Home > Autoconhecimento
O mito de Eros e Psique - final

Autoconhecimento: O mito de Eros e Psique - final

por Marisa Petcov

Primeiramente, Psique deveria, antes do anoitecer, separar uma grande quantidade de grãos misturados de trigo, aveia, cevada, feijões e lentilhas. Psique ficou assustada diante de tanto trabalho, porém, uma formiga que estava próxima ficou comovida com a tristeza da jovem e convocou seu exército a isolar cada uma das qualidades de grãos.

Como segunda tarefa, Afrodite ordenou que fosse até as margens de um rio onde as ovelhas de lã dourada pastavam e trouxesse um pouco de lã de cada carneiro. Psique estava disposta a cruzar o rio quando ouviu um junco dizer que não atravessasse as água do rio até que os carneiros se pusessem a descansar sob o sol quente, quando ela poderia aproveitar e cortar sua lã. De outro modo, seria atacada e morta pelos carneiros. Assim feito, Psique esperou até o sol ficar bem alto no horizonte, atravessou o rio e levou a Afrodite uma grande quantidade de lã dourada.

Sua terceira tarefa seria subir ao topo de uma alta montanha e trazer para Afrodite uma jarra cheia com um pouco de água escura que jorrava de seu cume. Dentre os perigos que Psique enfrentou, estava um dragão que guardava a fonte. Ela foi ajudada nessa tarefa por uma grande águia, que voou baixo próximo à fonte e encheu a jarra com a negra água.

Irada com o sucesso da jovem, Afrodite planejou uma última, porém fatal, tarefa. Psique deveria descer ao mundo inferior e pedir a Perséfone que lhe desse um pouco de sua própria beleza, que deveria guardar em uma caixa. Desesperada, subiu ao topo de uma elevada torre e quis atirar-se, para assim poder alcançar o mundo subterrâneo. A torre, porém, murmurou instruções de como entrar em uma particular caverna para alcançar o reino de Hades. Ensinou-lhe, ainda, como driblar os diversos perigos da jornada, como passar pelo cão Cérbero e deu-lhe uma moeda para pagar a Caronte pela travessia do rio Estige, adverindo-a:

- Quando Perséfone lhe der a caixa com sua beleza, toma o cuidado, maior de todas as coisas, de não olhar dentro da caixa, pois a beleza dos deuses não cabe a olhos mortais.

Seguindo essas palavras, conseguiu chegar até Perséfone, que estava sentada imponente em seu trono e recebeu dela a caixa com o precioso tesouro. Tomada, porém, pela curiosidade, em seu retorno, abriu a caixa para espiar. Ao invés de beleza, havia, apenas, um sono terrível que dela se apossou.

Eros, curado de sua ferida, voou ao socorro de Psique e conseguiu colocar o sono novamente dentro da caixa, salvando-a.

Lembrou-lhe que sua curiosidade havia, novamente, sido sua grande falta, mas que agora podia apresentar-se à Afrodite e cumprir sua tarefa.

Enquanto isso, Eros foi ao encontro de Zeus e implorou a ele que apaziguasse a ira de Afrodite e ratificasse o seu casamento com Psique. Atendendo a seu pedido, o grande Deus do Olimpo ordenou que Hermes conduzisse a jovem à Assembléia dos Deuses e a ela foi oferecida uma taça de ambrosia. Então, com toda a cerimônia, Eros casou-se com Psique e no devido tempo nasceu seu filho, chamado Voluptas (Prazer).

Mas isto é outra história....

Marisa Petcov

Numeróloga cabalística, Sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis, Contadora de histórias.

Comunicadora do site link onde faz o programa Contando histórias e números, todas as segundas-feiras, às 17 horas.

e-mail: bruxaqueconta@bol.com.br

tel.: 9212-8169
Texto revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 4 Atualizado em 28/02/2011

Autor: Marisa Petcov   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Veja também
A água transformada em energia cura doenças
Sempre podemos nos reinventar
É possível `apagar´ lembranças ruins?
Dores da alma
Colocando as cadeiras na calçada
Sementes de Cristal

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 26 – TA CHU – O PODER DE DOMAR DO GRANDE
Momento de agir com segurança, determinação e sabedoria. Seja responsável.


energia
Runas: Gebo
Harmonizar relacionamentos afetivos e familiares.


6
Numerologia: Responsabilidade
Aguce seu senso de responsabilidade hoje. Conscientize-se do outro mas não assuma responsabilidades desnecessárias, pois os compromissos que assume hoje deverão ser cumpridos até o fim.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa