, portanto, entram em desesperança. A angústia da desesperança não permite a essas pessoas enxergarem outras opções na vida.

Vamos lá refletir sobre o tema?

Ser esperançoso é um estado natural de nós mesmos. Somos seres integrados de Corpo – Mente - Alma sempre buscando caminhos de redescobertas.

A experiência espiritual da esperança é o dom de trazermos o futuro para o presente. Este é o aprendizado de como podemos ajustar nossas situações nas perspectivas do aqui agora.
As sustentações básicas para praticarmos a experiência espiritual da esperança nos dizem que somos Divinamente amados, bondosos e autossuficientes. Iniciamos nosso aprendizado logo cedo nas nossas vivências de infância, as quais direcionam nosso comportamento através de toda a vida. São as pedras lapidares nas escolhas de vida! Faz sentido?

Nós, seres humanos, necessitamos amar e sermos amados. Reciprocidade no amor é nossa principal escolha na vida. Compartilhar amor sustentado na confiança é fundamental.
Aqui é onde a experiência espiritual da esperança repousa! Frequentemente, limitamos expressar confiança por nos sentirmos traídos em nossas expectativas no passado.

Experiência espiritual da esperança é a qualidade superior que nos eleva das situações de desalento.

De fato este aspecto requer que perdoemos mágoas e ofensas anteriores, e com a sabedoria adquirida no perdão, possamos desenvolver nossa percepção para que a confiança no presente seja sempre plena, distanciando-nos de situações de dúvidas ou de expectativas ilusórias, que voltem a nos trazer mágoas e ofensas.

Quando expressamos esperança no que ainda não obtivemos, antecipamos que algo de bom irá acontecer conosco, não é mesmo?

Confiança nos faz esperar ativamente; enquanto aguardamos, poderemos abrir nossos corações para a reciprocidade no amor, direcionando sempre nossos pensamentos, sentimentos e ações no sentido da bondade. Bondade envolve paciência, tolerância, amorosidade. Implica olharmos sempre além de nós mesmos, exercitando empatia. Significa expressarmos gratidão pelo que somos e temos no presente, despertando o melhor de nós mesmos no futuro.

Confiança em que o bem sempre prevalecerá! Está claro?

Espiritualmente somos conscientes dos nossos dons como Seres Divinos filhas, filhos herdeiros do Ser Maior Criador Deus; no entanto precisamos despertar esses dons.

Cada um de nós poderá identificar em si, o melhor que possui compartilhando com outros, evitando comparação do que somos com o que o outro é.

Aceitar que somos o suficiente para o aqui agora. A partir deste ponto expressarmos esperança em melhorar. Projetando este panorama em nós, sentiremos os seres integrados que somos Corpo – Mente – Alma em relação muito estreita com a esperança.

Postura no corpo físico é uma das formas de expressarmos essa atitude. Ombros encurvados para frente são expressões de desânimo e acabrunhamento. Quando expandimos nosso tórax, inspirando o ar na respiração, nossos pulmões se amplificam, renovando o oxigênio.

Ao repetirmos a respiração inspirando – expirando, uma, duas vezes, automaticamente relaxamos a tensão – e de graça! Quando os músculos do tórax estão contraídos, pouco oxigênio entra nos pulmões e muito pouco dióxido de carbono é expelido. Esta é uma atitude de desesperança, poucos sabem disso!

Na mente, os pensamentos são mensageiros poderosos. Nosso mental poderá manter imenso arquivo de palavras e frases que expressam esperança.
Pronunciando-as em voz alta, as tornamos mais e mais reais. Pensamentos positivos devem ser expressados no tempo presente do verbo porque é no aqui agora que manifestamos nossa experiência espiritual da esperança, para que aconteça no futuro. Por exemplo: “Estou confiante de que esta dificuldade irá se resolver o quanto antes!”

Com certeza, cada um de nós terá histórias para contar, como resultante desta frase – é só relembrarmos. Correto?

Esperança é vibrante e nos beneficia com a liberdade, distanciando-nos das dúvidas.

Nosso emocional reúne os sentimentos. Estão sempre lá, mas muitas vezes precisamos abrir espaço, como que para ventilá-los. Abrirmos nossas janelas interiores e deixá-los voar, como que abrindo a portinhola da gaiola. Sentimentos são parceiros dos carinhos conosco, tipo ouvirmos músicas preferidas, passearmos nos parques, dispormos de alguns momentos no dia para a experiência espiritual da prática do silêncio criativo usufruindo o conforto do silêncio interior, quando cada um de nós terá na intimidade do seu ser, aquele carinho em que mais se completa. Sempre haverá a esperança de poder renová-los!

Na Alma é onde fluem todas nossas inspirações espirituais, com o Ser Maior Criador Deus em nossos corações, identificando-nos com nossos dons espirituais, vivenciando tranquilidade e paz do conhecimento interior de que a Luz Divina em nós é eterna.

“Esperança é a palavra que Deus escreve na testa de cada ser humano”, nos diz Soren Kierkegaard (1813-1855) filósofo e teólogo dinamarquês.

Esta é uma relação de comprometimento - mantendo-nos na experiência espiritual da esperança estaremos ativos em nossas vidas – sonhando, amando, conscientizando e espiritualizando.

Voltaremos ao assunto.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa