Menu

PENSAMENTOS-EMOÇÕES E COMPORTAMENTO

Atualizado dia 10/6/2009 7:09:27 AM em Espiritualidade
por Ivete Costa


Facebook   E-mail   Whatsapp

A princípio temos cinco emoções básicas: amor, medo, tristeza, alegria e raiva. É muito importante termos o conhecimento de que para uma emoção acontecer deve haver um estímulo. Este estímulo desencadeia a emoção referente que, por sua vez, terá um tipo de expressão no ambiente, trazendo uma conseqüência positiva ou negativa para o indivíduo.

Estímulo - Pensamento - Emoção - Expressão - Comportamento - Conseqüências

Tendo noção deste processo fica mais fácil entender como as emoções influenciam nossos relacionamentos e nosso ambiente (familiar, social, profissional).

Estímulo: O estímulo que desencadeia a emoção pode ser de qualquer natureza: um fato, uma lembrança, uma crença, um sonho.  O estímulo gera o pensamento ao produzir determinadas imagens mentais.

Daí surge a importância de estarmos atentos e conhecer nossos pensamentos, pois sendo ou não reais, vão estimular e produzir emoções. Até mesmo "fantasias", imaginação, desencadeiam emoções. Portanto, este estímulo pode ser real ou imaginário.

Por exemplo: Uma pessoa pode imaginar que um colega de trabalho está falando mal dela para a chefia. Esta imaginação pode desencadear uma emoção de raiva, tristeza e medo. Diante destas emoções, um determinado comportamento será desencadeado.

Este comportamento vai variar de acordo com a intensidade destas emoções e de acordo com a característica da pessoa, tendo uma conseqüência em seu ambiente de trabalho (poderá ficar agressivo, se isolar, pedir demissão, perseguir, dialogar para esclarecer, observar melhor, etc).

Outro exemplo: há uma discussão entre você e seu amor, logo pela manhã, e você passa o dia todo "ruminando" a discussão. E mais, continua a discussão mentalmente. Ao final do dia, como estará sua emoção? E seus pensamentos? Que tipo de comportamento pode gerar? Será que vai chegar em casa tranqüilo, a fim de esclarecer os fatos, ou chegará com mais vontade de brigar? Ou talvez perca até a vontade de voltar para casa...

As emoções independem da nossa vontade. Não temos controle sobre elas em si. Podemos administrar a sua expressão, mas nunca deixar de sentir cada uma delas, isso seria impossível e prejudicial ao ser humano.

A maior dificuldade da sociedade moderna é administrar os pensamentos, já que podem gerar emoções e comportamentos agressivos e incontroláveis.

Não expressar as emoções também não é um caminho saudável, pode produzir desconfortos emocionais e distúrbios psicossomáticos.

Administrar as emoções e sua expressão, de forma saudável, evita os sentimentos de culpa e remorso.

O Pensamento - A paz começa aqui!

O que pensamos se traduz como realidade. Portanto, se desejamos ter paz, sucesso, alegria, felicidade, amor, a chave de tudo é um coração puro, uma mente pura, uma motivação pura.

Vez ou outra, durante o dia, pergunte-se: o que está passando pela minha mente agora? Diante de uma emoção, procure descobrir qual o pensamento que despertou esta emoção.

Não olhe apenas as suas ações, mas o que o motiva a agir. É isto que faz toda a diferença no resultado de suas ações no mundo. Cultive a pureza do seu próprio coração, a pureza de sua própria postura, dos pensamentos e das intenções em relação aos outros e ao mundo que o rodeia. Essa é a semente da paz interior.

Caminho Espiritual

Uma das formas de trilhar o caminho espiritual é contribuir para o melhoramento do planeta e das relações, através de nossas ações, usando quaisquer recursos que tenhamos. Um sorriso encorajador; o abraço amigo; o ouvir atento; a oração que chega ao coração dos aflitos; a meditação que encontra outros corações vibrantes pela paz; não fomentar ou incentivar a discórdia; o altruísmo que beneficia quem doa e quem recebe; enfim, cada um tem a sua maneira peculiar de contribuir.

Marcha Mundial Pela Paz e Não-Violência: espalhe essa boa notícia!

www.marchamundial.org.br

Abraço fraterno!

Ivete Costa
Life Coaching e Mentoring - Sistema ISOR
Terapia Transpessoal
Terapia Cognitiva Comportamental
Atendimentos individuais, grupos e in company
Site: link
Rua Itapura, 300 - conj. 602 - Metrô Carrão
11 2046-7227 
11 8803-4140 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ivete Costa   
Treinamento e Desenvolvimento Humano para Empresas e Instituições de Ensino
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa