Menu

Espiritualidade - ignorância espiritual

Atualizado dia 6/2/2013 11:24:59 AM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ignorância espiritual é a fonte de todos os nossos problemas. Poderemos culpar os outros por nossos problemas, ou pela falta de tempo, ou ainda responsabilizar o movimento dos planetas que influenciam nossos destinos, chegando ao ponto de acreditarmos até que cachorros latindo durante a noite inteira é a fonte de nossos problemas. No entanto, um fato permanece: ignorância espiritual é a fonte de todos os nossos problemas.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

Inúmeras razões nos levam a pensar sobre a origem dos nossos problemas, seja: nosso corpo, os pensamentos sem sentido, ou mesmo o ego sempre dominando nossos comportamentos.

Muitas vezes pensamos que: “Meus problemas atuais estão aí, porque eu ainda não consegui resolvê-los". Após resolvê-los, percebemos que outros virão, e mais outros e assim interminavelmente.

Caso a resolução de problemas fosse solução, por que continuaremos a tê-los, então?

Portanto, um fato permanece: a ignorância espiritual é a fonte de todos os nossos problemas.

Perguntamos: “O que é um problema?” Poderá ser algo que nos causa aflição.

Um fato em si não é um problema, como a maioria das pessoas acredita. Não, ele tem que estar de alguma forma relacionado com a reação da pessoa em particular, defrontando-se com este fato, a fim de se tornar problema. Faz sentido?

Então, poderíamos até pensar que o fato seja a causa de nossos problemas. Também não é!

A procedência de todos os problemas é mais profunda do que tudo isso, e seu nome é - ignorância espiritual!

Esta ignorância não está relacionada a objetos, sejam eles sutis como, por exemplo, nossa mente, ou concretos, por exemplo, nosso corpo físico.

Não, não está relacionada a qualquer objeto em geral. A fim de eliminarmos nossa ignorância sobre assuntos, estudamos, definimos uma atividade ou profissão.

Aprendemos muitas coisas sobre assuntos específicos, tais como mente, corpo físico, economia, informática entre outras todas importantes.

Enfim, nossa ignorância espiritual não poderá ser superada por este tipo de conhecimento.

Sobre ignorância espiritual, Wayne Dyer, escritor espiritualista norte americano contemporâneo, nos diz: “O máximo da ignorância espiritual é quando você rejeita algo, do qual ainda não sabe coisa alguma a respeito”.

O que é ignorância espiritual, então?

É a ignorância sobre nosso Eu-Self!

Em termos mais simples: é a ignorância sobre o que e quem essencialmente somos. Está claro?

Quando finalmente percebemos quem somos em essência, todos os nossos problemas se esclarecem.

No entanto, não percebendo isso, iremos estar sempre na incerteza sobre nossa realidade, independentemente do estado do nosso corpo, mente, trabalho, relacionamento afetivo, meio ambiente, conta bancária, status social e assim por diante.

Este é o primeiro aspecto causal que precisamos entender se quisermos alcançar a iluminação espiritual, isto é - nossa verdadeira liberdade!

Sri Aurobindo (1872-1950), filósofo espiritualista hindu, lutador pela liberdade, guru e poeta no seu ensaio sobre o assunto nos diz: “A ignorância espiritual em que vivemos é sete vezes autoignorância: ignorância do Absoluto e conhecimento restrito apenas ao concreto; ignorância de ambos do nosso eterno e da autoexistência imutável; ignorância da nossa consciência cósmica e conhecimento restrito apenas a nossa existência egoísta; ignorância do nosso eterno a se realizar no Tempo e conhecimento restrito apenas a esta vida presente na nossa memória; ignorância da amplitude maior e mais complexa de quem somos no mundo e no Universo, e conhecimento restrito apenas da superfície de nossa existência; ignorância dos princípios mais elevados da nossa existência e conhecimento restrito apenas da nossa vida, corpo e mente; ignorância da lei de direito à felicidade na vida e conhecimento restrito apenas da nossa confusa luta com as dualidades”.

A extensão da nossa ignorância espiritual determina nossa concepção de conhecimento dos limites da nossa existência.

Sendo assim confirmamos por isso nossa rejeição das visões aprofundadas que detêm nossa existência absoluta, ou seja, a habilidade de controlarmos nossa própria existência acima dos limites de nossa mente racional.

Neste estado de ignorância espiritual rejeitamos a visão que considera o Todo Uno, Infinito, Divino, Superconsciente, como sendo expressão única da Verdade Absoluta. Correto?

A ignorância espiritual é um estado inicial de conhecimento, foco principal do que criamos, um senso de limitação e divisão, e é isso que nós temos que superar e transcender, evitando criar uma autolimitação contraditória.

Ignorância espiritual é nos negarmos à entrega!

O objetivo integrante da nossa existência só pode ser a posse, o poder e a alegria da nossa autotransformação, através da ampliação do nosso conhecimento como Seres Divinos.

Quando entendemos mesmo por meio de inferência intuitiva a verdadeira natureza da Criação Divina, e a real relação existente entre esta Criação e nós mesmos, e quando compreendemos que estamos cegos pela influência da ignorância espiritual, o que nos faz esquecer nosso verdadeiro Eu-Self, trazendo todos os sofrimentos.

A libertação do sofrimento e da submissão às ilusões, se tornarão então resultantes em nossas vidas.

Ao atingirmos essa liberação, nos tornaremos livres das inquietações imediatistas dos problemas e todos os anseios do coração e Alma serão manifestados, para que nosso objetivo final de vida plena seja realizado.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa