Menu

Espiritualidade - o poder da amizade espiritual

Atualizado dia 7/17/2011 12:36:29 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que é um amigo? Amigo é alguém que nos ajuda a sobreviver?

O que é um amigo espiritual? É um amigo que vai mais fundo, e nos ajuda a nos transportarmos para outro lugar... um lugar mais perto do nosso Ser Maior Criador Deus?

Milton Nascimento e Fernando Brant em “Canção da América” imortalizaram os versos: “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração... ”

Também há uma canção que muitos de nós devemos lembrar. Foi composta por Paul McCarthy, e os versos traduzidos literalmente dizem algo parecido com: "O que você faria se eu cantasse fora do tom? Você iria se levantar e caminhar para fora? Empresta-me seus ouvidos e vou cantar para você uma canção e vou tentar não cantar fora do tom. Eu consigo com uma ajuda de meus amigos ... com uma ajuda de meus amigos”.

Estas canções são das muitas que nos fazem pensar sobre o que um amigo é para nós.

Vamos lá refletir sobre o tema?

A amizade é uma forma vívida de amor!

O poder da amizade espiritual tem inspiração Divina que é profunda.

Amizade espiritual nos aproxima dos outros e da Divindade Cósmica.

Ser amigo dos outros é ser amigo do Ser Maior Criador Deus.

No século 12, aproximadamente no ano de 1141, um monge escocês de nome Aelred de Rievaulx refletiu sobre a amizade. Escreveu vários livros, mas dois deles em particular "O Caminho da Amizade" e "Amizade Espiritual" trazem pensamentos que são eternos, e muito atuais neste nosso século 21.

Ele queria que sua comunidade de fé abraçasse o sentido da amizade, tanto humana quanto Divina.

Nos ensinamentos, Aelred nos leva a compreender como a palavra amizade está fundamentada no amor; o que não há porque duvidar. Admirava-se que a palavra em Latim para ‘love’ fosse ‘amor’, que a expressão ‘dear friend’ fosse ‘amicus’, e ainda que a palavra ‘friendship’ fosse ‘amicitia’.

O Brasil não havia sido descoberto e, no entanto, a história mostraria que seu povo iria se expressar exatamente da forma como Aereld de Rievaulx tanto admirava. Devemos duvidar dos preceitos Divinos?

Uma de suas passagens favoritas das Sagradas Escrituras é em Provérbios de Salomão 17:17: "Em todo o tempo ama o amigo e na angustia nasce o irmão".

Aelred considera a amizade espiritual uma virtude a ser priorizada por seu valor eterno; no que estamos plenamente de acordo. Faz sentido?

Em "Amizade Espiritual", Aelred observa que há três tipos de amizade. A primeira é corporal. Esta é a harmonia mútua comum das pessoas. O próximo tipo de amizade é a mundana. Explica que esses são os amigos que esperam a troca de interesses. Poderíamos chamar estes como sendo os amigos do "bom tempo". Sabemos quem são essas pessoas? Ganhando na loteria iremos ver quantos "amigos" aparecem! Estes são apenas amigos que só querem algo de nós. Mas logo irão perceber ao ganhar tal prêmio a caridade virá em primeiro lugar.

Aelred dedica a maior parte de seus escritos sobre o terceiro tipo: a amizade espiritual. Estes são os amigos conscientes em busca do Sagrado. Correto?

Nós, amigos espirituais, temos uma vida similar, moral comum e uma mesma fé. Um amigo espiritual existe para o outro.

Demonstramos doação, preocupação e cuidado para com o próximo, seja amigo ou desconhecido.

Vivemos o mandamento de Mestre Jesus de nos amarmos uns aos outros como Ele nos tem amado.

O verdadeiro poder da amizade espiritual é marcado pela honra, humildade, verdade, boa vontade, respeito, carinho, alegria... e acima de tudo, o Amor em AÇÃO!

Aelred diz que amigos espirituais suavizam a adversidade e moderam a prosperidade.

Quando as coisas estão ruins, estes são os amigos que estão aqui conosco. Amigos espirituais seguram nossas mãos no hospital, colocam seu braço em torno de nós no funeral da perda de um ente querido, e aparecem em nossa porta sempre com um sorriso compassivo quando estamos tristes!

São os amigos que não nos deixam ficar cheios de nós mesmos na prosperidade.

Amigos espirituais nos impedem de pensar que o que temos nessa vida é a nossa própria e exclusiva realização. Está claro?

O que Aelred reconhece é que a felicidade não existe sem amizade!

Pensemos nisso por um momento. Caso queiramos experimentar a felicidade, precisamos de amigos, seja na relação como casal, como família, como companheiros de trabalho ou de ideais.

Ele escreve em "Amizade Espiritual": "Um amigo é o remédio da vida, diz a pessoa sábia".

Será que nós poderíamos usar mais deste tipo de remédio agora?

Nós, amigos espirituais, trazemos uma unidade de segurança e abertura não encontrada nos outros tipos de nossas relações. São os amigos que podemos conversar, partilhar as nossas mais profundas preocupações e medos mais ameaçadores.

Não há nada além do que gostaríamos mais de ver, como o brilho de alegria nos olhos de uma pessoa, quando sentindo-se acolhida na amizade espiritual.

Nesses momentos, passa algo sutil e sublime entre duas pessoas, sejam elas amigas, ou sendo desconhecidas uma da outra.

Estes são os encantadores momentos que valem a pena serem vividos.

Amigos espirituais comprometem-se a caminharem conosco, refletir, meditar e orar conosco, ajudando-nos a encontrar nosso caminho comum para o Ser Maior Criador Deus.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa