Menu

O Bem – Saberes e Fazeres

Atualizado dia 10/10/2014 12:50:28 PM em Espiritualidade
por Willes S. Geaquinto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Desde muito cedo lhe disseram que deveria fazer o bem, mas, em verdade, não lhe ensinaram como fazê-lo; quando muito, estabeleceram algumas obrigações. Sendo assim, cabe a você descobrir mais acerca do bem, e para realizar tal feito é necessária vontade e esforço para buscar o saber que lhe falta. E não se iluda acreditando que tem toda uma vida para realizar esse intento; o tempo não espera e não há como pará-lo. Então, quanto antes for a sua descoberta, mais próximo você estará do seu portentoso e verdadeiro propósito de vida.
Eis uma das verdades universais: você é o principal beneficiário de todo bem que faz, e ter a consciência do bem é saber e praticá-lo; unicamente fazer o bem pelo bem. E o que é o bem? O bem é tudo aquilo que é bom, é uma virtude que acalenta-lhe a alma e eleva o seu espírito. Fazer o bem é praticar o amor em sua mais profunda essência. É realizar ações externar condutas que o enriqueçam e o tornem melhor, que o aperfeiçoem como ser humano e, essencialmente, espiritual.

Reflita: todo bem ou mal que você faz inevitavelmente se reflete em si mesmo. Por exemplo, se você mente para os outros, falseia a verdade, em primeira instância, você estará mentindo para si mesmo e gerando desconforto. Embora, às vezes, você, amparado em seu ego, crie a ilusão de que não é afetado por essa ação, internamente seu eu mais profundo percebe o mal-estar através de sensações desarmoniosas. Por outro lado, quando você pratica a verdade, isso resulta em leveza, bem-estar, sensação de serenidade. Tudo que você amorosamente faz de bom irradia energias positivas que harmonizam o seu ser integralmente.
Às vezes, devido à imperfeição do nosso aprendizado, quando fazemos o bem, o nosso ego anseia por reconhecimento ou gratidão. E se não recebemos tais louvores, se não fomos distinguidos pela nossa ação, frustramo-nos e achamos que não valeu a pena tê-lo feito.
Ocorre que o verdadeiro valor do bem está em nossa capacidade de realiza-lo, na exuberância da virtuosidade que desenvolvemos por sermos apenas bons. Deveríamos nos regozijar por alcançarmos tal desprendimento, pois que a sua riqueza está em simplesmente realizar o melhor. Se alguém demonstrará gratidão, reconhecimento ou apreço pelo nosso fazer, isso é secundário, a importância está em que cada boa ação representativa na nossa consciência do bem já é em si uma grande dádiva, já que são poucos aqueles que atingem esse grau de consciência tão elevado.
Fazer o bem pelo bem faz parte da nossa jornada evolutiva rumo à autorrealização; ninguém se autorrealiza se não se desprende do seu ego desejoso de louvores e recompensas mundanas ou materiais. A mais perfeita virtude é fazer o bem incondicionalmente; fazê-lo pelo prazer de estar realizando algo incomensurável e benfazejo. Ao fazer o bem, você adquire leveza, sente em si a bonança que lhe alcança o espírito e o embala em amorosa plenitude; você se eleva e o universo torna-se um lugar mais aprazível e genuinamente melhor de se viver. Você evolui, o mundo melhora!

Boa Reflexão!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Willes S. Geaquinto   
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa