Menu

Inclusão - Um problema social que esbarra na cidadania.

Atualizado dia 10/28/2011 10:20:56 AM em Espiritualidade
por Ana Silvia


Facebook   E-mail   Whatsapp

O tema inclusão é ainda insipiente no Brasil. Infelizmente, ainda é visto de forma distorcida, e assim como o "não jogar lixo nas ruas", como se bituca de cigarro e papel de bala não fossem poluentes, a deficiência é considerada, mas não é trazida para vida real, para o cotidiano da sociedade.

Tenho uma filha portadora de deficiência física, e presto muita atenção a isso, pois vivo as consequências da falta de adaptação tanto do setor público, quanto privado. E a deficiência dela ainda é leve.

Existe boa vontade por parte das pessoas envolvidas no dia-a-dia, mas não há compromisso quanto à estruturação para um processo evolutivo adequado; e como diz meu querido pai: de boas intenções, o inferno está cheio!

Bem, problemas pessoais à parte, assim como vemos motoristas de carros ostensivos, simplesmente abrindo seus vidros elétricos e despejando lixo nas vias públicas, atravessando o sinal vermelho, invadindo a faixa de ônibus, como se o seu atraso fosse mais importante que os demais, etc, presenciamos também a ocupação de espaços, vagas, que deveriam ser preenchidas por portadores de necessidades especiais, e não por aqueles deficientes de bom senso e educação, mesmo que a desculpa seja a de sempre: apenas cinco minutinhos...

Na minha opinião, a adaptação de espaços e o respeito pelas mesmas, traria o deficiente para mais perto da sociedade, e haveria um ganho muito grande para ambas as partes, pois tornar-se-ia um processo natural de aceitação e convìvio.

Não apenas o setor privado, mas também o setor público ainda deixa muito a desejar, e para isso, basta verificarmos as calçadas e o calçamento das ruas; calçadas são de responsabilidade dos proprietários, mas não há fiscalização das mesmas para as devidas adequações, e por aí vai...

O tema é muito bonito, chega a ser romântico até, mas a vivência disso tudo é algo assustador, que ainda engatinha, ou se arrasta na educação.

No Brasil, poder aquisitivo não é sinônimo de cultura, e de fato, está muito distante de ser. Ainda, nossos valores são firmados na famosa "Lei de Gerson", a pequenez do querer levar vantagens em tudo, colocando o outro sempre em 3° plano, não valorizando suas eventuais necessidades.

Deficiência todo mundo tem; uns são deficientes físicos, outros mentais, auditivos, visuais, emocionais, mas a pior de todas elas, é a deficiência ética, moral e cultural.

Precisamos perceber e reconhecer o mundo com um novo olhar. Um olhar despido de preconceitos e arrogância; um olhar repleto de amor e respeito ao próximo sob todos os aspectos.

Paz, Luz, Amor, Harmonia e Prosperidade a todos!

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Silvia   
RADIESTESISTA GENÉTICA ACUPUNTURISTA CROMOPUNTURISTA TERAPEUTA FLORAL REIKIANA Escritira Tel. (11) 986830132
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa