Menu

John Lennon pergunta: o que você tem feito?

Atualizado dia 12/22/2022 9:39:05 PM em Espiritualidade
por Íris Regina Fernandes Poffo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Na época de natal, a canção Happy Christmas de John Lennon e Yoko Ono é muito tocada nas rádios de vários países.

Lançada em 1971, além de desejar feliz natal e feliz ano novo, esta música convida à reflexão sobre o que temos feito da vida.

É um chamado para o lado mais espiritual do ser neste mundo, predominantemente materialista e egocêntrico.

Aborda o equilíbrio dos opostos e o respeito ao ser humano de todas as raças, desejando que cessem todos os tipos de conflitos e que predomine a paz!

No título da música, há um complemento: ... "war is over". Temos aqui um pedido pelo fim da guerra no Vietnã (1959/1975), alimentada pelo fornecimento de armas e soldados da antiga União Soviética e dos EUA.

O saldo negativo desta batalha resultou: na morte de, aproximadamente, três milhões de pessoas (incluindo crianças, jovens e mulheres civis); na destruição de florestas tropicais, poluição das águas e do solo pela dispersão de produtos químicos por aeronaves ("agente laranja").

John Lennon, com esta e outras canções, nos convida a dar uma chance à paz, a pensar sobre o que temos feito para não alimentar a desigualdade, a guerra e a violência. Uma verdadeira batalha contra nós mesmos!

Muitos não entenderam suas mensagens, e acreditaram que sua voz precisava ser calada.

Ele foi enganado por um suposto admirador. Seu corpo foi baleado, semanas antes do natal. Seu coração parou de bater, porém John não morreu, ele continua vivo no mundo astral, estudando e compondo lindas canções, segundo o livro Paz, afinal: as experiências pós-morte de John Lennon (Leen,1982).

No natal, é comum lembramos com saudade dos familiares e amigos que faleceram, inclusive do próprio John. Afloram recordações do passado e, simultaneamente, emergem projetos para o ano que vai nascer.

Mas, por que tantas pessoas perdem a fé e deixam de acreditar que tudo pode mudar? Por que aumentam os casos de suicídio?

Por que há tantas mortes nas ruas e nas estradas por motoristas alcoolizados? Por que tantos jovens se perdem nas drogas, não toleram contrariedades, logo perdem a esperança, e tiram a própria vida?

Nesse turbilhão de pensamentos e de emoções, que tal aceitar o convite de Lennon e Yoko para reconhecer o que temos feito de bom, e avaliar o que poderemos fazer para ficar melhor ainda?

A resposta para estas perguntas está em outra canção: All we need is love (tudo que precisamos é amor), de 1967, dos Beatles.

Estamos em 2022. Novas guerras continuam a surgir pelos mesmos velhos motivos dos tempos de antes da era Cristã: ganância, poder, egocentrismo, etc. Quando aprenderemos que a maior batalha a ser travada é contra os nossos próprios defeitos?


Precisamos ter coragem e força de vontade para amar a nós mesmos, amar a vida, amar a natureza, aos animais não humanos. Precisamos desenvolver o altruísmo, a empatia, a tolerância, o discernimento e o respeito à nossa própria espécie.


ÍRIS R. FERNANDES POFFO (Bióloga - terapeuta holística) - dezemb/ 2019 - revisado em dezemb/2022

(1) War Is Over - A guerra acabou

Para ouvir a canção com as vozes de John, Yoko e do coral de crianças da Comunidade do Harlem (bairro de Nova Iorque onde vivem pessoas de baixa renda)


Eis a tradução:

Então é natal, e o que você tem feito? Um outro ano se foi, e um novo apenas começa. E então é natal, espero que tenhas alegria. O próximo e o querido, o velho e o jovem. Um alegre Natal e um feliz ano novo! Vamos esperar que seja um bom ano, sem sofrimento! E então é natal, para o fraco e para o forte, para o rico e para o pobre! O mundo é tão errado! E então feliz natal, para o negro e para o branco, para o amarelo e para o vermelho! Vamos parar com todas as lutas! Um alegre Natal, e um feliz ano Novo! Vamos esperar que seja um bom ano, sem sofrimento! E então é Natal E o que você tem feito? Um outro ano se foi, e um novo apenas começa! E então feliz Natal! Esperamos que tenhas alegria, o próximo e querido, o velho e o jovem! Um muito bom Natal, e um feliz ano novo! Vamos esperar que seja um bom ano, sem sofrimento. A guerra acabou, se você quiser. A guerra acabou. Agora!

(2) Guerra do Vietnã: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/guerra-vietna.htm

(3) Na noite de 08.12.1980, John e Yoko estavam voltando do estúdio de gravação do álbum Double Fantasy, quando ele foi baleado por um suposto fã na frente do prédio onde moravam. Neste link você encontrará relatos sobre a passagem de John para a vida espiritual https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos.asp?id=52166

(4) All You Need Is Love foi criada pelos Beatles, em 1967. O canal de televisão inglês BBC solicitou ao grupo que fizesse uma canção com uma mensagem bonita para ser especialmente apresentada no Programa Our World, no primeiro evento transmitido mundialmente via satélite, ao vivo, para 26 países, e foi visto por cerca de 350 milhões de pessoas (https://pt.wikipedia.org/wiki/All_You_Need_Is_Love). Para ouvir essa maravilhosa canção legendada, com uma versão super especial, recheada de alegria, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=FIPfuqe5xY0

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Íris Regina Fernandes Poffo   
Bióloga, espiritualista, terapeuta holística e escritora.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa