Menu

Espiritualidade - individualidade espiritual

Atualizado dia 6/16/2013 12:22:19 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tornamo-nos socialmente pessoas verdadeiras quando os nossos valores pessoais e ações são determinadas pela nossa consciência.

Quando olhamos ao nosso redor e em nós mesmos, descobrimos que quase tudo o que dizemos e fazemos estão muitas vezes em conformidade com influências de crenças e comportamentos de outros, sejam membros da nossa família, amigos, colegas de estudo, de trabalho, grupos de comunidade.

As roupas que vestimos, comida que gostamos, nossos hábitos, escolha de educação e ou carreira, forma de cumprimentar os amigos, colegas ou estranhos, nossos códigos de conduta, observações quanto ao comportamento de outras pessoas, dependerá da nossa cultura e educação ambos aliados à simplicidade.

Individualidade não é uma diferença de superfície. Ela nasce e surge de dentro de nós.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

É importante evoluirmos, sabendo avaliar as influências da sociedade que nos rodeia, dirigindo nossas vidas a partir tanto das nossas próprias concepções como das orientações do nosso interior, mais conhecida como sermos "autodirecionados" ao invés de "dirigido pelos outros."

Pessoas autodirecionadas têm um alcance maior para a realização na vida, porque confiam na própria intuição.

Nossa autoconfiança é superior à confiança na sociedade. Confiança social é horizontal, confiança em nós mesmos é vertical, porque somos seres humanos espirituais, ligados ao Poder do Ser Maior Criador Deus. Faz sentido?

Ao analisarmos nossa individualidade aprendemos que duas pessoas não têm a mesma impressão digital, e a resposta a qualquer situação não é a mesma.

Cada um de nós é único no que é!

Carl Rogers (1902-1987) influente psicólogo norte-americano e um dos fundadores da psicologia humanística, enxergava a nós seres humanos como intrinsecamente bons e com um desejo inato de autoaperfeiçoamento, acreditando que o autoconceito é fundamental para a nossa individualidade, e que esta se desenvolve a partir de percepções de aceitação de nós mesmos. Rogers acreditava ainda que todas as pessoas têm necessidade básica para a consideração positiva, aprovação e amor.

Em sociedades menos desenvolvidas, as pessoas têm características mais comuns. Nas culturas avançadas, a individualidade é mais estruturada, ou seja, a individualidade é mais respeitada na ordem normal.

Atingimos nosso melhor, quando nos destacamos do grupo.

Nossa individualidade é promovida e alimentada pela autoconfiança, autoestima, autorrespeito, autoconsciência, privacidade, independência, autossuficiência.

O que emerge no nosso individual é o Espírito da nossa capacidade.

No melhor sentido, nosso conceito de individualidade significará concentração exclusiva sobre nós mesmos, para que nossos dons possam atingir o mais alto grau.

Uma pessoa que pensa por si mesma assume suas próprias opiniões nas questões sociais. Aceita uma ideia, porque entende ser o certo, não porque é falada ou endossada por pessoas socialmente importantes.

Desta forma, respeitamos a individualidade de quem discordar de nós. Quando outra pessoa nos critica, tomamos como opinião pessoal dela, avaliando a verdade da crítica, ao invés de tomá-la como abuso, evocando nossa raiva, como atitude defensiva ou ressentida.

Nossa mais alta realização humana é reconhecermos nossa individualidade como elevação à realização da individualidade espiritual, que é o caminho mais direto para alcançarmos o objetivo de vida plena. Está claro?

Individualidade então é a capacidade de expressarmos nossa verdadeira natureza, única em sentimento pensamento e ação.

É a expressão do que consideramos ser a verdade, independentemente do que os outros pensem ou acreditem.

Para nos descobrirmos como seres humanos espirituais, devemos primeiro descobrir nossa individualidade, superando a fobia da sociedade, que nos persegue como uma sombra escura.

Além disso, nós que somos verdadeiramente conscientes de nossa própria individualidade, estaremos mais facilmente criando benefícios reais para nós mesmos, para os outros e ao mundo em geral.

A sociedade que promove o verdadeiro eu e individualidade em cada um de seus cidadãos, irá criar efeitos multiplicadores de criatividade cada vez maiores e realizações de qualidade de vida no mundo. Correto?

Evoluirmos além da individualidade significa nos tornarmos Indivíduos Verdadeiros.

O que é isso? É a capacidade de nos conectarmos com nosso ser interior, e por essa conexão, aflorarmos o infinito em qualquer campo finito, esforço, ou área.

Seremos então precursores de uma nova existência, de uma nova maneira de viver até pouco conhecida.

Dessa forma, nós Indivíduos Verdadeiros teremos atingido nossa individualidade espiritual, aflorando nossa consciência cósmica infinita, que manifesta o Universo Infinito do Ser Maior Criador Deus.

Soren Kierkegaard (1813-1855) filósofo e teólogo dinamarquês no livro “O Diário de Soren Kierkegaard" editado por Peter Rohde, nos diz: “Individualidade espiritual só vê a pessoa. Mas, infelizmente, nós seres humanos somos sensuais e, portanto, tão logo nos agrupamos, esquecemos a individualidade, e nos tornamos diferentes. Mas, aos olhos de Deus, o Espírito Infinito, todos os milhões que viveram, e vivem agora não representam uma multidão, Deus só vê cada indivíduo”.

A melhor prova da nossa individualidade espiritual é a imortalidade da Alma, criada à imagem e semelhança do Ser Maior Criador Deus, a qual poderá ser resumida em – Somos todos partes do mesmo TODO!

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa