Menu

Espiritualidade - experiência espiritual da nossa energia criativa interior

Atualizado dia 11/1/2015 11:22:59 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

O universo visível consiste de matéria-energia. Toda a matéria, incluindo os nossos corpos e nosso planeta, pode converter a energia e vice-versa.
Nenhuma surpresa, então, que a matéria-energia dentro de nós tenha influência na qualidade de nossa vida interior. Assim como não podemos ver a energia gravitacional, conhecida por nós como lei da gravidade, mas apenas os resultados da sua ação, também não podemos aferir nossas energias interiores.
No entanto, podemos experimentar sua ação diretamente. Para isso precisamos de sensibilidade, intensão em procurar, refinamento gradual de nossas percepções.

Vamos lá refletir sobre o tema?

O entendimento das energias traz suporte decisivo para o nosso caminho espiritual, porque energias fornecem o combustível e luz para todas as nossas experiências.
Cada energia define um modo particular e tipo específico de ser. A energia com que operamos em um dado momento determina o tipo de experiência que temos, o tipo de mundo em que vivemos, e os possíveis modos de operação da nossa vontade.

O estudo dos mundos espirituais e as suas energias Sagradas associadas, é um esforço antigo, com raízes no Cristianismo, Budismo, Hinduísmo, Sufismo, Taoísmo, Judaísmo, dentro do princípio da Unidade Espiritual de Consciência. Faz sentido?
Nossas energias interiores constituem uma hierarquia. Notavelmente, somos capazes de transformar uma vasta gama de energias dentro de nossos corpos e Alma.
No nível mais simples, transformamos alimentos e oxigênio para criar energias que alimentam nossas ações corporais de sobrevivência.
Contudo, esta nossa capacidade humana em transformar energias se movimenta em direção até a escala Sagrada, provavelmente, destacando-se como uma das principais razões para a existência do nosso propósito de vida.

As práticas espirituais nos ajudam no reconhecimento, criando e transformando progressivamente nossas energias mais sutis.
Primeiro, estudamos as energias, reconhecendo sua presença e ação. Em seguida, aprendemos a não desperdiçar energias desnecessariamente ou desviá-las. Finalmente, entramos em contato, coletando, organizando e transformando diretamente nossas energias, refinando inclusive nossa capacidade em fazê-lo.
À medida que avançamos no caminho, as energias mais elevadas crescem e tornam-se ainda mais importantes para nós, porque só através de suas ações em nós, poderemos encontrar a verdadeira autotransformação espiritual.

Assim, tornam-se instrumento para nos aproximar das energias superiores, atendendo não só a Alma, mas também nossos semelhantes na jornada nesta vida. Energias caracterizam os estágios do nosso desenvolvimento espiritual.
Elevando nossa energia espiritual nos despertamos para diferentes níveis de consciência. Energia espiritual não é menos real do que qualquer outro tipo de energia, como eletricidade, por exemplo, mas é imensamente mais importante.

Thich Nhat Hạnh monge budista, pacifista e escritor Vietnamita nos diz: “Não há aventura mais cativante no curso da existência mortal do que vivenciar a alegria de compartilhar nossa vida corpórea cm a energia criativa espiritual e a verdade Divina”.

A interatividade com vibrações do nosso coração nos tornará mais intuitivos, ampliando nossa concentração, melhorando o equilíbrio Corpo-Mente-Alma.
Além e ainda oculta pela consciência, por detrás do nosso silêncio interior, encontra-se o reino da energia criativa interior, um oceano de alegria existencial, felicidade e luz, o qual podemos chamar de forma carinhosa do “O Sagrado Sol do Ser Maior Criador Deus” em nós.

Para nos tornarmos diretamente cientes da energia criativa interior, devemos orientar nossa percepção de acordo com a consciência. Embora possamos entrar no mundo da experiência espiritual da nossa energia criativa interior através de um ato de graça, nosso alcance ainda fica aquém da excelência almejada. No entanto, o criativo chega até nós! Então, ao invés de tentarmos descrever o mundo próprio do Criador, iremos observá-lo como se manifesta em nossas vidas.

A experiência espiritual da prática do silêncio criativo faz conexões, abrindo portas da oportunidade. Nossa percepção da beleza deriva dessa energia. Está claro?

Somente no vácuo do vazio poderá ser criado algo novo: a tela branca, a folha de papel em branco, a massa disforme da argila. A energia criativa interior nos introduz no nosso vazio essencial, pré-requisito para entrarmos nas verdadeiras profundezas do Sagrado.
Este ato de esvaziarmos a nós mesmos abrirá um canal para o domínio criativo da Alma, aflorando em nossos corações a alegria existencial, generosidade e paz interior que estão conosco.

Assim, somos nós no trabalho inspirador da experiência espiritual da nossa energia criativa interior. Cultivarmos espontaneidade ajuda a abrirmos o canal para o criativo! Da mesma forma, no caminho espiritual, devemos esvaziar-nos para nos tornar instrumentos da Vontade Divina. Correto?

Na quietude da mente, em nosso ‘maleável nada’, a energia criativa interior gera nosso ser.
Diz-se que o ser humano espiritual aperfeiçoado - o grande Santo - o Bodhisattva (ser iluminado)- alcança o estágio de estar centrado na energia criativa interior, capaz de transmitir com pleno vigor o amor incondicional universal.
Assim, energia criativa interior serve como alicerce do poder da sabedoria espiritual inteligente, e dos devas (divindades regentes da natureza), ambos respondendo diretamente à Vontade Divina.

Voltaremos ao assunto.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 22 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 19 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa