Menu

Espiritualidade – significados da natureza humana (1ª parte).

Atualizado dia 4/25/2010 12:35:08 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitos de nós seres humanos espirituais estamos diligentemente procurando, nos nossos diferentes níveis de evolução, respostas para os significados de humanidade pessoal e interpessoal, ou seja, de nossa verdadeira natureza humana. Ainda mais do que isso muitos de nós insistimos buscar crescimento pessoal e espiritual, mas não muitos suspeitam que um eficiente, porém, pouco utilizado recurso, está bem próximo de nós e dentro de nossos corações: nossa própria humanidade.

Vamos lá refletir sobre o tema?

Quando refletimos sobre o significado de humanidade, percebemos que as primeiras causas de nossas dificuldades não estão na inveja, ira, ódio, geradoras de sofrimento e violência, mas na falta de nosso entendimento de QUEM somos nós, e consequentemente não VIVERMOS como somos.

De acordo com o “Princípio do Mentalismo” do livro “The Kybalion” de Hermes Trimesgistos: “O Universo é Mental – mantido na Mente do O TODO” – O TODO significando DEUS na concepção de agora, e nós seres humanos termos sido criados na Sua imagem e semelhança, pois da mesma forma que Deus Cria Mentalmente, a nós por herança é dado também o recurso de criarmos nossos próprios universos na nossa mente finita.

Isto estabelece a responsabilidade de sermos divinamente perfeitos. Fomos bem-criados para sermos emissários da criação de Deus e aperfeiçoados tanto na forma de amar e nos cuidar, como também em expressar nosso amor aos outros e ao planeta.

Jean-Jacques Rousseau, (1712–1778) filósofo nascido em Genebra assumindo depois a nacionalidade francesa, em suas reflexões postulava que “o ser humano é bom por natureza, quando no estado natural de sua humanidade antes da criação das civilizações, mas que após passa a ser corrompido pelas sociedades”.

Talvez venha daí a percepção de que muitas vezes nos sentimos imperfeitos, feios e até maus. Esses infortúnios de julgamentos nos distanciam de Deus e nos dissuadem, ou seja, tiram nosso propósito, de nos mantermos com Deus em nosso coração.

Resultado: um mundo abundante de seres humanos, mas sem humanidade. Faz sentido?

Vivemos  à parte do nosso necessário preenchimento espiritual!

Longe, inclusive, de vivermos como Deus nos criou para ser: autenticamente puros, generosos, amorosamente apaixonados, ou seja, SERES HUMANOS ESPIRITUAIS VERDADEIROS.

John Locke (1632 – 1704) filósofo inglês nos diz que: “o ser humano tem perfeita liberdade de agir de acordo com as leis da natureza, sem precisar pedir permissão a quem quer que seja. As pessoas são iguais em valores, e tratam os outros como gostariam de ser tratados, e somente deixam o estado de natureza, quando consentem em tomar parte das normas da comunidade,
para protegerem seus patrimônios”.

O que significa ser humano?

Ao refletirmos sobre as autênticas qualidades de ser humano, a primeira que se revela é a intenção de amar, sendo talvez nossa expressão natural mais evidente, a qual nos conduz ao resultado positivo de superação e liberação da nossa transcendência, ou seja, libertação do conjunto de atributos a nós transferidos por Deus, e que revela nossa superioridade como criaturas. Está claro?

Que magnífica qualidade!

Com certeza, nós e o mundo necessitamos muito desta qualidade – e nós poderemos manifestar o amor com abundância, bastando simplesmente sermos nós mesmos, - os seres humanos espirituais que Deus nos criou para ser.

Qual a importância da humanidade?

Quando nos esforçamos para sermos seres humanos autênticos, este investimento de energia tem seu preço.

Em todas as partes deste planeta e também em nossas vidas pessoais, testemunhamos o alto custo da hesitação em sermos autênticos, de amarmos sempre e profundamente, de servir incondicionalmente, de viver apaixonadamente.

Quando iremos reconhecer e identificar que esta poderá estar sendo uma das principais causas tanto do nosso sofrimento como o de tantas outras pessoas?

Talvez um ponto inicial fácil de entender seja o da desumanidade, ou seja, a crueldade gerada no distanciamento de nossa humanidade. Correto?

Claro que deploramos a desumanidade, porque ela agride todas nossas qualidades como humanos, não é verdade?

Não podemos aceitar vivermos o reverso do que fomos criados. Como crianças filhas – filhos de Deus nós naturalmente dependemos do apoio Divino.

O que é depender do apoio Divino? Nosso bem estar individual e coletivo depende em vivermos nossas verdadeiras características humanas.
Será que existe uma missão cósmica nos convocando para sermos humanos autênticos?

Vejamos: nossa condição de seres humanos espirituais nos abre um amplo caminho de estreita comunicação cósmica – nossa espiritualidade.
Através deste mágico recurso nos transportamos para lugares ou situações que muitas vezes nossa mente finita não atinge.

Este aspecto nos faz ficar bem próximo da nossa humanidade, a partir do instante que vivermos positivamente como sendo nós mesmos; e de idêntica forma voltarmos nossa atenção à pessoa do outro, ambas as circunstâncias como sendo crianças de Deus e criações Divinas e, desta forma, referir a Deus toda a Magnitude da Divina Criação do Universo.

Estaremos, então, efetivamente assumindo nossa condição de seres humanos autênticos na sua realidade, beleza, bondade e valor cósmico, que Deus criou para vivermos a humanidade como seres humanos verdadeiros.

Continuaremos na próxima edição.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa