Menu

Espiritualidade - Iluminação espiritual - 2ª parte

Atualizado dia 2/10/2013 8:10:19 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nesta segunda parte de nossa reflexão em três partes, iniciamos por afirmar que iluminação espiritual poderá, após prática em meditação, eventualmente se manifestar de repente, dependendo dos nossos níveis de consciência, ou então em etapas, como mudança sutil do nosso estado de ser e nível consciência, acompanhadas pelo início de um despertar interior que a princípio poderá ser interpretada com estranheza por nós.

Vamos, então, continuar a refletir?

Esta mudança em ambos no nosso nível de consciência e no ser, quando estiver se aprofundando, nos levará a experimentar a sensação de um grande e desconcertante vazio, sensação de vácuo, que a princípio poderá nos dar impressão errada de total escuridão em que seremos envolvidos.

No entanto, como iremos descobrir adiante, esse vazio é o "nada", ou seja, a elevação do estado de consciência, estando conosco todo o tempo, e não percebida.

Só através da prática regular de meditação, adicionada a exercícios de concentração, será possível irmos além de nós mesmos, chegando a esse outro nível de consciência o qual como dissemos ignoramos sua existência - Consciência Pura - em comparação com nosso estado habitual de mente, até então o único concebível.

Caso consigamos realmente experimentar este nível de Consciência Pura (luminosa) - até então permanecida escondida pelas névoas dos nossos hábitos profanos; o que irá acontecer em seguida, tanto no nosso ser como na vida, será a reversão de tudo considerado no passado, como sendo importantes e desejados, e que monopolizaram nosso ser e nossa atenção.

No entanto, é necessário especificar, que antes de acessarmos esta autorrealização, o que poderá acontecer durante nossos esforços para mantermos foco, será de outra qualidade de consciência, a qual não tendo sido esclarecida o suficiente, poderemos acreditar ter atingido a meta de nossa busca - que aliás, é para muitos buscadores a origem de numerosas ilusões e causa de extravios.

Na verdade, não é porque fomos capazes de provar esta mudança de elevação de nível de consciência que poderemos nos dar ao luxo de ter como certo o que acreditamos ter adquirido. Faz sentido?
Nosso corpo físico será o unificador de mente e sentimento.

Esta mudança em nossos níveis consciência, tão vital para nos permitir poder descobrir quem realmente somos - ou seja, conhecer nossa Verdadeira Natureza Divina - não poderá ocorrer antes de ao menos certo grau de unificação entre mente, sentimento e corpo.

Esta trindade é composta de diferentes partes, cada uma vivendo no seu mundo próprio e, de certa forma, ignorando a existência das outras duas!

Para que a unificação dos três componentes do nosso ser possa ser alcançada, que é precisamente uma das nossas metas como buscadores, deveremos despertar do nosso torpor ilusório habitual, começando então a nos tornar ativamente presentes – o que, em geral, é estar apenas ativamente presente – ou seja, somente quando a mente está aquietada e desperta é que podemos nos conectar com o sentimento.

Joel S Goldsmith (1892-1964) escritor espiritualista no livro “The Infinite Way” – O Caminho Infinito - nos traz importante exemplo sobre o torpor ilusório quando relata a história ocorrida em 500 a.C.: “Uma pessoa tomando banho, pisou em cima de uma corda molhada e imaginou ser uma cobra. O horror vai vencê-la, e ela vai tremer de medo, antecipando em seus pensamentos todas as agonias causadas pela mordida venenosa da serpente. Que alívio na experiência da pessoa quando ela vê que a corda não é uma cobra! A causa de seu medo reside em seu erro, sua ignorância, sua ilusão. Caso a verdadeira natureza da corda tivesse sido reconhecida, sua tranquilidade de espírito iria voltar e ela irá se sentir aliviada, alegre e feliz. Este é o estado de espírito de quem reconhece a ilusão como sendo a causa de todos os seus problemas, crenças e vaidades, é uma miragem, uma sombra, um sonho".

Iluminação espiritual revela que não haverá erro de entendimento, com o que aparece como sendo a cobra – ou seja, doença, morte, envelhecimento, discórdia, - que é a realidade interpretada por nosso senso mental finito. Está claro?

Então, discórdias não devem ser odiadas, temidas, ou ressentidas, mas reinterpretadas até que a Natureza Verdadeira da corda - a realidade - seja discernida através do nosso senso espiritual.

A cobra – discórdias, ressentimentos, mágoas - é apenas o estado da mente, com nenhuma realidade externa correspondente.

Iluminação espiritual pode ser alcançada ao estarmos conscientes da presença da Perfeição Divina em nós, em tradução contínua da imagem visível de realidade.

Estaremos sempre sendo confrontados com aparências discordantes através de nossos dias e noites, e estas deverão ser convertidas através de nossa compreensão da "nova língua", a linguagem de Alma da iluminação espiritual.

No entanto, nós como a maioria de nossos semelhantes, vivemos muito na lógica racional e, por isso, somos separados dos nossos sentimentos, enquanto por outro lado temos necessidade imperiosa de vivenciar nossos sentimentos, como apoio aos nossos esforços de autorrealização, caso esperemos poder um dia redescobrir o que está inserido nas profundezas do nosso ser, nossa Natureza Cósmica, que é na verdade o Infinito de nós mesmos. Correto?

Ao atingirmos certo grau de intensidade em nossa concentração poderemos esperar por nos livrar do nosso individualismo habitual de ego, e então nos unir a um estado diferente de ser e de nível de consciência.

Continuaremos na próxima edição.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa