Menu

O Homem pós-moderno, Holístico e globalizado

Atualizado dia 6/26/2013 7:10:57 PM em Espiritualidade
por Paulo Rubens Nascimento Sousa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ao olharmos a vida do ponto de vista evolucionário, tanto quanto do ponto de vista biológico quanto civilizatório, o homem alcançou um grau de importância considerável na escalada evolutiva. Dos oceanos primitivos a antigas civilizações, o homem dominou o mundo e fez-se o centro da cena neste ponto da história do planeta. Sua importância e de profundo impacto no futuro da civilização humana para o bem ou para o mal.
Superpopulações explodem demograficamente em centros urbanos mal planejados e caóticos, gerando violência, desigualdades sociais, fome e miséria; por outro lado, pequenos grupos de pessoas tornam-se cada vez mais ricas e poderosas, num contraste completamente discrepante e desajustado; isto gera um desequilíbrio biopsicoespiritual que leva as grandes massas a perderem sua identidade, valores e dissolverem-se em movimentos robóticos de vidas completamente sem sentido, senão o de sobreviver num mundo desumano e caótico.
Este desequilíbrio social gera uma tensão e uma busca de satisfação dessa falta de significação de vida que serão compensadas de diversas formas, como compulsões, consumo desenfreado, abuso de drogas e sexo, do corpo como jornadas longas de trabalho e muitas outras formas de desajustes sociais como as mais variadas formas de síndromes e desajustes psico-sociais.

Ao longo da história da evolução humana o homem teve muitos desafios no desenvolvimento de novas competências para sobreviver, mas agora mais que nunca o homem tem uma exigência muito mais desafiadora, que é o maior desafio de todos, o desenvolvimento de sua consciência. Alcançar uma consciência que englobe o planeta como um todo e transcenda a sua restrição egoica para uma visão holística e nova de mundo.
A nova ordem do planeta exige uma nova ecologia humana, que ordene seus valores e visões em um mundo novo, fundamentado numa inteligência sustentável e justa, de uma visão solidária da relação do homem com a natureza e toda sua conexão com o cosmos e suas leis espirituais. Um homem integral: mente, corpo e espírito.

O homem antigo, medieval e moderno tiveram cada um a seu tempo sua forma de globalização e seus paradigmas, que foram quebrados à medida que suas visões o levavam além; assim, o homem evolui do geocentrismo para o heliocentrismo, do materialismo para o holístico que resgata todo sentido de um homem integral, uno com o todo com sua natureza física, ecológica e espiritual.
Um homem integrado com o espírito de seu tempo, de sua terra, de seu povo e com toda a aldeia global num único espírito. Este é o próximo patamar evolutivo que o planeta vai alcançar. Sobrevivemos a todas as grandes eras e agora sobreviveremos ao grande desafio de nosso tempo é encontrarmos nosso próprio centro interior, nosso significado em estarmos vivos nessa passagem do tempo da vida aqui na Terra.
Estamos vivendo a nova era, o novo tempo, aqui e agora, um tempo de esperança de transcendência e numinosidade na era do megabits que acende todas as fogueiras da grande tribo global numa teia de luzes e sinais que conectam-se e desconectam-se num emaranhado de conexões e significados que vão trazendo novos sentidos de vida que abrem-se em janelinhas online que se acendem à vida em quanto outras apagam-se e desconectam e ficam offline num tempo de invisibilidade e de espera até que novas expectativas aflorem.
Assim nos tornamos um, uno. Podemos estar em qualquer lugar do mundo com suas diferenças e peculiaridades, em nosso tempo interior conectado a todas as realidades exteriores ao mesmo tempo por todos os espaços que se expandem em bits e se conectam ao tempo interior do coração que ritma o tempo de uma nova vida em cooperação, amor e paz.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 56


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Rubens Nascimento Sousa   
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa