Menu

Espiritualidade - experiência espiritual na plenitude de mente

Atualizado dia 1/6/2019 12:21:57 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Plenitude de mente é instrumento definitivo no processo da espiritualidade autocultivada.

“Como você é espiritual não tem nada a ver com o que você acredita, mas tudo a ver com o seu estado de consciência” - Eckhart Tolle, escritor espiritualista alemão.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Primeiro, poderíamos descompactar o termo "espiritual".

Como nos diz Teilhard de Chardin (1881-1955) padre jesuíta, filósofo idealista francês: “Somos seres espirituais tendo uma experiência humana”, então, tudo que somos é intrinsecamente espiritual.

No entanto, em fases anteriores, usamos esse termo em conformidade com dogmas tradicionais.

Nos propósitos da nossa reflexão, estaremos nos referindo ao espiritual como o processo de autotransformação e crescimento pessoal, orientado por nossa experiência subjetiva no pensar, sentir, agir, independente de contextos específicos - eu comigo mesmo, e eu com o Ser Maior Criador Deus. Faz sentido?

Importante esclarecer como abordarmos a expressão - plenitude de mente - sincronismo com nosso estado de Alma, não pertinente a padrões estabelecidos; somos únicos - é verdadeiramente o estado de elevação e aprofundamento da nossa própria jornada espiritual.

Como seres humanos espirituais, plenitude de mente estará acompanhando e observando nossa experiência humana e não precisamos conhecer os profundos mistérios seja do Universo, da física quântica, para nos interessarmos por nosso nível de consciência e experimentarmos os benefícios das vivências da plenitude de mente, identificando como se expressa nossa consciência entre os pensamentos.

No corre-corre do dia a dia, todos nós pensamos demais, buscamos demais, ansiamos demais, esquecendo da alegria em apenas sermos.

A melhor forma de capturarmos os momentos do Aqui-Agora é focarmos nossa observação, não nos deixando envolver por julgamentos, críticas ou expectativas.

Assim cultivamos a plenitude de mente. Plenitude de mente significa estarmos despertos, ou seja, sabermos o que estamos pensando, sentindo e agindo.

A experiência espiritual na plenitude de mente nos permite investigar e autotransformar nossa experiência no momento presente, e chegarmos a compreender as verdades duráveis sobre a natureza da nossa consciência humana. 

Por que deveríamos nos importar? Haverá um benefício imediato: seremos capazes de lidarmos com situações, experimentando a vida de forma mais relaxada e eficaz, sem impaciências imediatistas.

É a oportunidade para explorarmos nossa experiência espiritual humana na forma em que a prática racional não consegue, abrindo as portas para nos entendermos profunda e autenticamente, nos introduzindo ao estado de Alma e de beleza profunda além da linguagem comum. Correto?

Nos sentiremos muito mais estáveis e fortalecidos no estado de plenitude de mente, do que no padrão do nosso pensamento cotidiano comum.

O significado de nossa vida tende a se iluminar, e a gratidão renovada tornar-se-á mais natural e habitual, nos colocando mais conscientes dos milagres que acontecem ao nosso redor, por exemplo, enxergando a própria natureza como sobrenatural, percebendo que tudo na existência está Divinamente relacionado.

Plenitude de mente é sobre amor e vida amorosa. Quando cultivamos esse amor, isso nos dá clareza e compaixão pela vida, e nossas ações acontecem em acordo com isso.

Isso nos lembrará de nunca trabalharmos contra a Mãe Natureza, seja nos seus reinos mineral, vegetal, animal e humano, permitindo que lugares e maravilhas da Criação sejam como são - especialmente nosso próximo.

Haverá tremendo poder nisso!

Nosso sincronismo com a intuição tornar-se-á expandido, e respostas criativas e verdades profundas atingirão os níveis de nossa consciência a partir de um mecanismo misterioso, o qual racionalmente não entendemos completamente.

Experimentaremos maior paz interior como resposta da maior liberdade da reatividade das condições externas.

Sendo assim, nos tornaremos exponencialmente mais eficazes na vida, descobrindo a diferença entre alegria passageira e felicidade contínua. Está claro?
Experiência espiritual na plenitude de mente é estarmos conscientes de nós mesmos, como seres integrados de Corpo-Mente-Alma, do ambiente como existem no Aqui-Agora.

Nossa cultura ocidental baseia-se na ideia da progressão constante de vivermos para o futuro, buscando o que ainda não temos, esquecendo que tudo já está conosco como Seres Divinos que somos.
Como referência, nas nossas decisões sobre o futuro, olhamos para passado; sempre na equação passado - futuro - nunca o presente.

Cada um de nós, seres humanos espirituais, únicos, estamos profundamente interligados aos nossos respectivos Aqui-Agora do presente, não devendo ser negligenciados.

Muitas das nossas dificuldades e até mesmo enfermidades poderiam possivelmente, em última análise, derivar da falta de consideração aos nossos pensamentos conscientes, uma vez que os benefícios alcançados em superar nossos infortúnios embarcam na plenitude de mente.

Em última análise, espiritualidade talvez signifique simplesmente experimentarmos integridade e  interconexão direta, na visão de que nossa individualidade e o TODO estão interligados, e que nada é separado ou estranho. Caso enxerguemos desta forma, tudo se tornará espiritual em nosso sentido mais profundo de vida.

Voltaremos ao assunto.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 22 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 19 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa