Menu

Espiritualidade - experiência espiritual nas atitudes diante da vida

Atualizado dia 12/25/2016 11:10:37 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

O hábito de procedermos, ao final de cada ano, a retrospectiva das ocorrências de nossas vidas, e nós em relação aos outros, equivale a fazermos o balanço de ganhos e perdas no período, onde a prioridade será auferir a nós mesmos como seres humanos na experiência espiritual nas atitudes diante da vida.

Vamos, então, refletir sobre o tema?
Olhando pelo prisma da saúde holística – física, sentimental, mental, espiritual, sempre haverá pequenas, mas significativas autotransformações no nosso perfil como pessoas. Nelas é gratificante identificarmos os ganhos, não é?

Dois conceitos que orientam a melhoria de ganho no nosso espaço no mundo em que vivemos e no Universo, requerem nossa atenção. O conceito de humanidade, o qual enfatiza o nosso direito de pertencermos à raça humana, e nos sentirmos como pertencentes. O conceito de humildade estabelecendo a igualdade entre nós, em tanto não sermos superiores, como também não sermos inferiores aos nossos semelhantes. Os dois conceitos defendem necessidades básicas de nós seres humanos espirituais, que após estarmos alimentados, abrigados e mantendo nosso bem-estar físico, sentimos necessidade de pertencermos.

Muitas vezes torna-se importante dizermos que pertencemos, que temos lugar, mesmo porque dizendo diferente, poucos irão entender nossos sentimentos. No nosso íntimo, entretanto, poderemos estar sentindo, que os outros agem mais como observadores, do que como participantes da vida! Faz sentido?

Por inúmeras razões nossas, sendo algumas delas, ambientais, familiares, culturais e até de autoestima, poderemos estar sentindo que ‘recebi menos do que mereci’, e isso não é saudável, nem produtivo para nós. Para melhorar este estado, vale relembrar que a aceitação de nós mesmos no aqui agora é primordial! Isto representa aceitar melhorias conosco mesmo. Mesmo porque como aceitarmos inovações, se não permitimos transformações? Esta é a estrada da vida.

Por que, então, não iniciarmos aceitando a nós mesmos como estamos no aqui agora? Reconhecendo nossos valores como merecedores e doadores de amor. E amando a nós mesmos!
Primeiro passo é o princípio de autonomia, no qual temos direito e responsabilidade de decidirmos como viver nossas vidas, respeitado o direito dos outros, dentro dos parâmetros das Leis do Universo. Assumirmos nossa independência é ter personalidade própria. Significa não estar ‘agradando os outros’, por medo de rejeição. Confiança por acreditar, estando conosco mesmo sempre que precisamos.

Neste período inicial do século XXI, vivemos muito mais em ambiente de atitudes de solidariedade do que o de individualismos egoístas, onde interagir é mais importante do que competir. Correto?
Cada um de nós possui um quadro mental que usamos para compreender nossa visão de vida, propiciando aos eventos e experiências significado consistentes. Esta é a parte da nossa personalidade conhecida como atitude, a qual nos permite interpretarmos a realidade de forma pertinente.

Sobre atitude, Dalai Lama, monge Tibetano nos diz: “A essência da prática espiritual está na nossa atitude com os outros. Quando expressamos pureza, sinceridade, motivação, a atitude com os outros se baseará em gentileza, compaixão, amor e respeito”.

Atitude significa ser, acreditar, confiar! Reflitamos nisso com a lente através da qual enxergamos nossas vidas desdobrarem-se pessoal e espiritualmente.

Nossa atitude compõe-se também de componentes da nossa personalidade - objetivo e modo. Objetivo é o que queremos profundamente na vida, tanto em geral e como em qualquer situação. Comprometimento e aceitação são exemplos. Modo é como iremos realizar isso – calma e cautelosamente, por exemplo, ou açodada e agressivamente.

Atitude é como interpretamos nossas experiências de vida - nossa visão individual na vida em geral – como criamos sentido de realidade. Nossa inspiração na experiência espiritual nas atitudes diante da vida nos trará os significados mais elevados das verdades universais que tenham qualidades espirituais congruentes na intimidade com o Ser Maior Criador Deus. Está claro?
Como seres humanos espirituais criamos sentido de vida em todos os modos que nos tragam maior conforto, alegria e gratificação - isso significando acreditar em algo esotérico que dê à vida sentido mais elevado. "Eu acredito que tudo acontece por uma razão!"
Somos buscadores da verdade e todas as ideias e contribuições pertinentes serão válidas. Assim preservamos independência, estabelecendo sempre relacionamentos de mútuo respeito.

Com certeza, não somos vítimas do mundo cruel, ainda que fatalidades e tristezas tenham ocorrido conosco e dificuldades continuem a surgir. Não é saudável ‘jogarmos a culpa’ nos outros. Todas a vezes que assim procedemos falhamos na nossa livre vontade, deixando de assumir a responsabilidade, não crescendo em experiência, seja nas percepções, nos pensamentos, sentimentos e ações no aqui agora.
O princípio de competência, o qual nos diz que cada um de nós é autossuficiente e capaz de contribuir com atitudes de valor para o mundo e para o Universo. Cada um de nós reconhecendo e comprometendo-se consigo mesmo a pensar, sentir e agir dessa forma, estará evoluindo e avançando um degrau importante no crescimento sentimental e espiritual.
Ao sentirmos a importância de pertencermos, contribuiremos para nossa saúde holística e para a harmonia do Universo. E o balanço como fica? Maiores ganhos, menores perdas, no resultado final!    Feliz Ano Novo!

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa