Menu

Espiritualidade - Iluminação espiritual - 1ª parte

Atualizado dia 1/27/2013 12:04:01 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nesta reflexão em três partes, iniciamos por afirmar que iluminação espiritual é o estado de consciência transcendental pura, para estarmos alinhados com nosso nível de consciência mais elevado, para os reinos espirituais.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

O desenvolvimento da consciência espiritual se inicia com a realização de que aquilo que estamos experimentando através dos nossos cinco sentidos, ou seja, visão, audição, olfato, paladar e tato, não representa a realidade completa do que possa existir.

Ao nos desapegarmos inteiramente dessas aparências, os primeiros raios da iluminação espiritual nos trarão insinuações sobre o eterno, o Divino e o imortal. Isto fará com que essas aparências se tornem cada vez mais irreais para nós, ampliando nossas vivências com a iluminação espiritual.

Para sermos espiritualmente iluminados, primeiro deveremos saber e aceitar que somos seres espirituais, compreendendo que é o Espírito quem ilumina. Iluminação espiritual em primeiro lugar nos trará paz, seguida de confiança e segurança através dos bons fluidos da Graça Divina.
O silêncio conosco mesmo é importante, para atingirmos a perfeita intimidade de conhecimento do plano do Ser Maior Criador Deus e do poder ilimitado da fonte de toda a existência. Faz sentido?
Ao nos tornarmos iluminados, iremos conhecendo nossa essência. Manifestaremos o interesse de estarmos na Luz, no Amor, na Paz e na Graça em unidade com nossa livre vontade.

Carl Gustav Jung (1875-1961) médico psiquiatra suíço nos diz: “Ninguém se torna iluminado imaginando figuras de luz, mas tornando a escuridão consciente”.

Ao nos reconhecermos como Seres Divinos na Luz, estaremos cientes, como observadores, que a escuridão dos medos, das dúvidas irão desaparecer, não havendo então mais separação com o Ser Maior Criador Deus, reconhecendo a Verdade e a grande generosidade do Universo.
Esta será a melhor experiência da nossa união de Alma com o Ser Maior Criador Deus.
Muito importante nos colocarmos atentos em registrar, escrevendo nossas revelações e visualizações dos emissários e mensageiros Divinos.

Fiquemos preparados para identificarmos os milagres diários dentro e fora de nós!
Muitas pessoas já ouviram falar sobre Consciência Cósmica, mas poucos parecem entender o que seja com a superação de certas faculdades mentais inferiores como o sentido do pecado, medo da morte, o desejo de riqueza, entre outras. Correto?

Quase todos os místicos concordam que Consciência Cósmica é um momento de iluminação espiritual.
No que chamamos de Luz, está nosso entendimento inegável que tudo é o Ser Maior Criador Deus e Sua emanação, e que estamos na presença Dele e de Sua Natureza Divina.

A pergunta que surge é: “Todos nós podemos experimentar a iluminação espiritual?”

Sim! Já que estamos todos com nossas presenças individualizadas como filhas e filhos do Ser Maior Criador Deus, nos é dado este dom.

O completo grau de compreensão estará disponível em cada um de nós, de acordo com nossa capacidade de superarmos limitações e apegos materiais.

Outra pergunta poderá surgir: “Será que toda esta experiência significará iluminação espiritual?”
Eventualmente, sim. Ela virá para alguns de nós, com uma chama súbita de saber, propiciando a alguns de nós, a compreensão gradual da nossa unidade com o Ser Maior Criador Deus tanto conosco como com toda a humanidade.

Ernest Holmes (1887-1960) escritor espiritualista nos diz: "Iluminação virá quando a pessoa perceber mais e mais sua unidade com o Todo, e como ela constantemente se esforça para deixar que a Verdade opere através dela. No entanto desde que o Todo está no interior da pessoa, ela irá estar então consigo mesma quando entrar em contato com a iluminação espiritual".

Isso significará que só poderemos conhecer a iluminação espiritual por meio do Espírito.
Quando sentirmos, saberemos!

Muitas das vezes isso acontecerá simultaneamente, ao que chamaremos de uma experiência esclarecedora.
Até atingirmos certo grau de prática espiritual a iluminação espiritual não irá na verdade começar, mesmo porque não entenderemos este trabalho, nem o que está sendo envolvido.
Iremos permanecer prisioneiros de ideias fantásticas e imaginações sobre espiritualidade decorrentes de nós mesmos que não contêm a verdade. Está claro?
Na melhor das hipóteses, nossos pontos de vista irão representar um conjunto de especulações intelectuais sobre o mistério do ser e da sua existência, provavelmente elaborados com boas intenções, mas se apresentando sem relação com a realidade.

Por fim, não nos irá levar mais próximos da realização de nossa verdadeira natureza, para o nosso correto entendimento do significado oculto entre vida e morte.

Não olhemos para resultados, embora seja absolutamente verdadeiro que deveremos, no início insistir em alcançar a iluminação espiritual, sendo extremamente importante entendermos que, paradoxalmente, deveremos, em quaisquer circunstâncias, praticarmos os exercícios espirituais com empenho.
Tais esforços nos ajudaram a superar bloqueios e impedimentos os quais estarão continuamente sendo influenciados por desejos e ilusões.
Na iluminação espiritual, o Ser Maior Criador Deus nos ensina a realizarmos a Natureza Divina dentro de nós.

Continuaremos na próxima edição.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa