Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Lennon pergunta: o que você tem feito?

por Íris Regina Fernandes Poffo
Lennon pergunta: o que você tem feito?

Publicado dia 23/12/2019 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Na época de Natal, Happy Christmas (1) de John Lennon e Yoko Ono é muito tocada nas rádios de vários países. Lançada em 1971, além de desejar feliz natal e feliz ano novo, esta canção traz um convite à reflexão sobre o que temos feito da vida, sobre o equilíbrio dos opostos e o respeito ao ser humano de todas as raças: negros (africanos e afrodescendentes) e brancos, amarelos (asiáticos) e vermelhos (povos indígenas), desejando que cessem todos os tipos de conflitos e que predomine a paz! É um chamado para o lado mais espiritual do ser neste mundo predominantemente materialista e egocêntrico.

No título da música há um complemento: War is over. Temos aqui um pedido pelo fim da guerra do Vietnã (2), com fornecimento de armas e de soldados da antiga União Soviética e dos EUA, que começou em 1959 e “terminou” em 1975. O saldo negativo abrange a vida de cerca de três milhões de pessoas (incluindo crianças, jovens e mulheres civis), doenças psíquicas, pessoas com câncer, destruição de florestas tropicais, poluição das águas e do solo com produtos químicos que foram aplicados de aeronaves (agente laranja), afetando a fauna e a flora, etc.

John, com esta e outras canções nos convida a refletir sobre o que temos feito para não alimentar a desigualdade, a guerra e a violência? Uma verdadeira batalha contra nós mesmos! Muitos não entenderam sua mensagem e acreditaram que sua voz precisava ser calada. Seu corpo foi baleado mas John continua vivo e compondo no mundo astral (3).

O que temos feito de nossas vidas? Ainda fazemos distinção entre a cor da pele e a crença religiosa, achando que alguns são superiores e outros inferiores, ou já superamos isso? O sol nasce para todos, e o natal se faz presente mesmo para quem desacredita em Jesus. Ele se relacionava com pessoas consideradas impuras como doentes, pobres, prostitutas, de outras tribos, e criticava a hipocresia dos sacerdotes. A parábola do Bom Samaritano (ver Lucas 10:25-37) é um ótimo exemplo disso!

O que temos feito, de fato, para ajudar a quem precisa? Temos olhos de ver que os outros tem defeitos, qualidades e carências afetivas como nós?

O que temos feito, de fato, para que os jovens respeitem aos mais velhos, e vice-versa, na própria família e na sociedade? Que oportunidades os fortes têm dado aos fracos para que se fortaleçam? Que valor o ser humano tem dado a si mesmo, com humildade?

O que temos feito, de fato, para não poluir o planeta? Para preservar as nascentes e as florestas, os mananciais, as montanhas e o subsolo, os mares e oceanos, os animais? Tudo tem um começo! Vamos despoluir nossas mentes da ambição, do orgulho, do consumismo, das vaidades, do egoísmo? O clima está mudando, precisamos reciclar nossa maneira de agir!

O que temos feito, de fato, para que as pessoas se sintam mais amadas por serem o que são e não como as redes sociais dizem que deveriam ser? Quanta ilusão! E a maioria não percebe?

O que temos feito de errado? Por que tantos jovens se perdem nas drogas, não toleram contrariedades, logo perdem a esperança, e tiram a própria vida? Por que tantas pessoas perdem a fé e deixam de acreditar que tudo pode melhorar?

A resposta para estas e outras perguntas está em outra canção: All we need is love, love is all we need! de 1967 dos Beatles (4). Traduzindo: tudo que precisamos é de amor, amor é tudo que precisamos! Amar a si, amar a vida, amar de forma altruísta e benevolente, fazer o bem sem saber a quem, e sem nada querer receber!

Vamos reclamar menos e amar mais? Agir nas pequenas causas? Que tal cuidar da praça perto da sua casa?

Vamos encontrar um sentido mais nobre para a vida, que preocupar-se em demasia com quem não se preocupa conosco? Respirar, relevar, relaxar, viver mais o dia a dia, ao invés de ficar tenso e ansioso, brigar, querer impor a “sua verdade”?

Não é fácil, bem sei! Também me sinto só as vezes! O egoísmo e orgulho predominam, mas podemos reverter isso, cada um fazendo sua parte, despertando o altruísmo e a benevolência no silêncio do coração, lendo mensagens que fortalecem nosso ser divino, fazendo preces que elevam a alma, ouvindo mais belas canções!

ÍRIS R. FERNANDES POFFO (Bióloga – terapeuta holística) – dez/ 2019

(1) War Is Over - A guerra acabou

Para ouvir a canção com as vozes de John, Yoko e do coral de crianças da Comunidade do Harlem (bairro de Nova Iorque onde vivem pessoas de baixa renda)


Eis a tradução:

Então é natal, e o que você tem feito? Um outro ano se foi, e um novo apenas começa. E então é natal, espero que tenhas alegria. O próximo e o querido, o velho e o jovem. Um alegre Natal e um feliz ano novo! Vamos esperar que seja um bom ano, sem sofrimento! E então é natal, para o fraco e para o forte, para o rico e para o pobre! O mundo é tão errado! E então feliz natal, para o negro e para o branco, para o amarelo e para o vermelho! Vamos parar com todas as lutas! Um alegre Natal, e um feliz ano Novo! Vamos esperar que seja um bom ano, sem sofrimento! E então é Natal E o que você tem feito? Um outro ano se foi, e um novo apenas começa! E então feliz Natal! Esperamos que tenhas alegria, o próximo e querido, o velho e o jovem! Um muito bom Natal, e um feliz ano novo! Vamos esperar que seja um bom ano, sem sofrimento. A guerra acabou, se você quiser. A guerra acabou. Agora!

(2) Guerra do Vietnã: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/guerra-vietna.htm

(3) Na noite de 08.12.1980, John e Yoko estavam voltando do estúdio de gravação do álbum Double Fantasy, quando ele foi baleado por um suposto fã na frente do prédio onde moravam. Neste link você encontrará relatos sobre a passagem de John para a vida espiritual https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos.asp?id=52166

(4) All You Need Is Love foi criada pelos Beatles, em 1967. O canal de televisão inglês BBC solicitou ao grupo que fizesse uma canção com uma mensagem bonita para ser especialmente apresentada no Programa Our World, no primeiro evento transmitido mundialmente via satélite, ao vivo, para 26 países, e foi visto por cerca de 350 milhões de pessoas (https://pt.wikipedia.org/wiki/All_You_Need_Is_Love). Para ouvir essa maravilhosa canção legendada, com uma versão super especial, recheada de alegria, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=FIPfuqe5xY0

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10

Sobre o Autor: Íris Regina Fernandes Poffo   
Bióloga, espiritualista, terapeuta holística e escritora.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Você tem realmente esse tal Livre Arbítrio?
artigo Contrato com a morte
artigo Estesia
artigo A mudança deve ser interna

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa